quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sopa Creme de Mandioquinha

O Amor hoje foi a nutricionista, e é claro levou bronca...o que quer dizer que eu também levei bronca, uma vez que o que não falta aqui em casa é doce (os preferidos do Amor) e coisitas engordativas.
Entre várias recomendações da médica, a mesma autora desse blog super informativo, proibiu algumas coisas e pediu para dar ênfase em outras.
Como uma sopinha é sempre bem-vinda e com o friozinho de hoje, é mais bem-vinda ainda, eu resolvi fazer essa sopinha de mandioquinha e outra de abóbora assada (Com creme de leite e outra versão com gorgonzola), por que além de ser uma das minhas raízes preferidas, seria uma ótima oportunidade de ter um refeição leve e saudável para nós dois.

Mas não fiquem preocupadas, os doces continuaram por aqui...a única diferença é que o Amor vai comer menos do que o normal....embora ele diga que o reservatório de doces é separado, ninguém vive somente de sobremesas, não é?

Tempo de Preparo: 15 Minutos
Tempo de Cozimento: 25 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

1kg de mandioquinha (a famosa batata baroa) descascada e cortada em pedaços
1 colher (sopa) de manteiga
Aproximadamente 1 xícara de caldo de legumes
2/3 xícara de leite (ou creme de leite)
Sal e Pimenta do reino moída
2 fatias de bacon cortadas em tiras
4 colheres (sopa) de sour cream (se não tiver use creme de leite de caixinha misturado com gotas de limão)
Cebolinha a gosto para decorar

Modo de preparo

1. Leve uma panela ao fogo média com água. Quando começar a ferver, adicione os pedaços de mandioquinha e cozinhe bem, até que fique bem macia.

2. Enquanto a mandioquinha cozinha, prepare o bacon. Em outra panela em fogo baixo, frite o bacon (não coloque óleo, o bacon já já possui bastante gordura). Retire o bacon da panela e disponha sobre papel toalha para escorrer o excesso de gordura. Reserve.

3. Quando a mandioquinha estiver cozida, amasse bem com a ajuda de um garfo. Adicione a manteiga, misture bem. Acrescente 1/2 xícara do caldo de legume e com a ajuda de um mixer elétrico, bata a mistura até que fiquem bem cremoso, se necessário vá acrescentando mais caldo. Não acrescente muito pois você ainda vai colocar o leite e a sopa deve ser cremosa e não demasiadamente líquida.

4. Após terminar de bater o creme, volte a panela ao fogo e acrescente o leite. Misture bem e prove o sal, tempere com sal e pimenta.

5. Para servir, disponha no refratário desejado e disponha em cada um 1 colher de sopa de sour cream. Salpique com o bacon frito e com a cebolinha picadinha em finos anéis. Sirva imediatamente.

Dicas: Se não tiver um mixer, bata no liquidificador. Não deixe de colocar o bacon pois dá uma textura muito interessante. Em relação ao sour cream (ou creme de leite com gotas de limão), pois dá o toque de acidez necessário para a sopa ficar perfeita!


2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...