segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cupcakes de Chocolate Amargo, Cacau e Bourbon



Enfim, dezembro! Enfim, mais uma etapa finalizada! Enfim, férias! Pois bem, não completamente de férias...as do trabalho virão em janeiro, mas férias da faculdade (permanentes agora!!! Uhuuuu!) e férias das aulas de francês. Adoro cozinhar, aprendi muita coisa no curso...mas agora preciso de um tempo maior para mim, para o meu Amore, para minha cozinha e claro para esse cantinho que tanto gosto, o blog. 

E no fim de semana eu quis cozinhar, mas quis cozinhar sem compromisso, sem tempo, sem firulas...quis apenas fazer aquelas pequenas coisas que me agradam e me deixam feliz, sabem? Eu também adoro investir horas de trabalho para fazer apenas um prato, acho que realmente vale a pena. Mas no fim de semana eu queria apenas um cheirinho de bolo de chocolate na minha cozinha...apenas aquela sensação gostosa de bater um bolo. É um pouco difícil de explicar, mas é como se fazer um bolo pudesse ser mais terapêutico do que olhar para mar...vai entender, né?

Bom, e esse bolo em especial serviu para começar a minha deliciosa viagem em cima do novo livro do Thomas Keller, o "Bouchon Bakery", que foi um MARAVILHOSO presente que ganhei da Andrea Postch, minha amiga secreta do ano passado e que esse ano a ordem foi invertida e ela que sorteou meu nome. Nem preciso dizer o quanto amei, não é mesmo? Esse livro é simplesmente perfeito! (Como tudo que o Thomas Keller faz).



E voltando a receita, escolhi um bolo de chocolate....queria só o bolinho. Mas fui fazendo e daí decidi que seriam cupcakes...e já que seriam cupcakes, por que não decorar? Enfim, uma coisa foi levando a outra e no fim acabei fazendo 3 receitas. Mas ok, todas muito rápidas e com pouco trabalho. E o resultado foi melhor do que o esperado. Um cupcake macio, molhadinho, uma trufa de bourbon para trazer mais intensidade e uma dentelle de cacau e pecans para dar textura! Casamentos perfeitos e sabores intensos. Deliciosos como sobremesa e tentadores para um chá da tarde.
Então é isso meus caros, espero que vocês testem essa receita e fiquem tão felizes quanto eu com o resultado.

Beijocas e boa semana!






Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: 15 Minutos
Rendimento: 24 mini cupcakes

Ingredientes para a massa

101g de farinha de trigo (1/2 xícara + 3 1/2 colheres (sopa))
31g de cacau em pó (1/4 xícara + 2 colheres (sopa))
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de fermento em pó químico
1 pitada de sal
56g de ovo (1 ovo grande)
126g de açúcar (1/2 xícara + 2 1/2 colheres (sopa))
1/4 colher (chá) de baunilha em pasta
86g de maionese (1/4 xícara + 2 1/2 colheres (sopa))
105g de água em temperatura ambiente (1/4 xícara + 3 colheres (sopa))

Ingredientes da trufa de bourbon

100g de chocolate meio amargo (63%)
50g de chocolate ao leite
75g de creme de leite fresco
20g de glucose
15g de manteiga
20g de bourbon

Ingredientes da dentelle

37g de favas de cacau
37g de pecans levemente tostadas
75g de açúcar
62g de manteiga sem sal
25g de glucose
21g de leite
7g de cacau em pó (1 colher (sopa) + 1 colher (chá))


Modo de preparo

1. Prepare a massa. Pré aqueça o forno a 160 graus e distribua forminhas de cupcake sobre a forma própria para tal uso. Reserve.

2. Peneire a farinha com o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata o ovo com o açúcar e a baunilha até que fique um creme claro e muito fofo, aproximadamente 8 minutos. Acrescente a maionese e bata apenas para incorporar. Fora da batedeira, adicione os ingredientes secos e a água intercaladamente e com movimentos delicados e envolventes. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Depois de assados, deixe esfriar completamente antes de decorar.

3. Para a dentelle o forno deve estar pré aquecido em 180 graus. Coloque a fava de cacau e as nozes pecan em um saco plástico e feche bem. Com a ajuda de um rolo, bata levemente até os dois estejam em pequenos pedaços do mesmo tamanho. Reserve. Em uma panela pequena leve o açúcar, manteiga e a glucose ao fogo baixo, mexendo sempre, até atingir 110 graus. Retire do fogo, acrescente o cacau e as nozes picadas com as favas. Misture muito bem até que fique totalmente incorporado. 
Transfira o preparo para uma forma com silpat (ou então palpel manteiga se não tiver o silpat), coloque outro silpat por cima (ou papel manteiga) e passe o rolo até que fique uma camada uniforme e fina. Retire o silpat de cima e leve ao forno por 12 minutos. Retire do forno e deixe descansar 2 minutos, ainda morno corte no formato desejado. Quando estiverem completamente frios, armazene em um pote hermeticamente fechado. 

4. Prepare o recheio de trufas. Aqueça o creme de leite e a glucose até a primeira fervura, ou até a glucose dissolver. Derrame sobre o chocolates picados e trabalhe até obter uma preparação lisa e brilhante.

5. Deixe amornar em temperatura ambiente até atingir mais ou menos 35 graus. Acrescente a manteiga e o bourbon. Não coloque a manteiga e o licor com a mistura muito quente, caso contrário a manteiga ira derreter e o bourbon evaporar completamente e isso irá prejudicar a textura da trufa. Esfrie até atingir 25 graus e transfira para um saco de confeiteiro.

Decore com a trufa e a dentelle a gosto.





8 comentários :

  1. Delicia!
    Comia agora um!
    Ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo presente, adoraria ganhar um desses de amigo oculto também. rs...

    Adorei as receitas, pretendo testar qualquer hora dessas...

    Bjuu e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, receitas perfeitas e delicadas!

    ResponderExcluir
  4. Ai Stefânia querida, até quando você quer fazer algo sem compromisso na cozinha, você arrasa!
    Esse cupcake é lindo, com certeza delicioso e de arrasar com qualquer chocólatra, hehe
    Esse presente é magnífico mesmo!
    Um forte baraço :)
    Queila

    ResponderExcluir
  5. Têm mesmo muito bom aspecto :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderExcluir
  6. Que tentação de chocolate!!! Têm um aspecto delicioso :)

    Beijos*

    ResponderExcluir
  7. As fotos ficaram lindíssimas! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...