quarta-feira, 9 de junho de 2010

Salada de Grão-de-Bico com Lascas de Bacalhau


Hoje eu marquei uma consulta com a nutricionista que o meu neurologista indicou.
Não sei se já comentei aqui, mas eu tenho enxaqueca...daquelas que quando aparece você só quer ficar num quarto escuro e sem barulho.
Ano passado, eu já havia consultado outra nutricionista, que havia recomendado uma dieta. Excelente para quem quer perder peso, por exemplo, pois perdi quase 4 kg em um mês e meio. Mas ao mesmo tempo em que ela me parecia milagrosa nesse sentido, e devo confessar, aliás, que as minhas dores diminuíram, tal dieta era muito restritiva.
O que não podia? Laticínios em geral (Que chato! Adoro queijo, quer dizer, sou apaixonada por queijo – simplesmente não dá para ficar sem!), oleaginosas, embutidos, frituras (Nãooo! Adoro uma batatinha frita), nenhum tipo de bebida alcoólica (ou seja, sem aquela tacinha de vinho básica num jantarzinho), qualquer coisa que tenha relação com cafeína (Café, refrigerante, chá preto...), doces em geral (Aí já é demais né, sem açúcar não dá para viver!), frutas cítricas (Logo comigo que adoro limão, laranja e afinsss), carne vermelha (apenas aquelas bem magrinhas, mas nenhum molho era permitido...trash, né?). Ah, era mais alimentos que não podia do que alimentos que podia! Decisão? Após 4 meses eu parei de fazer a dieta. Sim! A dor de cabeça continuou e não melhorou. Mas pelo menos o meu humor voltou...não dá, uma mocinha de mau humor ninguém agüenta!
Mas como tudo na vida tem dois lados, a dieta também foi boa em um sentido, aprendi a fazer receitas saudáveis e ao mesmo tempo saborosas! Esse é o exemplo do que foi o meu jantar ontem, uma deliciosa e aromática Salada de Grão de Bico com Lascas de Bacalhau. Tão deliciosa quanto simples de fazer! Fiquei em torno de 1 hora na cozinha...mas por que? O Amor não é fã do peixe, e então eu fiz um belo hambúrguer para ele e fiquei extremamente feliz com a minha salada de grãos!

Nutritiva e saborosa. Dá para pedir mais?



Tempo de preparo: 25 Minutos (+ o Tempo de cozimento do grão de bico. Se comprar em latas, já economiza esse prazo)
Rendimento: 3 a 4 Porções (Eu fiz meia receita)

Ingredientes

350g de grão-de-bico
200g de lascas de bacalhau dessalgado
5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
½ Pimentão vermelho picado em pequenos cubinhos
½ Pimentão amarelo picado em pequenos cubinhos
1 maçã grande cortada em cubinhos
1 tomate pequeno sem pele e sem sementes cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de cebola roxa picada em pequenos cubinhos
½ colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão
Salsinha picadinha a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Deixe o grão-de-bico de molho por pelo menos 2 horas. Leve ao fogo uma panela grande com água (não use a água que o deixou de molho) e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora de 30 minutos, ou até ficar AL dente – se quiser antecipar esse tempo pode-se usar a panela de pressão (o que encurtaria para aproximadamente 25 minutos, ou usar o grão de bico em latinha (eu fiz o processo de cozimento). Após o cozimento, retire todas as cascas e misture todos os ingredientes exceto o bacalhau, a salsa e o azeite. Não tempere ainda. Reserve
2. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem e refogue o bacalhau por alguns instantes. Retire do fogo, acrescente o bacalhau à mistura reservada de grão-de-bico. Acrescente o azeite restante, a salsinha e a pimenta. Prove. Se necessário acrescente mais azeite e se não estiver a gosto, tempere com mais sal e pimenta.

Sirva morno ou a temperatura ambiente.

15 comentários :

  1. Puxa, Stephania, enxaqueca eh terrivel mesmo, ne menina???! Eu ja tentei varias receitas caseiras mais naturebas mas infelizmente nao funcionaram... Conta pra gente as dicas da nutri depois.

    Agora ja a receita, q otima ideia para um jantarzinho saudavel e vapt vupt! Eu nao encontro bacalhau salgado aqui, mas somente o peixe fresco em postas. Vou fazer um grelhadinho rapido e usar na salada, depois te conto.

