segunda-feira, 16 de maio de 2011

Peras em Calda de Vinho Tinto e Especiarias



Para o meu pleno entendimento, confesso que essa é a sobremesa mais fácil que já fiz aqui. Bom, posso estar com a memória fraca, então vamos intitular como uma das mais fáceis, ok?
Mas apesar de sua simplicidade, chega a ser um tanto complexo classificá-la. Acho que esse emaranhado de sabores, cheiros e sensações transmitidos através dessa encorpada e envolvente calda, faz com que cada vez com que a colher chegue a minha boca, uma descoberta aconteça. Sim! A princípio é difícil compreender e decifrar cada sabor, mas no fim eles se completam de forma tão perfeita que não tenho medo nenhum em afirmar que além de sofisticada é uma sobremesa que vai deixar o que falar...ou o que pensar...deliciosa, marcante, delicada e (por que não dizer) reveladora.

Viajando? Eu? Que isso! Não posso dizer em momento algum que é o vinho ou talvez a quantidade de açúcar. Não, não posso. Estão distribuídos aqui em completa e perfeita harmonia. Mas o que será? Acho que o sono...aquele sono que não pude ter o privilégio de ter nas últimas semanas e aquele que gostaria de ter no último fim de semana me deixou um tanto “aérea”. Pode ser. Deve ser. Não há motivo para não ser.

O fato é que, se minhas contas estiverem certas, provavelmente deve ser a terceira ou quarta vez que faço essa sobremesa em menos de 3 semanas. Viciante? Talvez. Mas tão prática e saborosa que não vejo motivos para ter em meu cardápio semanalmente. Mencionei que é mais uma adaptação das receitas da Laura Calder? Não! Como não?! Bom, falha minha...mas nenhuma falha da Laura, perfeita como sempre.



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

6 peras médias, descascadas e sem sementes (eu retiro as sementes por baixo com a ajuda de um boleador)
750ml (1 garrafa) de vinho tinto seco (Aqui eu usei um blend de Cabernet com Carmenere)
150g (3/4 xícara) de açúcar
1 fava de baunilha
1 a 2 paus de canela
1 pedaço da casca de uma laranja sem a parte branca para não amargar(eu usei aquela amarelinha, a Bahia)
1 colher (sopa) pimenta rosa em grãos
4 sementes de cardamomo
2 anis estrelado

Modo de preparo

1. Em uma panela de fundo grosso, coloque o vinho e o açúcar. Leve ao fogo médio até que o açúcar dissolva. Acrescente as especiarias e a fava de baunilha e suas sementes (Abra no sentido do comprimento e com a ajuda das costas de uma faca de ofício, retire as sementes). Quando ferver, adicione as peras e tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Vire na metade do tempo.

2. Verifique se as peras estão cozidas, pois dependendo do tamanho que você usar esse tempo pode variar. Quando estiverem cozidas, retire as peras e deixe a calda reduzir até ficar com uma consistência de caramelo mais leve, como se fosse um molho. Desligue o fogo e devolva as peras para a panela.

Se desejar, sirva quente acompanhada com sorvete de canela (fica delicioso). Ou se preferir sirva também com uma deliciosa calda de chocolate. Ou pode ser como eu que apenas a pera e sua deliciosa calda é suficiente para fazer da sobremesa a estrela da minha refeição.


8 comentários :

  1. Acho que me perdi em algum momento... Que hora eu coloco as peras na panela???

    ResponderExcluir
  2. Ops! Obrigada pela observação Darlana. Já inclui.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essas peras, parece fácil, mas já comi em alguns restaurantes umas que ficaram duras é horrível, mas vou anotar essa sua, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Nossa Stefânia, lindíssimas as suas peras e as fotos. Dá pra sentir o aroma só de olhar.

    ResponderExcluir
  5. Acho essa receita a coisa mais linda...já fiquei babando... bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Também faço sempre aqui em casa. Todo mundo gosta. Como é bom comer fruta com gostinho de doce!
    Muito bom mesmo.
    E que foto, hein?
    Bj

    ResponderExcluir
  7. No restaurante que trabalho uma pêra mais ou menos parecida com essa sai como guarnição, nunca tive a curiosidade de provar!! Acho que agora vou provar!!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já comi em restaurante que reduziu as especiarias ao cravo e canela, mas deixou a desejar o aroma e sabor. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...