sábado, 26 de outubro de 2013

Panquecas de Limão e Papoula



E chove, quase todos os sábados chove. Eu gosto, me sinto bem vendo a chuva cair, a sensação é de renovação. As cores do outono vão ficando mais vivas, mas com a chuva, as folhas podem começar a se despedir mais rapidamente...mas mesmo assim, eu gosto.

Essa sensação de renovação que a chuva traz, é muito parecida com a fase que estou passando. Mudei de hábitos, mudei de casa, mudei de cidade, mudei de país. A distância tem sido boa em vários sentidos. Estar em um outro país, com outra cultura, nos deixa muito mais abertos, mais flexíveis. Com certeza tenho me sentido muito mais sensível, mas ao mesmo tempo muito mais corajosa para os desafios que estar longe nos traz. Definitivamente foi umas das decisões mais acertadas da nossa vida. Aprender algo novo todo dia, testar minha capacidade de adaptação a todo instante, está me trazendo muito mais benefícios do que eu podia imaginar.

Quem sabe depois desse primeiro instante eu não volto a ter os hábitos antigos que eu sinto falta? Na verdade já tenho tido uma saudade bem grande de passar por aqui. Passear pelos supermercados, delis, street markets...têm me motivado bastante a cozinhar e mostrar um pouco de tudo que vejo aqui para vocês. Acho que tudo na vida é uma fase, e eu estou tomando esse tempo para mim, colocar minhas idéias no lugar e depois voltar com mais energia...

E já que estamos no hemisfério norte, já que estamos falando de sábados chuvosos, acho que essas panquecas caem perfeitamente bem para essa época (ou qualquer outra) do ano. Elas são vibrantes mas ao mesmo tempo tem gostinho de comfort food...lembra casa, lembra um pouco da minha rotina no Brasil...mas me deixa muito feliz por estar aqui!

Depois volto contando um pouquinho da vida aqui no Canadá para vocês, viu? Por enquanto deixo um beijo grande e um enorme agradecimento pelos e-mails carinhosos e cheio de palavras bonitas que tenho recebido!

Bom sábado para vocês com uma foto do parque que fica ao lado de casa!


Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

2 colheres (sopa) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de raspas de limão siciliano
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de buttermilk
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de sementes de papoula

Ginger syrup ou Maple syrup para servir

Modo de preparo

1. Em uma tigela pequena, misture o açúcar com as raspas de limão. Esfregue bem a mistura com os dedos. Reserve.

2. Em um bowl maior, misture a farinha com o fermento, bicarbonato e o sal. Misture o açúcar com limão e reserve.

3. Em outra tigela, misture os ingredientes líquidos (buttermilk, ovos, extrato de baunilha, suco de limão e a manteiga derretida. Acrescente essa mistura aos ingredientes secos e misture bem. Junte as sementes de papoula a massa e misture novamente até que fique homogêneo. Deixe a massa descansar por 10 minutos antes de cozinhar as panquecas.

4. Aqueça uma frigideira grande (anti-aderente) e unte levemente com manteiga ou óleo vegetal. Cozinhe as panquecas em etapas até que termine a massa, mais ou menos 30 segundos para cada lado, ou até que fiquem levemente douradas (o tempo pode variar de acordo com o material da sua frigideira). 

Sirva morna com o xarope de gengibre ou maple syrup.

Dica: para que elas não esfriem, deixe as panquecas prontas em um prato dentro do forno pré aquecido a mais ou menos 100 graus.




19 comentários :

  1. Esta estranhando mesmo sua ausência no blog!
    Não se preocupe com o periodo adaptação, passei por isso no ano passado e faz realmente a gente perceber que é mais corajosa do que pensavamos!
    Aproveite os sabores, as cores e tudo que um lugar novo pode te trazer, de quem já teve a experiencia, voltar deixaam sempre saudades!
    Espero te ver mais por aqui, estava com saudades de suas palavras no blog que sempre acalmam
    Muito sucesso para você nessa nova aventura!
    Um beijo da vizinha de cozinha virtual
    sarah
    tricotandonacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sarah!

