Se tem alguma coisa que eu não consigo trabalhar direito, essa coisa é o chocolate branco. Não que nas outras eu não tenha problemas, mas no geral me viro muito bem. Agora com o chocolate branco...ahhh, são outros 500. E na verdade eu não sei bem o que acontece. Seria a técnica errada? Seria a temperatura? Seria Eu? Não sei ao certo, o que sei é que já joguei receita fora...já comprei livro só para aprender a trabalhar com ele...já sentei no chão da cozinha e chorei! Sempre um desastre. Mas não muito de repente, chegou o dia em que acertei! E como fiquei feliz! Foi uma vitória suada...daquelas bem disputadas até o último minuto...mas finalmente o chocolate branco se rendeu e decidiu colaborar com esta mocinha que vos fala.
O que posso dizer é que não poderia ser me hora melhor, pois essa receita foi feita em uma segunda-feira a noite...dia que eu considero um dos melhores da semana. Por que? Sempre há chance de recomeçar algo...fazer com que dê certo! E as vezes dá!
Não pensem que sou a maior fã de chocolate branco não...na verdade gostou muito pouco. O que pode ocorrer é até uma chance apenas de ver que eu sou capaz, que quando temos vontade, tudo pode ser feito...é claro que com algumas limitações....mas dentro do possível sim.
Essa receita em especial me deixou mais feliz pelo fato de ter dado certo do que pelo sabor. É ruim? Não, não é...é muito doce para o meu paladar, mas mesmo assim consegui comer uma inteirinha sem pestanejar. O que também foi possível após uma taça de vinho branco...e que sempre chama essa vontade incontrolável de comer sobremesas...no fim, foi um casamento perfeito para o meu almoço de terça-feira.
Enfim...quem espera sempre alcança, não é? Mas mesmo assim acho que ainda não me sinto totalmente segura...ainda preciso vencer a barreira de decorar com chocolate...e essa eu vou precisar de algumas segundas-feiras a mais para treinar...
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 10 Tortinhas
Ingredientes para a massa
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar cristal
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de limão
100g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos
2 a 3 colheres (sopa) de água gelada
Farinha de trigo para polvilhar a bancada ao abrir a massa
Ingredientes para o recheio
200g de chocolate branco picado
1/2 xícara de creme de leite fresco
5 damascos secos e doces, cortados em cubinhos miúdos
1/2 xícara de pistache grosseiramente moído
Modo de preparo
1. Prepare a massa. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos da massa. Acrescente a manteiga gelada e esfarele com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e trabalhe-a até obter uma massa macia e que não grude nas mãos. Embrulhe em filme plástico e leve ao refrigerador por aproximadamente 1 hora.
2. Após o período de descanso, polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Corte 10 discos de aproximadamente 15cm e forre o fundo e as laterais de 10 forminhas de tartellete de cerca de 8cm de diâmetro. Coloque as forminhas em uma assadeira e fure o fundo com a ajuda de um guarfo. Leve a geladeira por aproximadamente 15 minutos.
3. Enquanto as tartelletes estão descansando na geladeira, pré aqueça o forno a 180 graus. Quando passar o tempo de descanso, leve as tartelletes ao forno pré aquecido e deixe assar por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam douradas e crocantes. Retire do forno e deixe esfriar.
4. Prepare o recheio. Coloque o chocolate em uma tigela de vidro e reserve. Aqueça o creme de leite fresco em uma panela e quando levantar fervura, despeje sobre o chocolate. Misture, sempre do centro para fora, até que o chocolate derreta por completo e você obtenha um creme liso e homogêneo. Acrescente o damasco picadinho e deixe amornar.
5. Coloque duas colheradas de creme em cada tartellete e por cima espalhe o pistache picadinho.
Dicas: A massa pode ser feita com até 2 dias de antecedência. Prepare como o descrito acima e guarde em um pote fechado por até 2 dias, ou congele por até 1 mês.
O recheio também pode ser feito com antecedência, dessa forma quando estiver pronto, cubra a tigela com filme plástico e guarde na geladeira por até 3 dias.
Receita retirada do site: Basílico
Ficaram bem bonitas! O pistácio deve ajudar a "cortar" o doce excessivo do chocolate branco.
ResponderExcluirAmo chocolate branco e pistáchio...essas tartes têm tudo a ver comigo...só não consigo encontrar pistachio cru e pelado, aqui em portugal só vejo tostado e salgado.
ResponderExcluirEstão lindas!
