terça-feira, 11 de maio de 2010

Mousse de Iogurte com Calda de Abacaxi e Hortelã

O que faz você feliz? Difícil essa pergunta, né? A minha resposta é estar junto com as pessoas que eu gosto, e dentre essas pessoas o Sinclair deve estar presente. Já falei sobre ele aqui, mas não custa repetir. O Sinclair não é o Amor...(para aquelas que já estavam pensando isso, rsrsrs). O Sinclair é o meu cachorrinho. Um lindo Yorkshire de 14 aninhos. Uma fofura! Minha paixãozinha!
Então, desfrutando de um dos melhores domingo do ano, ontem eu tive a oportunidade de ver pessoas muito importantes! Era dia das Mães e o almoço foi na casa da sogra, a tarde passamos na casa da  minha Mamy e ficamos por lá até a noite conversando com meus pais. Uma delícia! Isso realmente me faz feliz, ficar com o Amor e junto da família!
Bom, voltando ao Sinclair, por estar velhinho ele já tem os problemas de um cachorrinho idoso. Já não enxerga bem e faltam vários dentinhos na boquinha dele. Mas mesmo assim, continua um fofo! Sempre dou uma animada quando vejo ele. Brinco, converso, faço carinho...faço carinho, ele adora! Quando paro de fazer carinho, ele fica deitado de barriguinha para cima e fica fazendo movimentos muito fofos com as patinhas, pedindo mais carinho. Nessa onda, difícil de resistir...fiquei brincando com ele até por volta das 19:00h, quando infelizmente foi a hora de voltar para casa. Queria muito trazer ele para morar aqui, mas partindo do princípio que eu amo muito ele, acho que ele fica mais feliz na casa dos meus pais, onde ele tem muito espaço para brincar; do que aqui em casa, onde ele teria que passar o dia todo sozinho. Difícil decisão, mas acho que é a certa! Mas temos a certeza que morando em uma casa, com certeza teremos 2 cachorros...um grande e um pequeno. O Amor também adora cachorro...então não vai ter briga para adotar um.
Com esse dia super corrido, a receita de hoje foi uma excelente opção! Menos de 20 minutos para preparar, e apenas 1 hora para refrigerar. E o melhor de tudo, super leve e refrescante! Não levamos para o almoço, mas comemos ainda pela manhã...coisa boa é comer sem culpa, não é? Mas a consciência as vezes pesa....eu que o diga...rsrs

Bom, a dica final é: é uma excelente opção anti TPM e excelente para quem incha no período pré-menstrual, pois ela é diurética...então minhas queridas, não motivo para não tentar.

Ah, esqueci de falar do presente...ambas adoraram, sogra e mamy! Que satisfação!



Tempo de Preparo: 20 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a Mousse

3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de glucose de milho
1 e 1/2 colher (sopa) de água
2 claras
1/3 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de iogurte natural

Ingredientes para a calda

1 e 1/2 xícara de abacaxi cortado em cubinhos
1/2 xícara de água
1/2 xícara de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de açúcar
Gotas de chocolate (opcional)

Modo de preparo

1. Numa panela pequena, coloque 1 colher (sopa) de açúcar, a água e a glucose de milho. Misture bem até dissolver o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar, sem mexer, até atingir o ponto de bala mole. Para ver se está no ponto, coloque uma gota da calda num copo com água: ela deve ficar com a consistência de uma bala mole.
2. Enquanto a calda cozinha, bata as claras em neve na velocidade média na batedeira, até formar picos moles. Aumente a velocidade e vá regando as claras em neve, aos poucos, com a calda de açúcar quente. Continue batendo até o merengue ficar à temperatura ambiente.
3. Na batedeira ou com um batedor de arame (fouet), coloque o creme de leite e as duas colheres restante de açúcar, bata até atingir o ponto de creme chantilly. Com uma espátula, incorpore delicadamente o chantilly, o iogurte e o merengue.
4. Umedeça uma assadeira de 20 x 15 cm com água e forre com filme plástico. Espalhe a mousse e leve ao congelador por 1 hora.
5. Enquanto isso, prepare a calda. No liquidificador, bata o abacaxi, a hortelã o açúcar e a água. Leve à geladeira.
6. Montagem: Para servir, divida a calda de abacaxi em 4 pratos fundos. Corte a musse com um aro redondo de 6 cm de diâmetro e coloque no centro do prato.
Decore com as gotas de chocolate a gosto.



