sábado, 15 de junho de 2019

Panna Cotta de Baunilha com Redução de Vinho Marsala e Morangos



As últimas semanas passaram e com as temperaturas mais amenas, os projetos exteriores começaram a tomar forma. Meus dias, quando estou em casa, são passados ao ar livre à sombra das belas árvores.  Há verde para todos os lados e isso me enche de inspiração. As flores, além de cor, trazem os pássaros. Em breve teremos os frutos e com eles a satisfação de colher morangos, framboesas e cerejas do meu próprio jardim. Mal posso esperar! 

E quanto à mim, com a mudança das temperaturas, busco pratos mais leves e simples. Essa Panna Cotta é um belo exemplo disso. Simples, leve e delicada. O toque diferente é dado pela redução do vinho Marsala, que além de trazer um certo "conforto" para o preparo, o deixou muito mais interessante. Os morangos trazem o frescor e a acidez necessária para balancear os sabores. Simples e deliciosa! 

Beijos para vocês e bom restinho de sábado!



Tempo de preparo panna cotta: 10 minutos
Tempo de preparo da redução de Marsala: 20 minutos
Tempo de descanso: 6 a 8 horas
Rendimento: 6 porções (ou 4 para os mais gulosos...como eu!)

Ingredientes da panna cotta

3 folhas de gelatina
2 xícaras de creme de leite com 10% de gordura
1 xícara de creme de leite com 35% de gordura
1/3 xícara de açúcar granulado
1 fava de baunilha (opcional)

Ingredientes para a redução de Marsala

2 xícaras de vinho Marsala (eu usei seco)
1/2 xícara de açúcar 

Morangos frescos

Mode de preparo

  1. Hidrate as folhas de gelatina em água gelada e deixe descansar por 5 minutos.
  2. Leve ao fogo muito baixo, o creme de leite (10% de gordura) com o açúcar e a baunilha, até que o açúcar dissolva. NÃO deixe ferver. Se você perceber que a mistura está começando a levantar fervura, retire do fogo imediatamente para esfriar. Uma vez que a gelatina estiver hidratada, escorra bem e adicione à mistura para que dissolva. Cuide para não deixar ferver. Quando a gelatina dissolver, retire do fogo e misture o creme de leite restante. Descarte a fava de baunilha e distribua a mistura nos recipientes em que você for servir. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas para firmar.
  3. 1 hora e meia antes de servir, em uma panela de laterais altas, leve o marsala e o açúcar ao fogo médio e deixe ferver até reduzir para 1/2 - 3/4 xícara a quantidade final. Retire do fogo e deixe esfriar. Marine os morangos nessa calda por uns 20 minutos antes de servir.
Bon appétit! 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...