quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cookies de Fleur de Sel e Chocolate



Somos outros. A casa tem outra rotina. A vida continua bela e temos uma nova integrante na família. Praliné. Doce, dengosa, incrivelmente ativa e absolutamente encantadora. Sim, temos uma linda cachorrinha enchendo a casa de alegria. Temos mais trabalho, temos algumas preocupações que antes inexistiam, mas temos muitos motivos para sorrir e temos nos divertido com seu crescimento, com a descoberta de coisas novas e claro, com toda sua energia que nos cativa a cada movimento.
A Praliné é muito querida, é uma linda Yorkshire que ganhei de presente do meu Amore e que desperta o que tenho de melhor. Nos conquistou desde o primeiro dia e se adaptou completamente a nossa vida e hoje não vemos nossa vida sem ela. Tão pouco tempo, mas muito amor! 




Bom motivo para andar sumida, não é mesmo? É uma delícia tê-la em casa, mas dá trabalho. Um trabalho recompensado apenas com essa carinha fofa nos recebendo todo dia. Absolutamente bem pago! 



Vocês me conhecem, ter um tempo livre quer dizer ter espaço para trazer novas atividades. Acabaram as aulas e eu já preenchi todas as noites com outras aulas. Cansativo. Intensivo. Mas manter a mente ativa me deixa mais ativa ainda. É uma bola de neve e eu gosto!

Mas sempre sobra um tempo e tenho cozinhado, menos do que gostaria, mas tenho ido para a cozinha. Estou na fase de comida servida em panela, sabe? Comida que lembra casa de mãe, de vó...comida caseira. E se um dia resolvo fazer um bobó para minhas queridas, sirvo na panela, sem muita cerimônia, mas com certeza privilegiando o sabor e me preocupando apenas em aproveitar a companhia de quem está ao meu lado. Simples e perfeito! Como a vida deve ser.

E no carnaval fui visitar outra amiga querida, que nos preparou uma feijoada daquelas que você decide não tentar fazer em casa. Aquele tipo de feijoada que você vai querer comer só a dela e que não vai se atrever a reproduzir...aquele tempero é único. Bom, fiz cookies especialmente para ela, para dar boas-vindas ao nosso início de ano (já é carnaval, eu sei. Mas é nosso primeiro encontro em 2013.), para agradecer o carinho e a amizade. Cookies de chocolate, por que o chocolate nos deixa feliz. Cookies de chocolate, simples e caseiros. Biscoitos saídos de uma cozinha viva e feliz!

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso: 30 minutos
Tempo de forno: 14 a 16 minutos
Rendimento: 30 cookies

Ingredientes

238g de farinha de trigo (1 e 1/2 xícara + 3 colheres (sopa))
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de flor de sal
134g de açúcar mascavo ( 1/2 xícara + 2 colheres (sopa))
12g de melado de cana (1 e 3/4 colher (chá))
104g de açúcar cristal (1 xícara + 1 colher (chá))
167g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
1 ovo bem grande
107g de chocolate ao leite picado grosseiramente
107g de chocolate meio amargo (70% de cacau) picado grosseiramente

Modo de preparo

1. Peneire a farinha de trigo com o bicarbonato. Misture o sal e reserve. Em outra tigela, misture os dois tipo de açúcar e o melado. Reserve.

2. Na batedeira, com o acessório raquete, bata a manteiga até que fique bem clara e fofa, mais ou menos  3 a 4 minutos. Acrescente a mistura de açúcar e bata por pelo menos 5 minutos, parando no meio do tempo para raspar as laterais. Acrescente o ovo e bata por mais 30 segundos, apenas para misturar. Não bata muito pois irá acrescentar muito ar e o cookie irá crescer muito no forno, perdendo um pouco a textura.

3. Acrescente os ingredientes secos em duas adições, batendo em velocidade baixa por mais ou menos 15 a 30 segundos após cada adição. Fora da batedeira, acrescente os chocolates picados grosseiramente e misture para incorporar. Com ajuda de uma colher de sopa, modele as bolinhas. Disponha sobre uma assadeira forrada com silpat ou papel manteiga. Leve ao refrigerador por 30 minutos.

