domingo, 23 de junho de 2019

Torta de Limão e Manjericão


Das vantagens de morar um pouco mais afastada do centro de Toronto é poder descobrir cenários que nunca havíamos explorado e retomar hábitos que a vida na cidade grande não nos permite. Hoje, por exemplo, pegamos as bicicletas e fomos em direção ao norte. Há dias queria ter feito esse passeio para cruzar as inúmeras fazendas que nos rodeiam, sentir o cheiro das flores silvestres, admirar a vida animal e no meio do caminho visitar uma das vinícolas da região.  



O passeio, como esperado, foi delicioso! Passamos por caminhos super charmosos, clubes de golf, fazendas, haras e paramos para recarregar as energias com algumas tacinhas de vinho e saborear uma seleção deliciosa de queijos e frios. Adoro fazer esses passeios com meu Amore! É como se o tempo parasse e só existisse nós dois, é nosso momento, conversamos e curtimos a companhia um do outro.

Foi um dia maravilhoso, daqueles que vou guardar na memória para sempre, assim como essa torta de limão e manjericão. Infelizmente eu preparei essa sobremesa algumas semanas atrás e não pude terminar o meu dia com uma fatia dessa torta de sabor surpreendente e maravilhosamente equilibrada. Mas pude fazer outra sobremesa, sorvete de queijo de cabra com calda de figos e tomilho...mas isso é conversa para outro post. :)

Beijos para vocês e bom domingo!




Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 20 minutos
Tempo de descanso da massa: Pelo menos 2h30
Tempo de descanso da torta: 1 noite
Rendimento: 8 porções (Ou uma forma de 25cm de diâmetro)
Receita de um dos meus chefs pâtissier favoritos: Jacques Genin

Ingredientes para a massa

175g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
125g de açúcar de confeiteiro
30g de farinha de amêndoas 
60g de ovo (Mais ou menos um ovo grande)
1 pitada de sal
1/2 fava de baunilha
310g de farinha de trigo
1 gema

Ingredientes para o creme de limão e manjericão

180g de suco de limão Tahiti
Raspas da casca de 3 limões
170g de açúcar cristal
20g de folhas de manjericão italiano (mais ou menos umas 15 folhas grandes)
3 ovos
200g de manteiga sem sal cortada em cubinhos, em temperatura ambiente 

Raspas de limão para decorar
Merengue para decorar (Opcional)

Modo de preparo


  1. Comece pela massa da torta. Leve à batedeira a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, o sal, a farinha de amêndoas e a fava de baunilha. Bata com o auxilio do batedor em forma de folha por mais ou menos 2 minutos. Acrescente o ovo, bata rapidamente para incorporar e então acrescente a farinha. Bata apenas até que a farinha incorpore, não bata muito, você não pode desenvolver o glúten da massa. Forme um disco de massa e cubra com papel filme. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas, o ideal é uma noite.
  2. Depois do período de descanso, abra a massa e cubra o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível (Mais ou menos 25cm). Fure o fundo com a ajuda de um garfo e retorne à geladeira por pelo menos 30 minutos.
  3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Leve ao forno e asse por mais ou menos 15 a 20 minutos. Após 13 minutos, retire a torta da forma, pincele a massa com a gema e retorno ao forno para terminar de assar e obter uma coloração dourada. Retire do forno e deixe esfriar completamente. 
  4. Para o recheio. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes do recheio com exceção da manteiga. Mexa constantemente com a ajuda de uma colher de pau. Quando começar a engrossar (Não deixe ferver) retire do fogo e passe todo o preparo por uma peneira. Deixe descansar 5 minutos, acrescente a manteiga e emulsione o preparo com a ajuda de um mixer (esse passo é essencial para obter a textura adequada. Transfira o recheio para base da torta e leve à geladeira por uma noite. Antes de servir, distribua as raspas de limão e o merengue quebradinho sobre a torta e sirva. 
Bon appétit!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...