domingo, 12 de maio de 2019

Pudim no Pote



Das memórias que trago comigo, muitas delas envolvem comida. Minha mãe à beira do fogão, o aroma do pão de queijo assando em uma tarde chuvosa, a lenha queimando lentamente no fogão à lenha e minha avó pacientemente a mudando de lugar, trazendo calor e conforto para a cozinha. Como não lembrar dos caldos fumegantes a cozinhar sob a chama do fogão, meu pai a cuidar da horta com toda sua paciência e amor, as lindas folhas da nossa figueira e a colheita dos mais doces figos que já provei. As tarde de sábado e toda a família reunida para o preparo de pamonhas. Bons tempos. Os guardo com muito carinho!

Hoje continuo acumulando essas memórias, continuo usando comida como desculpa para as criar ao lado dos amigos que são nossa família aqui. Sempre faço pudim para eles, vejo em cada colherada o sorriso e a sensação de conforto que essa sobremesa traz para cada um que a prova. É uma volta na infância, é revisitar as memórias que eles também viveram, é carinho e cuidado. E é isso que importa para mim, é ser feliz e ver os que me rodeiam também felizes. Por isso quando o convite para jantar com um amigo querido que mudou para outro país apareceu, eu quis fazer algo para presentea-lo. Nada melhor do que pudim, dessa vez num formato adaptado para transportar facilmente. E mais uma vez, mais memórias foram criadas, um jantar delicioso, ao lado de queridos amigos e o pudim, meu jeito de agradecê-los por fazerem parte dessa jornada, por serem parte da nossa história e por estarem aqui sempre que precisarmos. 

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: 8 potinhos, com capacidade para 100ml cada um

Ingredientes 

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite integral (medida na lata de leite condensado)
2 ovos
3 gemas
1 fava de baunilha

1 xícara de açúcar cristal (para o caramelo)

Mode de preparo
  1. Pré aqueça o forno a 160ºC. 
  2. Faça um caramelo com o açúcar e distribua no fundo e laterais de dos potinhos de vidro.
  3. Bata todos os ingredientes no liquidificador por mais ou menos 3-5 minutos.
  4. Divida a mistura nos potinhos e leve ao forno pré aquecido, em banho-maria, por mais ou menos 25 minutos. O pudim estará pronto quando a mistura estiver firme, mas com um POUCO de movimento no centro. Retire do forno e deixe esfriar. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Dicas:
  • Cubra o fundo da forma com papel toalha e coloque os potinhos por cima antes de colocar a água do banho maria. Dessa forma os potinhos não vão balançar enquanto assam. 
  • Eu cortei círculos de um tecido e amarrei um cordãozinho para dar um toque especial. Sem muito esforço você tem um presente que vai fazer sucesso!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...