É primavera! A natureza finalmente acordou do sono mais profundo desde que chegamos. Foi um inverno longo, frio e muito incômodo. De todos os anos que passamos aqui, acho que esse foi o mais penoso, talvez pelo fato que agora estarmos morando em uma casa e eu estava ansiosa para aproveitar o meu jardim, ou talvez pelo fato que eu já estou me sentindo "canadense" - todo canadense reclama do inverno :). A conclusão é que sou uma pessoa do que aqui eles chamam de "meia estação"! Frio demais ou calor demais definitivamente não é para mim!
Mas para dizer que esse inverno não teve suas vantagens, eu cozinhei muito e recebi muitos amigos em casa. Jantares, almoços, lanches...ou só um aperitivo e alguns petiscos; essa foi uma estação de muita confraternização e muita troca entre as pessoas que escolhemos como família. Então com tempo livre eu também testei muitas ideias que não saiam da minha cabeça. Estava desde o ano passado com a ideia fixa de aperfeiçoar minha receita de Amaretti. Não era um biscoitinho que eu fazia com muita frequência, mas depois que provei o Amaretti do Buca, um restaurante italiano maravilhoso em Toronto, eu não consegui parar de pensar em como poderia produzir algo com a mesma textura e sabor. Me lembrou da temporada quando estava tentando fazer macarons, a diferença é que nessa receita eu precisaria apenas equilibrar um pouco mais os sabores. Foram algumas tentativas, muitos amigos ganhando Amaretti e acho que cheguei numa receita que me agradou bastante. A textura por fora é mais crocante e por dentro mais molinha, o sabor do Amaretto sobressai e eu não consigo pensar num melhor jeito de acompanhar um xícara de chá, combinação perfeita!
Agora voltando à primavera, toda aquela ansiedade de aproveitar o jardim foi compensada, as flores, o verde novo e a promessa de frutas em breve trouxe uma sensação de satisfação indescritível, só quero estar lá com o Amore e a Praliné, uma xícara de chá ou talvez uma taça de rosé...alguns Amaretti também serão super bem-vindos!
Beijos para vocês!
Tempo de forno: Aproximadamente 15 a 20 minutos
Rendimento: Aproximadamente 30 cookies
Ingredientes
3 claras de ovo
300g de farinha de amêndoas
270g de açúcar refinado
1/4 colher (chá) de extrato de amêndoas
2 e 1/2 colher (sopa) de Amaretto (Lico de Amêndoas)
Açúcar cristal e açúcar de confeiteiro para finalizar
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 170ºC. Cubra uma assadeira grande com Silpat ou papel manteiga.
- Misture a farinha de amêndoas com o açúcar. Na batedeira, bata as claras até formar picos firmes. Incorpore a farinha de amêndoas com o açúcar, acrescente o extrato de amêndoas e o Amaretto. Misture até incorporar.
- Forme pequenas bolinhas (mais ou menos 1 colher (sopa) rasa), passe no açúcar cristal e depois no açúcar de confeiteiro. Disponha os cookies na assadeira e pressione levemente com a ponta dos dedos.
- Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15-20 minutos (depende do forno). Eles devem ficar mais firmes por fora, mais ainda macios no meio. Retire do forno e deixe esfriar por mais ou menos 5 minutos antes de retirar da assadeira.
Os Amaretti podem ser conservados por até 7 dias em um recipiente com fechamento hermético...mas não vão durar até lá.
Vou me aventurar nesta receita. Seu espaço é fantástico! Tem uma ótima conversa e ainda ganhamos uma receita de brinde! Que sua primavera seja de boas colheitas! bjos!
ResponderExcluir