segunda-feira, 22 de abril de 2019

Pots de Crème au Caramel et Fleur de Sel - Potinhos de Creme de Caramelo com Flor de Sal



Da janela da cozinha os galhos da Cherry Blossom mostram pequenos pontinhos vermelhos. Ao lado, a Pereira mais apressada, já esbanja brotos verdes e meu anseio por ver suas flores aumenta a cada dia. À esquerda minha linda Golden Locust ainda está adormecida, mas ao seu redor a grama, que antes hibernava durante o inverno traz os tons de verde que eu tanto ansiava. Os arbustos ao longo da cerca renascem e já posso notar as lindas folhas das framboeseira, promessa que no verão já poderei colher framboesas diretamente do meu jardim. Também não posso esquecer dos morangos silvestres que ainda tímidos, já mostram que logo mais poderei me deliciar com seu sabor único. Ao redor to deck, as roseiras começam a crescer e diariamente eu passo alguns minutos a conversar com elas, sempre tive a impressão que as plantas nos escutam. Enfim, todo o jardim toma forma e apesar de um tanto atrasada, a primavera começa a chegar por aqui. 

As chuvas também continuam constantes por aqui ajudando a trazer a vida de volta, e as temperaturas sempre positivas me trazem aquela sensação de renascimento que só a primavera consegue proporcionar. Adoro essa época do ano, os dias visivelmente mais longos, a mudança de humor das pessoas, é como se elas também acordassem do longo inverno que passamos. Meus hábitos alimentares também se adaptam com a mudança de cada estação e apesar de agora buscar pratos mais leves, eu ainda não me desapeguei 100% dos pratos mais reconfortantes. Esses potinhos de creme de caramelo são um excelente exemplo disso. Já foram feitos em diversas ocasiões, estações, e são sempre uma agradável surpresa para quem os degusta. Para mim, são o conceito perfeito de uma sobremesa: doce na medida certa, indulgentes e que enchem a cozinha com seus aromas durante o preparo. Felicidade ao fazer e ao provar! 

Então fico por aqui, contando os dias para ver o jardim florir. Espero voltar em breve com fotos e quem sabe receitas com o que colher...mal posso esperar!

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 50 minutos
Rendimento: 8 porções 
Receita do chef Curtis Stone

Ingredientes

4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3/4 xícara de açúcar mascavo escuro
1/2 colher (chá) de flor de sal
1/2 fava de baunilha
1 e 3/4 xícara de creme de leite, 35% de gordura
3/4 xícara de leite integral
6 gemas grands
Flor de sal para finalizar

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 160ºC. Disponha 8 potinhos que possam ir ao forno sob uma assadeira funda e reserve.
  2. Leve uma panela ao fogo médio, derreta a manteiga. Acrescente o açúcar, as sementes e a fava da baunilha e a flor de sal. Ainda em fogo médio, cozinhe a mistura, mexendo sempre por mais ou menos 5 minutos, ou até que tenha um aroma de caramelo e textura de areia molhada. 
  3. Reduza o fogo e acrescente gradualmente o creme de leite. A mistura vai borbulhar, continue misturando e cozinhe por mais ou menos 5 minutos, ou até que o açúcar tenha dissolvido complemente. Retire do fogo e adicione o leite. 
  4. Em um bowl, bata levemente as gemas e adicione gradualmente o caramelo, mexendo sempre com a ajuda de um fouet. Passe a mistura por uma peneira e distribua o creme nos potinhos. Coloque água na forma (os potinhos vão assar em banho-maria) e cubra tudo com papel alumínio.
  5. Leve ao forno pré-aquecido e asse por mais ou menos 50 minutos, ou até que o creme esteja firme nas laterais e levemente cremoso no meio. Remova do forno e retire os pontinhos da assadeira, deixe descansar sob uma gradinha por mais ou menos 1 hora. Cubra cada potinho com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  6. Antes de servir, finalize com flor de sal.
Bon appétit!

Dica: os potinhos podem ser preparados com até 2 dias de antecedência.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...