domingo, 11 de janeiro de 2015

Bolo Úmido de Chocolate e Baileys



Férias, frio e boa comida. Esse é o resumo do que aconteceu nas últimas semanas. É bem provável que comi melhor nos últimos 15 dias do que comi durante todo o último semestre. É certo que também descansei e dormi mais desde o natal do que nos últimos 6 meses e sem dúvida, foi a semana mais fria desde o início do inverno. 

Apesar da correria que foi até chegar o natal, eu tenho aproveitado com bastante prazer a tranquilidade de início de ano e tenho também apreciado mais o inverno. Agora sem aquela empolgação do início, aprecio cada neve que cai, cada floco que vejo pelas janelas e a transformação da natureza para receber essa estação que é amada por muitos mas também odiada por tantos outros. Eu? Adoro! Claro, poderia durar menos de 6 meses...mas mesmo assim, ver essa cidade que já é linda decorada em branco é também um deleite!
Enfim, como estou com dias mais tranquilos, também tenho cozinhado mais. Preparo almoço e jantar todos os dias e minha resolução de comer mais em casa e usar mais os meus livros tem se mostrado até fácil de ser cumprida. Tenho feito menos sobremesas do que gostaria, mas em uma tarde da última semana, com as temperaturas externas beirando os -30°C, nada melhor do que assar um bolo de chocolate...o cheirinho de bolo assando em casa já bom, bolo de chocolate então é melhor ainda! 

Bom, essa receita é bem simples de ser preparada, não precisa de batedeira e também não precisa esperar esfriar completamente para comer, ou seja, perfeita! O bolo é bem úmido, com o gostinho presente do creme irlandês que junto ao chocolate traz intensidade e muita satisfação a cada garfada, eu realmente recomendo! Caso você não seja fã da bebida, você pode substituí-la por leite (o que vai funcionar, mas com certeza vai perder um pouco da experiência total do bolo), ou então uma mistura de leite com café, Amaretto ou Frangelico por exemplo. Todos funcionam bem, mas com certeza o Baileys é o meu favorito! O sucesso do bolo também está na escolha de um bom chocolate, eu usei um 70% da Valrhona e definitivamente recomendo a marca. 

Então é isso, espero que vocês tenham passado um excelente natal e que 2015 seja o ano de grandes realizações e muitas alegrias para todos vocês!

Beijos e boa semana!

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 50 minutos (dependendo do tamanho da forma)
Rendimento: Um bolo de aproximadamente 23cm (eu fiz meia receita e consegui dois bolos de aproximadamente 8cm diâmetro cada um)
Receita daqui

Ingredientes para o bolo

150g de manteiga sem sal
100g de chocolate 70% cacau picado (escolha um de boa qualidade)
100g de açúcar granulado
100g de açúcar mascavo escuro
50g de cacau em pó, peneirado
180ml de Baileys Irish Cream (Fique a vontade para usar outra marca)
170g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) sal
3 ovos, em temperatura ambiente

Ingredientes para a Ganache

200g de chocolate meio amargo picado
100ml de Baileys Irish Cream (Caso queira pegar leve no alcool, substitua por creme de leite)
100ml de creme de leite, 35% de gordura
1/4 colher (chá) sal
15g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Modo de preparo.

1. Pré aqueça o forno a 160°C. Unte uma forma de aproximadamente 23cm com manteiga sem sal, cubra o fundo com papel manteiga e unte-o com manteiga também e polvilho com cacau em pó toda a forma.

2. Leve ao banho-maria o chocolate, a manteiga, os dois tipos de açúcar, o Baileys e o cacau em pó. Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos e a mistura bem homogênea, retire do banho-maria e deixe esfriar por 8 minutos. 

3. Em outra tigela, peneire a farinha com o fermento, bicarbonato e o sal. Acrescente os ovos a mistura de chocolate e misture com um fouet até incorporar. Acrescente os ingredientes secos e misture com a ajuda de uma espátula. Misture apenas para incorporar, não misture demais a massa. Transfira a massa do bolo para a assadeira preparada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 50 minutos (cheque com 40 a 45 minutos), teste com um palito, ele deve sair ligeiramente "sujo" de chocolate, um pouco mais firme (seco) que um brownie. Retire do forno e deixe esfriar por mais ou menos uns 10 minutos antes de desenformar.

4. Prepare a ganache. Leve o creme de leite e o Baileys ao fogo médio, quando começar a levantar fervura, verta sobre o chocolate picado e deixe descansar por 5 minutos. Após esse prazo, misture até que fique incorporado, acrescente o sal e a manteiga e deixe descansar por mais ou menos 10 minutos antes de cobrir o bolo, ou até atingir a consistência desejada.

Sirva o bolo coberto com a ganache. Se você preferir, aqueça o bolo levemente no microondas por 20 segundos cada fatia antes de servir (o sabor do creme irlandês fica mais pronunciado....).






7 comentários :

  1. Oi Stefânia, muito legal seu blog.
    Queria saber cozinhar 1% do quanto gosto de comer 😊, quem sabe seguindo o blog agora aprendo.
    Beijão e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Leandro! Que bom ver você por aqui!
      Espero que você se inspire por aqui! Se fizer algo, me avise hein? Beijos e feliz 2015 para você!

      Excluir
  2. Rápido de preparar com ingredientes que me agradam e com um aspecto delicioso
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  3. Bem...que perfeição!! Eu adoro chocolate e baileys, por isso ia-me deliciar com essa maravilha!
    Ficou lindo, parabéns :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderExcluir
  4. Quero felicitar. Felicitar pelo blog e felicitar por esta receita partilhada que vou querer experimentar.
    Muitos sucessos. Um excelente ano 2015!
    Grata!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, já comentei em outra receita aqui no blog, mas lá vou eu de novo Hahaha. Queria tirar algumas dúvidas! Baileys Irish Cream seria um licor? É fácil de achar aqui no Brasil? Nunca tinha visto. E essa sua for minha também de onde é? Gosto muito dos seus utensílios, ficam bonitos e a apresentação fica demais! E no outro comentário você me mandou um link da Amazon você compra coisas por lá? É confiável? Hahaha tá bom já né, já perguntei demais! Obrigado pela atenção. Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI João! Tudo bem?
      O Baileys é um tipo de licor sim, ele é feito a base de creme de leite e uísque. Eu achava com facilidade em Brasília, mas também vi que dá para comprar pela internet...dá uma olhada no link: http://www.adegabrasil.com/produto.php?referencia=1055
      Sobre as forminhas, essas eu comprei aqui no Canadá. Mas quando morava no Brasil, eu sempre comprava livros pela Amazon e nunca tive problemas...não cheguei a comprar utensílios de cozinha, mas conheço pessoas que compraram e elas me disseram que foi tranquilo.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...