Bjinhos
Pensei que fosse só comigo, pois também tenho problemas com chocolate branco, não consigo derreter direito, fica todo empelotadinho. Achei uma graça estas tortinhas, pistache e chocolate combinam super bem.
ResponderExcluirbeijos
Eu adoro chocolate branco! Suas tarteletes ficaram lindas e suas fotos também!
ResponderExcluirbjs
Estou querendo fazer umas tortas para comercializar, vou anotar essa massa. me diz ela é muito quebradiça dá pra usar com outros recheios!
ResponderExcluirObrigada !
Stef!!!
ResponderExcluirComo assim??
Que tortinha maravilhosa!!
Eu amooo chocolate branco e amooo pistache!!!
Nossa quero fazê-la urgentemente!!
Só espero que tenha sorte com o chocolate!!!rs...
Imagino que ele seja trabalhoso!!!
Adorei muito!!! Parabéns!!!
Beijokas!
coisa LINDA essa tortinha, ui!
ResponderExcluirStef, fiz os alfajores. como eu sou a pessoa mais delicada do planeta, eles ficaram meio estronchados, e a parte do 'banhar em chocolate' foi assim, linda!
mas estão ali secando; aliás, torço fervorosamente pra que o chocolate endureça - e ele não está dando sinais disso e o tempo aqui esfriou... ou seja, alguma coisa eu já devo ter errado.
mas eu comi uma bolachinha que não tinha par e, olha, achei amooooooooor.
tô doida pra experimentar um alfajor completinho, mas acho que só vai dar amanhã.
espero que eles guentem até lá. :P
depois te conto. :D
beijão
Stef querida, pois para mim o chocolate branco é tudo, adoroooo, além disto, este recheio e a cobertura ficaram mesmo perfeitos. É uma receita bem natalina, né? Ótima dica. Bj grande lindona.
ResponderExcluirPistache é demais e suas tortinhas ficaram lindas, lindas!!
ResponderExcluirwww.saboresdalica.blogspot.com
Stê, após muiiiiiito tempo, estou aqui novamente,
ResponderExcluirpara dizer que esta tartelette está linda! :)
e com uma mega novidade: comprei uma semiprofissional, uma Sony Alpha a290.
por falar nisso, qual a lente que usa?
e a máquina?
beijao!
Ai, Stef, você é igual a mim, não sou fã do chocolate branco, mas meu marido adora e irmãos também...entretanto sábado joguei uma ganache de chocolate branco toda fora...não consegui derreter direito, sei lá, acho que é bem mais gorduroso do que os demais. Mas, amei o visual dessa tortinha, acho que vou tentar de novo, apesar do desânimo...bjos,
ResponderExcluirAdoro chocolate branco, mas tambem estou a ver
ResponderExcluirque nao sou a unica que tem dificuldade em
trabalhar com ele. Ficaram lindas as tarteletes.
Desconhecia o seu blog, adorei as receitinhas
e ja estou seguindo : )
Beijinhos
Stefânia,
ResponderExcluirEu também tenho dificuldades para trabalhar com chocolate branco, no meu caso, pensei que fosse a marca do chocolate.
Mas vou seguir os seus conselhos e não vou desistir.
Se bem que eu sendo chocólatra, vou adorar testar todos os dias...
Adorei a receita, combinação perfeita e como sempre tudo feito com muito capricho.
beijos
Oi Stef!
ResponderExcluirQue linda essa tortinha, amei! Confesso q nao sou chegada em choco branco tb, mas essa está com uma carinha ótima!
E deixa te contar q fiz a torta trufada (aliás, fiz duas!) e ficou linda e deliciosa, tudo de bom, entrou na lista das top sobremesas lá em casa :)
E como está a correria de fim de ano? Aqui ta bem louco, viajo sábado!
Beijos,
Pri.
Simplesmente lindas! Bjos
ResponderExcluirQue espetáculo, Stef! Eu também não gostava de chocolate branco até casar. Meu esposo ama chocolate branco e acabei gostando. =)
ResponderExcluirAs tortinhas ficaram lindas, acertou em cheio MESMO!! Agora estou curiosa para ver o que vão sair nas próximas segundas...
Beijo grande
Que lindo está o blog!
ResponderExcluirAdorei o novo visual.
Beijo
Eleonora
Oi Catarina!
ResponderExcluirObrigada Querida! E é verdade mesmo, o pistache quebra um pouco do doce, fica bem bom!
Beijos!
Oi Patrícia,
ResponderExcluirTudo bem?
