quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Macarons de Baunilha


Começando a pensar no que passou ao longo do ano, nos sonhos realizados, objetivos alcançados e nas alegrias que vivi, invariavelmente começo a pensar nos planos para 2013...nos desafios que virão pela frente, nas metas propostas, nos próximos desejos a serem realizados...fim de ano é um dos melhores momentos para isso...finalizar um ciclo e iniciar outro.

Bom, os macarons têm seu espaço nos planos para o ano seguinte. Quero aprimorar a técnica, testar novos sabores, divulgar mais esse docinho tão especial...e claro, comer alguns por que ninguém é de ferro, não é mesmo? Mas enquanto o ano não acaba e o próximo fica mais perto, nada melhor do que começar as receitinhas para o fim de ano, aqueles quitutes que agente sempre faz para presentear os amigos e as pessoas mais próximas. E os macarons figuram entres as guloseimas que sairão daqui direto para as caixinhas de presente. Assim espero e planejo...

Então a dica de hoje é recheá-los apenas com um brigadeiro de baunilha...nada muito elaborado, totalmente despretencioso e muito saboroso! Esse realmente vale a pena! 
E vamos combinar que ninguém recusa um docinho de baunilha, não é mesmo? Bom...eu espero que não, por que estão entre os planos para o fim de ano....

Beijos para vocês!





Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 60 a 70 macarons de 2,5cm de diâmetro (já recheados)

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina

Ingredientes para o recheio de baunilha

1 Lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (não substitua para margarina)
1 e 1/2 colher (chá) de pasta de baunilha

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve.

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível.

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok?
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma).

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos.

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok?
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme.

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira.

7. Prepare o recheio. Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo médio, mexendo sempre, o leite condensado e a manteiga Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até dar o ponto do brigadeiro médio (Ponto de recheio). Retire do fogo, acrescente a pasta de baunilha e misture bem. Disponha em um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.



16 comentários :

  1. Que maravilha de aspecto, estão tão lindos!

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos!! Uma delicadeza perfeita :)

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Só de olhar dá vontade de comer... Estão lindos. Bjinho

    ResponderExcluir
  4. Como eu adoraria fazer assim uns tão lindos e perfeitos...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Ficaram lindissimos, as sobremesas não são o meu forte, por isso fico com uma pontinha de inveja.

    Beijnhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Ha tempos que venho comprando a farinha de amendoas pra fazer esse docinho e sempre uso pra outras coisas,acho que eh o medo de nao acertar,mas se eu nao tentar nao saberei neh...espero que eu perca esse medo e faca para o fim do ano,afinal,esses sao meus planos para a farinha que acabei de comprar...os seus estao lindos...adoro!!!

    Beijinhos

    Sharon

    ResponderExcluir
  7. Stef, ando apaixonada pelos seus macarons. Um dia desses tentei uma receita, mas menina, segunda vez e não acerto de jeito nenhum! :(

    Os seus estão lindos como sempre, de todas as cores e sabores!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  8. Que amorosos...com brigadeiro de baunilha devem ser perfeitos!!
    Bjinhoos

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, os seus macararons são os melhores que comi até hj. Fizeram muito sucesso na festa da Alice e estou indicando vc pra todas as minhas clientes. Te desejo muita inspiração nesse ano de 2013 e felicidades nos seus projetos. Bjs, Tathy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tathy!

      Obrigada pelo carinho! Foi um super prazer fazer os macarons para a festinha da Alice e fico muito feliz em saber que você gostou!

      Um grande abraço e um 2013 cheio de projetos de sucesso para você!

      Excluir
  10. Adorei a receita, farei amanha, mas gostaria de dividir a massa em tres partes. Quando a maça já estivesse pronta, colocaria corantes diferents nas três partes.
    Pode?

    ResponderExcluir
  11. Olá adorei a receita e farei amanhã. Mas tenho uma dúvida, gostaria de dividir a massa em tres partes iguais depois de pronta, e em cada parte colocaria um corante diferente, pode fazer assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fernanda!

      Você só tem que tomar cuidado para misturar as massas demais na hora de incorporar os corantes. Eu não costumo fazer assim, mas já fiz uma vez e funcionou...só é preciso ter atenção redobrada.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir
  12. Oi Stefânia, você sabe onde posso encontrar esta pasta de baunilha aqui em Brasília??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu comprei a minha nos EUA. Nunca encontrei aqui para vender. Nessa receita você pode substituí-la por fava de baunilha sem problemas.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...