4. Pré aqueça o forno a 165 graus. Leve ao forno já aquecido por mais ou menos 14 minutos ou até que fiquem levemente dourados. Após assados, retire do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Nota: 

1. Os cookies são mais saborosos quando consumidos no mesmo dia. Mas podem ser armazenados por até 3 dias em um recipiente hermeticamente fechado;

2. A massa pode ser preparada e refrigerada por até 2 dias antes de assar. Se desejar congelar, já deixe as bolinhas modeladas e congele por até 1 mês. Para assar, deixe na geladeira descongelando na noite anterior e asse conforme instruções.

Quase nada adaptado do maravilhoso: Bouchon Bakery



12 comentários :

  1. A Praliné é linda! Agora deve ser uma alegria com ela, pois são muito divertidas!
    Felicidades para a sua Praliné!
    Adorei as bolachas, são de certeza uma delicia.
    As fotos ficaram lindicimas. Parabéns!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  2. Bicho dá outra vida à casa, né?! O que seria de mim sem meus "filhos felinos"! São gente, dá família... A única coisa chata é que se tornam um problema quando queremos fazer viagens mais longas... Eles sentem muito a nossa falta, e nós ficamos de coração apertado, mas no final tudo dá certo...
    Lindos cookies, boa retomada do blog! Eu estou me ensaiando, esse ano ainda não saiu postagem, rsrsrs... Beijos

    ResponderExcluir
  3. As cookies ficaram simplesmente deliciosas!! Que delícia! E amei a Praliné, é um amor!!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Essa calda derretendo no interior do cookie está irresistível. Praliné é uma fofura!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stef!!!

    Feliz Ano Novo, vc está certa, pois agora é que o ano se inicia no país do Carnaval!...rs
    Que post lindo e... fofo, claro!
    Eu sei bem o que vc quer dizer, pois também tenho um "ser canino" que alegra a nossa casa! O meu é um Dashround preto, fofo e sem-vergonha-pidão...rs. Mas que me faz companhia sempre! Também ganhei do amore, mas quando ainda namorávamos, portanto ele está comigo há 11 anos! Esses bichinhos são de um amor incondicional tão envolvente que é impossível não se apaixonar! E vc já está sentindo isso! De-lí-cia!!!

    Quanto aos cookies, chocolate também é minha paixão! E de quem não é? Uma das melhores maneiras de se começar o ano!

    Amei!

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  6. Oi Stef! Vi as fotos da Praliné no face e me apaixonei.
    Sempre tive cachorros, desde criança. Só quando casei em 2008 que fiquei sem.
    Eu sou apaixonada por labrador, e no dia 02/01 meu amore me deu um de presente. Ele tem 3 anos é a alegria da casa. Minha rotina mudou, o tempo livre é raro, mas posso afirmar que estou muito mais feliz.
    Aí para completar a família, poucas semanas depois chegou a Olivia, um filhote de american staffordshire. Os dois são uma piada! Vivo fotografando os momentos, olha lá no meu face!

    Bjão e votos de muitos momentos felizes ao lado do amore e da Praliné.

    ResponderExcluir
  7. As bolachas parecem maravilhosas!
    E a Praliné é linda :)

    ResponderExcluir
  8. Ficaram mesmo lindos :D E a Praliné é absolutamente linda :D

    Beijinhos e tem uma óptima tarde :D

    ResponderExcluir
  9. Adorei a cadelinha!
    Os biscoitos ficaram uma delicia ao olhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esses biscoitos tem um aspecto tão guloso!

    ResponderExcluir
  11. Tao fofinho o teu caozinho. Aposto que tentou devorar uma bolachinhas dessas com um ar tao delicioso.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá Stef!!!Esses cookies estão uma tentação!!! E a Praliné é muito fofa!!!:-) Bjinhos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...