    Beijocas, Carol

    ResponderExcluir
  2. OI Carol!
    Tudo bem pela Oceania?

    Então, exaqueca é horrível...mas tem tanta coisa boa que acontece, que dá para esquecer um pouco. O Blog é uma delas...uma terapia!

    Quanto as dicas da nutri eu passo sim...mas como a consulta é só no fim do mês, eu vou te passar esse link, que é de uma colega que também é nutri e tem ótimas receitas www.nutrichefbrasilia.com.br daí você já tem algumas idéias.

    A receitinha fica boa com bacalhau fresco também, eu mesmo já testei! A diferença é que vai usar mais sal mesmo...fica tudo de bom!

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Enxaqueca é terrível amiga puxa,que corra tudo bem amiga...

    a receita ficou um espectáculo como fazes em tudo com um toque especial,jinhosss

    ResponderExcluir
  4. Ah enxaquecas são terríveis.... minha mãe tem de vez em quando, graças a Deus não herdei...Ah eu continuo na dieta, é complicado quando são muito restritivas... a minha nutricionista me libera chocolate amargo pelo menos...adorei a receita da salada, já anotei, tem tudo que eu gosto...bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stef!
    Já vi que o bacalhau do risoto virou salada!! hahaha
    Mas tá com uma cara ótima, adoro comidas gostosas que a gente pode comer e repetir sem peso na consciência!!! :)
    Esses dias vi no mercado grão de bico da vapza, achei tão prático que vou usar da próxima vez!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Nossa enxaqueca não é facil não hein, é duro essas dietas né, realmente resolve, mais o sacrifício é muito grande! Adorei a saladinha! Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Belinha!

    Pois é, a enxaqueca realmente atrapalha! Mas consigo me distrair cozinhando, acredita?

    Obrigada pelos comentários, sempre muito fofos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia!

    Me diz uma coisa, qual é a meta da dieta (qtos kg)? Falta muito?

    Vai ficar linda no casamento!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Pri!!!

    Então, não fiz o risotto pq na casa da sogra não tinha arroz próprio, pode? Mas não usei o bacalhau todo não...e também tenho o alho poró lá...que congelei. No fim de semana eu faço e te conto como ficou!

    Ah, te mandei o site de dicas por e-mail.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula!

    Sabe que com a alimentação resolve muito...mas eu simplesmente não consigo ficar sem tudo o que me proibiram! Vamos ver se com essa eu consigo uma dieta mais permissiva.

    Vou pedir receitinhas também!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Stefânia!
    amei o seu blog, fotos geniais! perfeitas...
    adoro receitas clássicas, presentes no seu blog, tanto quanto as novas criações - popularmente "misturebas.
    hahaha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ah fiz a sopa eslava ontem em casa, ficou muito boa mesmo!!!até minha mãe que não gosta de pratos mais picantes, comeu e repetiu...
    Eu emagreci 6 kg, e voltei ao peso que sempre tive, eu queria emagrecer mais uns 4 pelo menos... mas meu metabolismo acha que não...rsrsrs eu vou tentar pegar mais firme na semana q vem( porque nesse final de semana , fiz brigadeiro de pistache e outro branco com lascas de amêndoas pedidos pelo Beto(meu noivo)para um dia dos namorados mais doce... vou tentar caminhar para compensar depois...rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Oi Jean!

    Obrigada pela visita e por ser um seguidor do blog.
    Eu também adoro receitas clássicas...um dos motivos por ser fã da culinária francesa! E as misturebas...ah, ninguem vive sem elas, não é?

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Ai, que bom que gostaram da sopa! Ela também fez sucesso aqui em casa.
    Mas que sucesso, hein! 6 kg!!! Aqueles outros, os 4kg, pode ser coisa de mulher, não acha? Sempre pensamos que precisamos perder mais peso do que necessário.
    E o dia dos namorados, já sabe o que vão fazer?

    Beijos e aproveite bem!

    ResponderExcluir
  15. Estava procurando uma receita de salada para compor minha ceia de natal e caí aqui nesta gostosura. Grão-de-bico com lascas de bacalhau - perfeita! Adorei o blog é puro luxo!
    Estou te seguindo.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...