terça-feira, 10 de maio de 2011

Codornas Assadas com Molho de Mostarda de Cassis e Vinho Branco



Dependência culinária é uma coisa interessante, é um vício...uma necessidade constante de usar esse ou aquele ingrediente. Eu não posso negar e devo confessar que tenho os meus queridinhos, aqueles ingredientes que se não estão na minha despensa eu nunca fico 100% feliz. Um deles é a mostarda de cassis. Oh Dear Lord! Como essa mostarda é boa! Ácida na medida certa, versátil, deliciosa e ainda por cima é rosa. Quer coisa mais fofa? Ah ultimamente esse é o meu xodó na cozinha. Como com pão, como com carne, com legumes...como pura?! Sim...as vezes eu pego um pouquinho a colher só para sentir esse delicioso sabor e aroma me entorpecer e sentir aquele imenso prazer de comer algo que gosto fora aquele arrepio bom que dá no final, né? Enfim, I'm in love por essa iguaria!

Bom, no fim de semana eu pude fazer um molho delicioso para comer com um filet que preparei para uns amigos, e ficou tão bom que a minha necessidade de reproduzir algo parecido falou mais alto. Aproveitei que tinha codorna no congelador e resolvi fazer um almoço mais produzido para mim. Ah sim, sempre que faço codorna com algum molhinho assim, acho que estou caprichando mais...não sei bem o que é...acho que a apresentação delas assim inteirinhas dá um charme todo especial, não acham? E essa além de charmosa não me deu muito trabalho...inclusive foi interessante pois tinha uma pia de louças nada atrativa me esperando...então enquanto as codorninhas estavam no forno, eu estava com o umbigo na pia, lavando louça e cantarolando. Ah sim, lavar louça sem nenhuma outra distração para ajudar torna o serviço impraticável, concordam? E cá para nós, Frank Sinatra anima qualquer cozinha....e Moon River me faz ter a mesma sensação ao provar essa mostarda...sublime, sublime!

Acho que a melhor parte do dia cumpriu seu papel lindamente, foi um almoço calmo, saboroso, com boa música, uma bela taça de Riesling....mas sempre falta uma coisa, né? Da próxima vez tentarei ser mais competente e chamar o Amor para almoçar comigo...



Tempo de preparo: Aproximadamente 45 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para a codorna

4 Codornas limpas (corte a pontinha da as para ela não queimar)
4 fatias de bacon
2 dentes de alho grandes
1 ramo de alecrim 
1 ramo de tomilho
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite de Oliva a gosto

Ingredientes para o molho

1/2 xícara de vinho branco (eu usei riesling)
1/2 xícara de caldo de frango sem sal
2 colheres (sopa) de mostarda de cassis
1 colher (chá) de manteiga sem sal gelada
Se necessário, sal e pimenta do reino

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Tempere as codornas com sal e pimenta. Envolva cada uma com uma fatia de bacon. Amarre as pontas das coxinhas. Disponha em uma assadeira, regue com azeite de oliva, coloque mais ou menos 1/2 xícara de água no fundo, o alho que deve estar apenas amassado ligeiramente, os ramos de alecrim e tomilho. Leve as codornas ao forno pré aquecido por mais ou menos 20 Minutos, aumente a temperatura para 220 graus e deixe mais uns 10 minutos para dourar.

2. Depois que as codornas estiverem assadas, reserve-as em um local aquecido e prepare o molho. Na mesma assadeira que a codorna foi assada, coloque o vinho e leve ao fogo médio para deglaçar o fundo. Quando o vinho reduzir pela metade acrescente o caldo de frango e deixe reduzir para 1/3. Descarte os ramos de alecrim, tomilho e o alho, acrescente a mostarda e deixe apurar até obter uma consistência de molho. Retire do fogo e com um fouet incorpore a manteiga gelada.

3. Para servir eu fiz uma caminha de purê de batatas, coloque as codornas sobre ele e cobri com um pouco do molho em cada e sirva.

Ficaram com a cinturinha fina, viram? rsrsrs


6 comentários :

  1. Nunca fiz codornas, mas com certeza essa mostarda de cassis deve dar um sabor incrível a elas.
    Muito linda sua apresentação, Parabéns!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Stef... que lindeza de prato! Adoro codorna, mas nunca pensei em fazer com um molho desse tipo... Vou ter que experimentar!
    Bjs
    Lívi

    ResponderExcluir
  3. Noooooooooossa isso parece muitooo bom!!!
    Que fome me deu!
    Adoro as fotos do seu blog, são muito lindas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef! Respondi teu recadinho lá na Cozinha de HG! :) Mas agora me surgiu uma dúvida... onde tu compras lagosta aqui em Brasília? E essas codornas? Sabe que nunca fiz? Deu água na boca!
    Bjinhos,
    Heide

    ResponderExcluir
  5. Ficou um prato lindo, parabéns! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Rachel! Obrigada pela visita e pelo comentário, viu?

    A mostarda de cassis é realmente a estrela do prato, deliciosa!

    Meninas, eu sei que algumas de vocês deixaram comentários na receita...mas o louco do blogger apagou tudo...sorry, tá?!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...