      Pois é Querida, nos mudamos para o Canadá e eu acabei não vindo aqui contar...falha minha mesmo!

      Mas isso que você falou é verdade, eu me sinto muito mais corajosa depois que tomamos essa decisão e estamos começando essa nova vida aqui. É muito mais difícil do que eu havia imaginado, mas ao mesmo tempo é muito mais recompensador do que eu poderia imaginar. Estou amando!

      Um beijo grande,
      Stefânia

      Excluir
  2. Querida Stef,
    todos nós estávamos com muita saudades dos belos posts e lindas receitas aqui deixadas com um quê de muito carinho e felicidade! Estava preocupada, mas não me senti a vontade de mandar email, apesar de ser leitora assídua .
    Espero que esteja feliz, isto importa mais que tudo!
    Um beijo e muitas felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tati!

      Obrigada pelo carinho Querida! Eu realmente estava sentindo falta disso tudo e principalmente do meu contato com vocês. Vou tentar voltar aqui como fazia antes.

      Aqui está tudo ótimo e estou bem feliz! Eu sempre quis morar fora e agora que estou aqui, eu vejo que a decisão foi muito acertada.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Stefânia,que bom que voltou! toda vez que acessava o seu blog e via que não tinha novas postagens ficava triste...adoro seu blog,a maneira como escreve e é claro, suas receitas maravilhosas! bj grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Suely!

      Obrigada pelo carinho e pela mensagem! Eu também estava meio triste com essa distância, mas agora que estou voltando (mesmo que aos poucos), acho que tudo vai ficar como era antes.

      Beijos e obrigada por sempre passar por aqui!

      Excluir
  4. Stefânia, lindo teu blog!!! Adorei!!! Vou te visitar sempre por aqui também! =) Beijão

    ResponderExcluir
  5. Lindas de viver...e de comer certamente! Anotado! Bjs doces!

    ResponderExcluir
  6. Stefania, adoro teu blog!!! Sempre entro para ver as novas receitas. Tambem moro no Canada, em Markham, 30 km norte de Toronto. Seja bem vinda. O comeco nao eh facil mesmo, ainda mais no inicio do inverno, depois melhora.
    Um beijo e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Stefania, adoro o teu blog e sempre passo por aqui para ver as novas receitas. Eu tambem moro no Canada,, em Markham, 40 km norte de Toronto. No comeco nao foi facil adaptar e hoje adoro viver aqui. Um grande abraco e boa sorte e se precisar de alguma coisa esteja a vontade para contactar. Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!
      Tudo bem Querida?

      Nossa, que legal saber que tem uma leitora pertinho de mim!!! Obrigada pelo comentário e pelo carinho! Se você tiver um tempinho, podemos tomar um café um dia desses, que tal? Beijocas!

      Excluir
    2. Otima ideia...meu email eh: clau21miranda@gmail.com . Estarei sexta em downtown, quem sabe eh um bom dia para um cafe. Um beijo

      Excluir
    3. OI Clau! Te mandei um e-mail, tá? Beijos!

      Excluir
  8. Hmm que delícia! Tentação fazer nesse tempinho chuvoso que faz por aqui... Adorei a foto da árvore, as estações bem definidas é uma coisa que eu aprendi a gostar muito de apreciar.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  9. Ah! eu também fazia parte das que vinham sempre aqui e ficava triste vendo a última receita, e pensei, desistiu do blog, hoje pra minha surpresa você está é de morada nova, fiquei feliz!! Adoro suas receitas e as apresentações, que bom que voltou!! O Canadá é também meu sonho de consumo...Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  10. ai Stef, vc me mata com estas panquecas, pelo amor de Deus
    adoooooooooooooro
    saudades de vc!!
    bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  11. Stefânia, que bom ter notícias suas novamente, só que em outro país :) !!!!
    Com certeza poderia encomendar alguns macarrons di-vi-nos que vc faz agora no final do ano!!!
    Desejo que essa nova fase na sua vida seja muito feliz e cheia de aprendizado e novas experiências.
    Não nos abandone, please, s'il vous plaît!!! rsrs
    Beijos
    Nayla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...