Receita adaptada da chef Rita Lobo

8 comentários :

  1. Ah eu sei q é um blog de culinária, mas posta uma fotinha do sinclair para a gente ver... rsrs ele merece... Eu sou veterinária, lido com eles o dia todo, em casa minha mãe tem 14 cães, mas quando me casar levarei a Labradora Mel,que foi resgatada por mim, mas ama de paixão o meu noivo Beto.. ela está até no nosso desenho de casamento,e estará nos noivinhos também....Ah adoro abacaxi com hortelã...deve ficar bem refrescante...hummm

    ResponderExcluir
  2. O Sinclair deve ser fofo! Que lindo!
    Cachorro é tudo de bom, né?
    Quando eu morei em Fortal, sofria mto de nao ver o Zeca todos os dias. Imagino o seu sofrimento quando volta pra casa sem o seu caozinho! Mas já vi que ir pra cozinha é uma boa terapia, né?
    beijao! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cíntia!
    Vou postar sim, pode deixar...tenho dele novinho, dele velhinho...
    Nossa, adorei saber que você é veterinária (agora vou tirar dúvidas sobre a saúde dele, rsrsrs...brincadeirinha) e de saber que tem um labrador, e que nome mais fofo, viu? Esse é o cachorro preferido do Amor...já até escolhemos o nome, só falta o bichinho...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh Bel, e como não sentir falta de uma coisa fofa igual ao Zeca?! Impossível!
    E não liga para aquela dona boba que deu um fora nele pela cachorrinha...ele ainda vai achar o amor dele...

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  5. Stefania, que fofa sua historia, me deixou toda saudosista... Quando vim morar na Australia ha 3 anos atras, foi um suplicio me despedir da familia e da minha gata Penelope. Alias, podemos considerar que nossos pets sao parte da familia, nao podemos?
    Enfim, ate hj quando eu falo com meus pais no skype ela pula perto do computador, reconhece minha voz, e fica miando desesperadamente me procurando. Vc nao pode imaginar o aperto no coracao que da...
    Aproveita bastante o Sinclair, porque esses amiguinhos valem ouro!!!
    Adorei a dica anti TPM, beijao
    Carol

    ResponderExcluir
  6. OI Carol!
    Tudo bem?

    Ahh, que coisa linda essa história. A Penelope até reconhece a sua voz! Isso que é amor, muito fofo!
    Concordo com você, os nosso bichinhos são parte da família mesmo. O meu até chamo de filhinho, rsrsrs.
    Você foi morar na Austrália por conta do trabalho? Que região você mora aí? No domingo vi um programa do Anthony Bourdain sobre Melbourne e ficou louca de vontade para conhecer! Eu já tinha ouvido falar muito bem de Perth também...
    Nas proxímas férias vou para os EUA e Canadá, mas com certeza não demorarei para conhecer a Austrália.

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, Stefania, esse seria um assunto pra horas de bate papo mas vou tentar ser sucinta... Ha 4 anos atras conheci um rapazinho e apaixonei-me. Apos 1 ano juntos ele recebeu uma proposta irrecusavel de trabalho e resolveu ir pra Australia, e eu, como nao poderia deixar o amor passar batido, fui junto. Acabamos nos casando e apesar da saudade da familia e amigos, nao temos planos de voltar ao Brasil tao cedo.
    Moramos 2a e 8m em Sydney, cidade lindissima, organizada, multicultural, um luxo. Mas como adoramos natureza, pes na areia e calorzinho, nos mudamos recentemente pra Gold Coast e aqui eh simplesmente perfeito.
    Melbourne eh a cidade mais cosmopolita e sofisticada daqui, onde vc encontra os melhores teatros, restaurantes, boutiques etc,eh um lugar sensacional pra passear, mas acho muito friozinho pra morar. Nao conheco Perth mas a verdade eh que todas as cidades daqui tem seu charme e tem algo de especial pra conhecer. Vale muito a pena a visita.
    Eu adoro receber pessoas em casa, se vc um dia quiser passar ferias aqui, terei o maior prazer de recebe-la e te dar umas dicas de passeios.
    Beijinhos, Carol

    ResponderExcluir
  8. Carolllll, que coisa mais linda! O Amor é tudo de bom mesmo, né?! Quando sabemos que a pessoa certa apareceu não tem jeito mesmo...temos que correr atrás!
    Parabéns pela sua inicitiva!
    Eu também quero morar fora um dia. O sonho é a Europa...mas precisamos nos capitalizar mais um pouco e não ficar totalmente dependente de emprego...espero que não demore muito, rsrs.
    Eu tenho uma amiga que já passou férias em Golden Coast e ela me falou maravilhas daí...ela morou em Brisbane por 6 meses e também adorou! Pelo visto qualquer lugar da Austrália é bom!
    E como não podia deixar de dizer, muito obrigada pelo convite, super simpático da sua parte! Pode deixar que quando eu for na Austrália eu te aviso sim, será muito bom conhecê-la!

    Mais uma vez parabéns pela coragem e desejo que você continue muito feliz e junto do seu rapazinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...