Que bom que gostou da tortinha...aqui também é bem difícil encontra pistache que não esteja salgado. Mas olha, não deixa de fazer por conta disso não, usa alguma outra noz no lugar que fica tão bom quanto.
Beijos!
OI Tati!
ResponderExcluirPois é menina, comigo acontecia o mesmo. Eu acho que dessa vez deu certo, por que eu coloquei o creme de leite fervendo sobre o chocolate e não derreti ele direto no banho-maria ou no microondas..
Beijocas e obrigada!
Oi Andréa, obrigada!
ResponderExcluirOlha, você vai adorar essa tartellete...quem é fã de chocolate branco fica super bem servido nessa receita.
Beijos!
Oi Ana!
ResponderExcluirPois é Querida, essa aqui não me deu trabalho não, foi bem tranquilo. Faz que você também vai acertar, tenho certeza!
Beijos e boa quarta!
Quéroul meu Anjo!
ResponderExcluirE aí, me conte tudo...como ficou?! Amei aquela receita, tenho certeza que a sua também deve ter ficado deliciosa!
Sobre o chocolate, você fez a etapa da temperagem? Isso as vezes atrapalha a consistência mesmo...
Saudade!
Beijo grande!
Téia Querida! Saudades de você de montão!
ResponderExcluirEntão, é bem natalina mesmo, né?! Se colocar alguma coisa vermelhinha aí fecha com chave de ouro...
Beijo grande!
Oi Eli,
ResponderExcluirObrigada Querida! Fico feliz que tenha gostado!
Beijos!
Jean! Tá vivo? Eeeeeee! Apareceu!
ResponderExcluirEntão, eu usa uma Canon EOS20D e a lente é uma macro de 50mm (Sigma).
Vai voltar a postar no blog?
Beijos!
OI Ana!
ResponderExcluirDesanima não Querida, é assim mesmo! Uma hora dá certo...a minha não ficou a coisa mais perfeita do mundo, mas mesmo assim eu fiquei satisfeita. Tenta fazer desse jeito e depois me diz o que aconteceu, tá?
Beijosss!
Queridex,
ResponderExcluirEu amoooo chocolate branco, ceará que é porque ele é mais docinho??? Muito linda a foto e deve ter ficado mto gostosa.
beijos
Queridex Sato kkk
Ah, esqueci de falar no outro recadinho. Adorei esse novo layout do blog, chic como a dona, né honey bunny!!
ResponderExcluirbeijos
Pati Sato
OI Catarina!
ResponderExcluirSeja bem-vinda Querida! Então, o chocolate é mesmo um mistério para mim...tento sempre, mas ainda não cheguei ao que considero o ideal...por isso vou continuar na saga. Pelo menos essa tortinha deu super certo!
Espero encontrá-la aqui mais vezes, ok?
Beijos!
Oi Fabi!
ResponderExcluirObrigada Querida, você sempre muito fofa nos comentários!
Então, não desiste mesmo...uma hora vencemos a batalha, não é? E gostando de chocolate como você diz...não vai ser esforço nenhum, não é mesmo? rsrs
Beijosss!
OI Pri!
ResponderExcluirAi que notícia ótima, adorei! Que bom que torta fez sucesso por aí...sabe que eu estou pensando em fazer ela denovo no natal...tem toda a pinta de sobremesa de ceia, não é?!
Então Querida, eu vou ficar por aqui mesmo. Vou fazer uma cirurgia amanhã e vou passar o natal de repouso...mas pelo menos estarei junto da família, o que é mais importante!
Beijo grande!
OI Dani!
ResponderExcluirTudo bem?
Obrigada Querida!
Um beijo grande!
Oi Ta!
ResponderExcluirNossa, então seu marido é parecido com o Ale...uma formiguinha, né? rsrs
Obrigada pelo carinho...nas próximas segundas estarei de repouso...mas jamais longe da cozinha!
Beijos Querida!
OI Eleonora!
ResponderExcluirObrigada Querida...eu também adorei!
Beijoss!
Queridex do meu Coração!
ResponderExcluirÉ claro que eu pensei em você quando estava fazendo a torta...sua carinha mesmo!
Sua opnião como sempre é super sincera, então acredito que verdade que ficou bom!
Beijosssss!
OI Elisabete!
ResponderExcluirTe mandei um e-mail falando melhor da massa, ok?
Ela é super boa de trabalhar e não é quebradiça não..com certeza outros recheios seriam bem vindos!
Beijos!