sábado, 10 de abril de 2021

Macarons com Ganache de Cheesecake e Mirtilos




Eu gosto de fazer planos, listas, check lists; adoro ter uma rotina estruturada com hora definida para cada atividade do dia. Meu lado procrastinador não me deixa funcionar se eu não tiver tudo planejado, caso contrário eu vou...adivinha? Procrastinar! Acho que a única coisa que me deixa mais "livre", é quando estou viajando, normalmente não tenho muitos planos para cada destino que vou. Obviamente eu pesquiso e sei o que quero fazer em cada cidade, mas longe de marcar hora e criar um plano para cada lugar. Gosto dessa espontaneidade quando em férias. 
Confesso que ultimamente estava sem muito ânimo para planejar meus dias, acho que o fato de estarmos em confinamento há tanto tempo acaba fazendo com que os dias sejam mais do mesmo, n'est pas? Felizmente esses momentos passam e cá estou eu, planejando uma reforma na casa e um novo jardim, pode parecer simples, mas definitivamente me traz conforto e uma sensação de "normalidade".

E por falar em planejamento e estrutura, acho que minha afinidade com a cozinha talvez venha desse hábito de querer organizar tudo. Gosto da disciplina que se deve ter ao preparar a mise en place, pesar ingredientes, calcular o tempo que tudo vai ser servido e como vai ser servido. E os macarons são um excelente exemplo disso, além da técnica é preciso que tudo seja bem controlado (umidade, temperatura, materiais). Adoro todo esse processo!
Bom, mas e falando em macarons, eu fiz esses para presentear umas amigas há algum tempo. A ganache é a estrela desse preparo! É super difícil preparar doces com mirtilos e sentir o sabor deles mais acentuado, mas nessa combinação com o Cream cheese e o limão, o sabor do mirtilo acaba sendo evidenciado e o resultado é delicioso! Além da cor que é demais, não é mesmo? Com certeza ainda vou tentar usar a mesma base para outros tipos de ganache...quem sabe ruibarbo? É um dos próximos itens da minha lista, comprar ruibarbo e fazer uma sobremesa. Ótima desculpa!

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 30 a 35 macarons (3cm), dependendo do tamanho que forem feitos
Se você tem dúvidas de como preparar macarons, dá uma lida nesse post que eu dou várias dicas especiais


Ingredientes para os macarons

100g de claras de ovo em temperatura ambiente 
110g de farinha de amêndoas bem fina
200g de açúcar de confeiteiro
50g de açúcar refinado
Corante alimentício roxo

Ingredientes para a ganache de cream cheese e mirtilos 

50g de chocolate branco
50g de cream cheese
90g de purê de mirtilos (bata os mirtilos no liquidificador ou processador para ter o purê)
1 colher (chá) de suco de limão siciliano
1 pitada de sal

Modo de preparo

1 - Comece pela ganache. Eu sugiro fazer a ganache no dia anterior ao rechear os macarons, você também pode fazer os macarons no dia anterior e só rechear no dia seguinte, eu acho que eles sempre ficam melhor 1 dia após assados. Bom, para a ganache, derreta o chocolate branco em banho-maria ou no microondas. Reserve. Leve o purê de mirtilos ao fogo médio até começar a levantar fervura. Despeje o purê quente sobre o chocolate branco e o cream cheese em 3 adições, mexendo sempre antes de adicionar a outra parte do purê. Assim que estiver bem incorporado adicione o suco de limão e, com ajuda de um mixer, emulsione o preparo. Transfira o preparo para um bowl limpo, cubra com filme plástico (que deve tocar a superfície do preparo) e deixe descansar por pelo menos 7 horas em um lugar fresco (não precisa refrigerar).

2 - Para os macarons. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível.
Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok?
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma).

3 - Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos.

4 - Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 16 a 18 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha).

5 - Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. Recheie no dia seguinte e sirva em temperatura ambiente.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...