terça-feira, 19 de março de 2013

Velouté de Aspargos Brancos



Dias ensolarados. Dias chuvosos. Dias quentes. Dias...frescos. Assim estamos vivendo esse fim de verão aqui em Brasília, com as águas de março nos presenteando com dias mais amenos, mas com dias de calor quase que insuportável...características do clima inconstante da Capital Federal.

Mas se você tiver sorte e estiver batendo aquele começo de outono, um ventinho mais simpático, uma temperatura mais fria e aquela vontade de ficar em casa e comer algo reconfortante mas sem perder a classe, sugiro testar essa deliciosa receita de aspargos brancos. Eu não os conhecia até pouco tempo e posso dizer agora que são parte da minha rotina. Os deliciosos irmão verdes não perderam seu posto, não. Nunca. Mas essa variedade branca tem seu valor e ultimamente é comum encontrá-los nos supermercados por aqui. Resumindo, não há motivo para não fazer uma entrada sofisticada. Por aqui foi além disso, foi meu jantarzinho em um desses dias mais gostosos...perfeita!

E por aí, como está o clima?

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

600g de aspargos brancos sem a pele cortados em 3 a 4 partes (é só descascar com um descascador de legumes...mas é preciso ter cuidado e só tirar a camada externa, que é bem fina)
3 xícaras de água
70g de manteiga sem sal
40g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal (preferencialmente marinho)
1 cebola grande picada
1 xícara de creme de leite fresco
Tomilho fresco a gosto
Sal
Pimenta do reino branca a gosto


Modo de preparo


1. Coloque a água em uma panela grande juntamente com o açúcar, o sal, o tomilho e metade da manteiga. Quando levantar fervura, acrescente os aspargos e deixe cozinhar por 6 minutos. 

2. Enquanto isso, em outra panela grande, refogue a cebola no restante da manteiga até que fique translúcida. Passado o tempo de cozimento dos aspargos, transfira os aspargos com o caldo para a panela onde refogou a cebola, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Descarte o tomilho e separe algumas pontas para decoração. Transfira tudo para o liquidificador e bata até que fique bem liso e homogêneo. Sirva acompanhado das pontas de aspargos. 

Pode ser servida quente, morna, em temperatura ambiente ou até fria.

6 comentários :

  1. Muito bom! Parece apetitoso e quentinho!

    ResponderExcluir
  2. Stef do céu! Que delícia! Chegou a me dar água na boca! Aqui está friozinho - 18ºC - e apetecendo este tipo de alimento...aliás, adoro o frio! Comeria bem quentinha, com certeza! Um beijo, amore!

    ResponderExcluir
  3. oie!! adorei essa receita!
    aqui no RS o frio esta chegando e estes cremes são tudo de bom para aquecer!!
    bjs
    aqui como sempre tudo lindo!

    ResponderExcluir
  4. Delícia!!!!! Com uns crispis de bacon em cima, então!!!!!

    ResponderExcluir
  5. pode usar os aspargos brancos de conservas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, Rodrigo. O sabor e a textura são bem diferentes...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...