terça-feira, 5 de abril de 2011

Meus Livros Preferidos...

Alguém já te perguntou se você coleciona algo? Quer dizer, você coleciona algo? Acho que todos nós temos preferência por esse ou aquele item e acabamos caindo na tentação de ter vários deles, não é? Pois é, eu sou assim com duas coisas: Livros de Gastronomia e Porta-Copos de Cerveja. Adoro!

No quesito livros, a lista agora está em torno de 100 volumes...é muito? Para o tamanho da minha estante de livros na cozinha, é sim...mas para falar a verdade, acho que não...espaço pode faltar, mas é mais forte do que eu...sempre quero mais um, sempre quero aprender algo novo...é mania mesmo, né?!
Apesar de gostar de todos, quer dizer...apesar de amá-los, é claro que tenho meus "queridinhos". Recomendo demais todos eles, acho que posso dizer que são minhas bíblias. Por mais que não execute todas as receitas que  gostaria, eles me servem de guia para harmonização, idéias novas e acima de tudo, inspiração!
Quer conhecer? Então vamos lá, vou falar um pouquinho dos meus preferidos:

Chef Profissional
Instituto Americano de Culinária

Esse sim é uma bíblia. Com mais de 1.200 páginas é praticamente uma escola por si só. Comprei esse livro no ano passado e sempre que tenho alguma dúvida sobre técnica, é lá que vou buscar a solução. 
Recomendo para qualquer pessoa que queira saber além de receitas. Trás a explicação da importância da comida nos continentes. Funcionamento de cozinhas, armazenamento de alimentos, variação de cada tipo de alimento...enfim, é um livro completo. Esse eu diria que vale pelo menos por 10.

French Food at Home
Laura Calder

Esse dispensa comentários, né? ADORO! Foi o primeiro livro da Laura e leva o nome do programa apresentado por ela. Basicamente ela ensina de forma muito leve como trazer a cozinha francesa para dentro de casa. Ou seja, ela tira aquele estigma de que cozinha francesa é complicada. É um livro super leve e gostoso de ler, já que a cada receita ela faz uma pequena e deliciosa introdução. Nele você vai encontrar clássicos franceses e também receitas criadas pela Laura. Definitivamente um dos melhores livros que já li.

French Taste - Elegant Everyday Eating
Laura Calder

Esse livro merece todos e mais alguns elogios a Laura. Lindo, inteligente, completo e super fiel ao título, definitivamente elegante! As receitas muito bem explicadas, elaboradas e bem apresentadas, fazem com que seja uma deliciosa experiência folhear esse livro...definitivamente o melhor livro dela. As receitas são a maioria das últimas temporadas do programa e como no livro anterior, em cada receita há comentários pessoais da Laura que nos fazem sentir mais ligados  ao prato.

The Country Cooking of France
Anne Willian

Minha última aquisição. Resumindo: Lindo! Receitas tradicionais e algumas super diferentes para nós. Belíssimas fotos e textos explicativos fazem com que a cada página você queira anotar pelo menos 2 receitas para fazer (São mais ou menos 2 receitas por página..rrsrsrs). São mais de 250 receitas divididas por seções (sopas, entradas, carnes, sobremesas, etc). As fotos são um comentário a parte, trazendo belas paisagens, mercados, lindos ingredientes...enfim, é um livro apaixonante!

Salt to Taste
Marco Canora

Comprei na último mês e tenho vontade de abri-lo todos os dias. É um livro delicioso, tanto nas receitas como na forma de escrita do autor. Há várias lições no livro que vieram das memórias que ele tinha da mãe cozinhando...muito legal mesmo. A introdução é do Tom Colicchio e as receitas tem influência italiana. Os risottos são um dos pontos altos desse livro...divinos!



 Viva Sem Alergia
Alice Sherwood

Sabe quando você quer comida simples e deliciosa? Pois é, quando eu quero algo assim eu sempre dou uma olhadinha nesse livro. Embora ele seja voltado para pessoas com restrições alimentares (Glúten, Lactose, Oleaginosas, etc), todas as receitas vem com pelo menos 2 versões (com e sem glúten, com e sem lactose). Além de ter ótimas receitas ele explica bem como funciona cada uma dessas limitações e nos ajuda a entender melhor o funcionamento de cada alimento. Já fiz diversas receitas dele e posso afirmar que são nota 10!

New Italian Cooking
Scott Conant's

Se eu quero impressionar com uma comida italiana bem feita, é nesse livro que eu busco inspiração. Deliciosas receitas, combinações inusitadas, super explicativo...enfim, completo! Também é dividido por tipo de comida e suas sobremesas são uma capítulo a parte, realmente divinas!
Ao fazer uma receita desse livro vocês vão entender por que....



