quarta-feira, 1 de maio de 2019

Bolo de 2 Limões com Sementes de Papoula



Existem momentos que você percebe que está definitivamente envelhecendo. Aqueles momentos onde tudo o que você quer é chegar em casa e curtir preguiça no sofá com seu Amore (e os amores de quatro patinhas também) ao invés de sair para algum lugar badalado,  na época do natal a expectativa é saber qual canal vai reprisar o filme "Esqueceram de Mim" e que você está ansiosa para ver, ou então ao preencher formulários online e na hora de escolher a ano do seu nascimento, é preciso scroll down um pouco mais até achar o seu ano, ou quando uma noite mal dormida pode ter consequências que se estenderão pelos próximos 5 dias. No meu caso, a gota d'água foi quando eu percebi que barulhos que numa me incomodavam, agora me irritam mais do que deveriam. 
Por exemplo, vocês sabem o quando eu gosto de cozinhar, não é segredo para ninguém que sempre tive uma queda maior pelo preparo de doces, adoro um desafio e conhecer novas técnicas de confeitaria. No entanto, por conta da minha preferência pelo silêncio, tenho evitado usar batedeira, liquidificador e outos gadgets que fazem barulho e interferem na paz da minha cozinha. Estranho, né?   Desde a minha primeira KitchenAid quando ainda morava no Brasil, eu inventava ocasiões para poder usar minha amada batedeira, agora eu evito de todas as formas usar qualquer equipamento que perturbe meu silêncio. Bato claras em neve à mão, chantilly é feito 100% com a força dos meus bracinhos, pães são sovados manualmente e apenas o que minha força física não permite, ou que é imprescindível fazer sem a ajuda de aparelhos, eu abro mão e acabo cedendo à tecnologia. 

Vai me entender, né? Com a tecnologia só trazendo facilidades...eu cá estou voltando anos atrás e abrindo mão dos benefícios que ela nos proporciona. Porém, acho que isso também ajudou a aflorar alguns sentidos que talvez estivessem adormecidos. O prazer do colocar a "mão na massa", de sentir o ponto dos preparos e descobrir as mudanças que ocorrem durante a preparação de algumas receitas. Me lembra as tardes na cozinha com minha avó, com minha mãe, onde tudo era feito a mão, sem firulas, sem barulho. Esse processo todo as vezes me dá uma gratificação tão grande, não sei explicar! Me faz feliz!
Esse bolo é um exemplo disso. É feito à mão, como minha avó fazia, numa tigela, com colher de pau. É um bolo que além de não necessitar de batedeira, ou liquidificador, deixa a cozinha com um aroma incrível! É daqueles bolos que você deve deixar no balcão da cozinha, e a cada visita você come uma fatia...aquele bolo que pede uma xícara de chá de acompanhamento, um livro e nada mais. É aquele tipo de bolo que só pode ter uma classificação: Perfeito!

Beijos para vocês e boa quarta-feira!





Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 porções

Ingredientes para o bolo

1 e 1/2 xícara  de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
Raspas de 2 limões sicilianos grandes (ou 2 bergamotas, ou 1 laranja grande)
Raspas de 1 limão tahiti
2 colheres (sopa) suco do limão tahiti 
1 e 1/4 xícara de açúcar
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de creme de leite fresco, 35% de gordura, em temperatura ambiente
5 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
1/3 xícara de sementes de papoula

Ingredientes para a calda

1 xícara de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de suco de limão siliciano

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira redonda, a minha tinha 23cm de diâmetro. Reserve.
  2. Em um bowl, misture a farinha, o fermento em pós e o sal. Reserve.
  3. Retire as raspas dos limões e, em um outro bowl, misture com o açúcar. Use as pontas dos dedos para esfregar as raspas no açúcar. Quanto mais você fizer isso, maior a chance do seu bolo ficar aromático. 
  4. Batendo vigorosamente, adicione os ovos, um a um, a mistura de açúcar. Só adicione o próximo ovo quando o anterior estiver completamente incorporado. Adicione o suco do limão, a baunilha e o creme de leite. Misture bem.
  5. Acrescente os ingredientes secos e incorpore-os delicadamente, em 2 ou 3 adições, com a ajuda de uma espátula grande de silicone, à mistura de açúcar e ovos. Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente até que ela esteja completamente incorporada. Por fim, acrescente a semente de papoula e misture novamente.
  6. Transfira a massa para a forma preparada e asse, em forno pré aquecido, por mais ou menos 1 hora, ou até que ao inserir um palito no centro do bolo, o mesmo saia seco. 
  7. Após assado, retire o bolo do forno e deixe descansar por mais ou menos 5 minutos, desenforme e deixe esfriar. 
Para a calda de açúcar e limão

  1. Misture o açúcar e o suco de limão até virar dissolver. Cubra o bolo já frio com a calda.

Bon appétit!

Dicas:
  • O bolo estará pronto para servir assim que estiver frio. No entanto, ele fica muito mais gostoso no dia seguinte;
  • Para guardar o bolo depois de frio, enrole-o em plástico filme;
  • O bolo, se bem embalado, dura até 4 dias em temperatura ambiente ou até 2 meses no freezer;
  • Para descongelá-lo, deixe uma noite na geladeira e sirva em temperatura ambiente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...