terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Crepes de Chocolate com Banana...e um "plus"...coberto com calda quente de chocolate


Na última semana meu pai esteve aqui em casa e trouxe um presentinho da minha mãe. 20Kg de polvilho! Sim, não estou brincando. Minha mãe mandou 20kg de polvilho para mim. Acho que ela ficou empolgada de ver que eu fiz pão de queijo e biscoito de polvilho nos ultimos dias. Bom, não posso negar que o produto é de primeira qualidade. Polvilho caipira da minha querida cidade, Goianésia. Mas mesmo assim, é muita coisa, não acham? Já mandei um pouco para minha sogra e fiquei com o resto...uns 17kg....rsrsrs. Acho que vamos comer muitos biscoitinhos de polvilho, pão de queijo, biscoito de queijo por esses dias. MAs como o meu portfólio de receitas com polvilho é muito restrito, aceito dicas e sugestões, ok? Se tiverem alguma receita bacana, manda para cá que eu testo e depois faço um post no blog...toda ajuda será muito bem-vinda!
Enfim, pensando no que fazer com o bendito polvilho, olhei para minha fruteira e vi lindas bananas e que já estavam na hora de serem consumidas. Deixei o polvilho de lado e veio imediatamente a cabeça a idéia de banana com chocolate. Quem não gosta? Nós adoramos! A idéia do crepe veio logo em seguida, pois eu tinha visto na semana passada um programa (O meu preferido!) chamado French Food at Home, com a chef canadense Laura Calder (adoro, adoro, adoro!). Ela fez um programa só com receitas de chocolate e tinha exatamente essa do crepe. Minha única contribuição foi uma pequena mudança na calda e acrescentar sorvete de baunilha para servir.
A crepe é levissíma e fica super elegante (tá, eu não sou tão caprichosa quanto a Laura...) para ser servida como sobremesa. Deliciosa! Deliciosa! Deliciosa! O Amor adorou! Só não repetiu pois, segundo ele, está tentanto economizar nas calorias...principalmente as noturnas. Eu que não sou muito de comer doces a noite fiquei com vontade de repetir, mas segui a linha dele e fiquei só na primeira...mas o gostinho de quero mais ainda está na minha cabeça...ou barriga...hummmmmmm!

Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento 12 Crepes (eu fiz meia receita)

Ingredientes para a massa

1 colher (sopa) de manteiga sem sal
40g de chocolate meio amargo picado
1 xícara de leite
2 ovos
1/4 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio

6 bananas cortadas em rodelas
300ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
Canela a gosto

Ingredientes para a calda
1 xícara de creme de leite fresco
250g de chocolate meio amargo
2 colheres (Chá) de café instantaneo dissolvidos em 2 colheres (sopa) de água (Opcional)

Sorvete de baunilha para acompanhar

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma panela leve ao fogo baixo o leite o chocolate meio amargo e a manteiga. Mexa bem até dissolver todo o chocolate. Em uma tigela bata os ovos com o açúcar. Acrescente o extrato de baunilha e a farinha de trigo, mexa bem. Incorpore aos poucos a mistura de chocolate e leite e misture bem. Leve a geladeira por 30 minutos.

2. Prepare o recheio. Bata o creme de leite junto com o açúcar até obter o ponto chantilly. Misture a canela em pó e reserve.

3. Após os 30 minutos retire a massa da geladeira e um uma frigideira bem quente, modele os crepes com a ajuda de uma concha pequena para medir a quantidade de massa. Isso ajudará a ter crepes do mesmo tamanho e espessura. Leve a frigideira ao fogo até que os crepes dourem dos dois lados. Repita a operação até terminar toda a massa.

4. Prepare a calda. Em uma panela leve todos os ingredientes ao fogo baixo e misture bem até dissolver o chocolate por completo.

5. Montagem. Em um prato, coloque uma crepe e em um dos lado (1/4 da massa) disponha uma colher (sopa) do chantilly com canela, sob o chantilly disponha algumas rodelas de banana e dobre a crepe ao meio. Repita a operação sob o mesmo lado e feche a crepe (Formando um triângulo). Sirva com a calda quente e com uma bola de sorvete!



Delícia, né?!

4 comentários :

  1. Ô, delicioso!! Amo crepes e panquecas! Acho uma sobremesa divina! Tenho que admitir que meu recheio preferido é brigadeiro e doce de leite, mas gosto muito de banana também.
    Nossa, quanto polvilho!!! Manda um pouco pra cá que eu te ajudo a gastar! =)
    Just kidding...
    Já fiz umas bolachinhas de polvilho muito gostosinhas, não sei se você conhece, vou passar o link:

    http://saborsaudade.blogspot.com/2009/07/iscas-brasileiras-i-raivinhas.html

    http://pecadodagula.blogspot.com/2007/12/delcia-que-derrete-na-boca.html

    E também tem a minha receita de pãozinho de polvilho sem queijo:

    http://chocorango.blogspot.com/2009/10/paozinho-de-polvilho-e-manjericao.html

    Se eu achar mais alguma coisa interessante vou tomar a liberdade de te mandar.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai Talita!
    Que fofa! Obrigada pelas receitas vou testar e depois faço um post para contar como ficou...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Stefânia! Fiquei super feliz com seu comentário lá no Chocorango, ainda mais oferecendo polvilho. Aí fui pesquisar o preço pelos Correios e que decepção! Moramos muito longe! Moro em Maringá aqui no Paraná e a opção mais barata que achei foi pelo PAC e sai por 21,00 reais. É muito caro pra mim nesse momento. rs
    Muito obrigada pela disposição. Você é muito querida!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Stefània, outra receita sua plagiada. A plagiadora encheu a página inicial do receitas.com com as suas receitas e respectivas fotos. Já vou denunciar ao receitas.com mas achei q devias saber.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...