Jamie em casa
Jamie Oliver

O melhor livro do Jamie em minha modesta opinião. Comida simples, com ingredientes frescos e uma deliciosa explicação de como fazer sua própria plantação de legumes/verduras e hortaliças...que para mim é o ponto alto do livro. Apesar de não ser fã dos sobremesas que o Jamie faz, nesse livro eu consegui reproduzir algumas e ficar extremamente satisfeita. As fotos são um capítulo a parte...adorei o estilo rústico e leve...super recomendado!

Larousse da Cozinha Italiana
Larousse Editorial

Amo esse livro principalmente por conta das fotos e suas receitas básicas da culinária italiana. A receita de ravioli é imbatível! Outro ponto forte é a explicação dos ingredientes típicos da Itália. Excelente opção se você está procurando um livro completo sobre a culinária desse país tão mágico e respeitado por sua gastronomia.




Ice Cream Williams-Sonoma
Mary Goodbody

E quem não gosta de terminar uma refeição com sorvete? Não tem jeito, é universal...todos gostam! Esse livro, como a loja da Williams-Sonoma, é simplesmente perfeito! Depois que comprei, não procuro receita de sorvete em nenhum outro lugar. Tente o de morango e você vai entender bem o que estou falando...




Bom, é isso pessoal! Espero que tenham gostado das dicas. Esses livros são os meus preferidos no momento...mas é sazonal, outros já estiveram quando alguns desses não estavam...mas no fim, eu adoro todos que tenho, já fiz pelo menos uma receita de cada um...mas esses aí são realmente especiais...

Quer dar uma olhadinha em toda a minha lista de livros? Clica em biblioteca na cozinha....

Se tiverem alguma dica de livro será super bem-vinda, ok?

Beijos e ótima terça-feira para vocês!

16 comentários :

  1. Ai que loucura de coleção, a minha ainda esta no comecinho, adorei as dicas de livros!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Optimas dicas para quem goste de uma boa leitura Stefânia, obrigado por partilhar.
    Olha aproveito também para lhe dizer que abri um novo blog onde publico uma receita sua e por isso queria lhe pedir que visse e se acha que posso ou se é muita ousadia, senão achar graça eu retiro com toda a compreensão.
    Me visite e deixe sua opinião sincera e veja o novo blog onde tenho a sua receita e foto (com o link claro). Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Stefânia, eu tenho vício por livros, não só de culinária. Eu adorei umas sugestões suas, não conhecia e fiquei bem tentada... Beijinhos,Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Stefânia,
    Eu também gosto muito de comprar livros de gastronomia...
    Tenho alguns em casa, não chega nem perto da sua coleção..kkkkkk, mas gosto de testar receitas com fotos, por isso, acabo deixando elas de lado.
    Adorei as dicas.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou começando a minha biblioteca culinária e suas dicas serão anotadas =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  6. Também coleciono livros, mas ainda não tenho nenhum desses seus... hihihi Sinal de que tenho que correr para uma livraria!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana!

    Esses livros são ótimos, você vai adorar! Quanto a coleção, vai em frente e se te faz bem, manda ver.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  8. OI Paula!

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Sobre o seu novo blog, parabéns pela iniciativa. Eu sempre tenho esse problema de ver as receitas e depois esquecer...aí acabo não fazendo...essa solução que você deu foi ótima!

    Ahhh, e claro que pode usar o link das receitas daqui sim. Quando é referenciado eu adoro! rsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. OI Nane!

    Também adoro outros tipos de livro...mas confesso que essa é a minha maior coleção...rsrsrs

    Se comprar qualquer um desses me avisa, tá?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. OI Fabi!

    Pois é, eu sempre dou preferência por livros com foto..salvo quando é de um chef que eu aprecio muito, eu só compro quando tem imagem de alguns pratos...é mais fácil com esse tipo de referência, né?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. OI Lari!

    Que bom! Adoro começar um projeto novo...e se for de cozinha é melhor ainda, né?!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  12. OI Andréa!

    Oba, então também quero uma dica sua, viu?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  13. Stefania, que colecao hein? Adorei! Estou querendo comprar um livro do Jamie mas estou em duvida entre esse e um chamado "Cook with Jamie". Agora fiquei mais inclinada a comprar esse que tu tens.
    A proposito, adicionamos teu blog a nossa pagina "We love blogs" la do blog, como sendo um dos blogs que seguimos.
    Parabens pelo lindo trabalho!
    Beijo, Debora

    ResponderExcluir
  14. Oi Stefânia!
    Achei incrível sua coleção de livros, adorei!
    bjus*--*

    ResponderExcluir
  15. Stef, super coleção de livros a sua, hein?! Eu também tenho os meus preferidos, mas confesso que quando aperta eu venho mesmo na internet procurar minhas receitinhas.. :P

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  16. Stefânia, estava lendo outro post seu quando vi esse nas sugestões, tive que conferir! Adorei seus livros, em comum só temos o primeiro. Mas confesso que já estou no site da amazon dando uma olhadinha nos três seguintes da lista (a França é minha paixão declarada!) beijos e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...