Das memórias que crio rodeada por minhas panelas e utensílios culinários, uma das mais especiais envolvem macarons. São especias para mim por diversas razões, estiveram presentes em comemorações e nos momentos mais importantes da minha vida com o Amore. Ao vê-los e prepará-los é inevitável não reviver algum desses momentos, como o nosso casamento por exemplo. Foram 1000 macarons preparados por mim e por minha querida amiga, Fernanda. Foram dias e noites de muita dedicação. Foram muitas conversas, risos e momentos que estão para sempre guardados na minha memória. Dias felizes!
Então quando uma amiga aqui me procurou e perguntou se eu poderia preparar macarons para o chá de panela que ela estava organizando para sua irmã, eu não tive dúvidas; aceitei o convite na hora. Fiz macarons de champagne, pois momentos como esse devem ser celebrados. Uma combinação sofisticada e deliciosa, onde o Champagne foi o ingrediente perfeito para elevar ainda mais esse docinho tão elegante. Ficaram excelentes!
E assim, mais memórias foram criadas; por mim, por minha amiga e sua irmã. Mais memórias envolvendo macarons ♥️.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 30 a 35 macarons (3cm), dependendo do tamanho que forem feitos
Ingredientes
100g de claras de ovo em temperatura ambiente (O ideal é separar a clara da gema e deixar em um potinho tampado na geladeira por mais ou menos 5 dias, mas sempre use em temperatura ambiente, ok?)
110g de farinha de amêndoas bem fina
200g de açúcar de confeiteiro
50g de açúcar refinado
Corante alimentício em gel na cor desejada
Ingredientes para a redução de Champagne
150ml de champagne (ou algum espumante seco)
Ingredientes para a ganache de Champagne
200g de chocolate branco picado de alta qualidade (eu uso Valhrona)
50g de creme de leite fresco
50ml de redução de Champagne
Modo de preparo
1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve.
2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível.
3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok?
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma).
4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos.
5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 16 a 18 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha).
6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. Recheie no dia seguinte e sirva em temperatura ambiente.
7. Para a redução de Champagne. Leve a Champagne ao fogo e deixe reduzir até obter 1/3 do líquido. Reserve.
8. Para a ganache. Pique o chocolate branco e coloque em uma tigela. Leve o creme de leite ao fogo com a redução de Champagne, quando levantar uma leve fervura (Não deixe ferver!), despeje sobre o chocolate e deixe descansar 1 minuto. Depois de 1 minuto, comece a homogeneizar a mistura do centro para fora, ou seja, misture (sem incorporar ar) partindo do centro para fora. Deixe a ganache esfriar e quando estiver mais firme (Consistência de uma trufa), transfira a batedeira e bata por 1 minuto em velocidade alta. Transfira para o saco de confeitar e recheie os macarons.
Observações:
- Os macarons ficam mais saborosos no primeiro ou segundo dia após o preparo. Deixe na geladeira (mesmo depois de recheados) e quando for consumir, deixe em temperatura ambiente por mais ou menos 30 minutos e então sirva.
- Você pode substituir uma proporção de farinha de amêndoas por alguma outra farinha de nozes, como castanha do brasil, nozes, avelã e pistache. Use a proporção para a receita acima de 80% da farinha da noz escolhida de 20% de farinha de amêndoa. Ou seja, para 200g totais, 40g de farinha de amêndoas e 160g de farinha de pistache (ou outra de sua preferência).
Ola, te acompanho desde um pouco antes do seu casamento... e sim acompanhei a saga dos macarons do seu casamento! Já fiz algumas vezes mas nem todas com sucesso hehehehe, eita docinho sistemático kkk Mas vendo este post hoje fiquei com vontade de tentar fazer novamente, mas fiquei na duvida se posso usar glacucar da Uniao ou tem que ser mesmo o acuçar confeiteiro. O Glacucar tenho em casa, mas comprei o outro se disser que é melhor. Um abraço, de uma leitora muito fã do seu blog!!!!!
ResponderExcluirOi Miriam! Obrigada querida! Desculpe a demora na resposta.
ExcluirEu lembro que glaçúcar era açúcar de confeiteiro, mas confere no seu pacote se é aquele mais fininho. Se for, vai funcionar :)
Beijos!
Oi Miriam! Obrigada querida! Desculpe a demora na resposta.
ResponderExcluirEu lembro que glaçúcar era açúcar de confeiteiro, mas confere no seu pacote se é aquele mais fininho. Se for, vai funcionar :)
Beijos!