sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bonne Fin de Semaine!

E quem sabe um pouco de ação na cozinha...

Et finalement, ici au Québec on dit "Bonne fin de semaine"! #entendedoresentenderão :)


Beijos!

Créditos da imagem e onde comprar esses lindos posts: https://www.etsy.com/ca/listing/17907936/stacked-to-perfection-i-heart-kitchens?ref=shop_home_active_9

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Linguine com Pesto de Salsa


Fazer home office tem suas vantagens. Trabalhar em casa, sem precisar dirigir, enfrentar congestionamentos, se arrumar toda e andar de salto alto durante mais de 8 horas por dia, me pareceu muito atrativo desde o início. E na verdade é! Porém, tudo tem dois lados e fazer um pedaço do seu lar um escritório, também traz alguns contratempos. A falta de contato com outras pessoas é o que mais me incomoda. Não encontrar conhecidos (e também desconhecidos) pelos corredores, dar bom dia ao entrar no elevador, ao passar pela recepção do prédio, fazer um pequeno break para tomar um café com os colegas de trabalho...e claro, os famosos almoços de sexta-feira me fazem muita falta. 
Outra grande desvantagem é que muitas vezes eu perco o horário do almoço pois começo uma atividade e quando vejo, já passam das 13h e ainda tenho que procurar algo na geladeira para esquentar ou sair para comer algo na rua...mas tem dia que a preguiça é grande e eu simplesmente não quero sair de casa e enfrentar as altas temperaturas que o verão québecois tem nos oferecido.

Mas, como tudo tem uma solução, para dias como esses eu sempre recorro as massas e suas variações! E a de hoje foi um delicioso pesto de salsa feito em menos de 5 minutos que estrelou lindamente o meu almoço. O toque de limão fez toda a diferença e trouxe mais vida a combinação que para mim já era vencedora. Rápido, prático e delicioso! Perfeito para dias corridos? Sim, mas também para todos os outros!

Beijos para vocês!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

200g de linguine fresco

Para o pesto

1 maço de salsinha
1 punhado de manjericão
Raspas de 1 limão siciliano
Queijo grana padano a gosto
1/4 xícara de pinoles levemente tostados
Azeite de oliva até dar o ponto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Em uma panela grande, coloque 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

2. Para o pesto, bata todos os ingredientes no processador. Sirva com o linguine.

Obs: Pode ser que sobre um pouco de pesto. Guarde-o em um recipiente com tampa e guarde na conserve-o na geladeira por até 5 dias.




terça-feira, 29 de julho de 2014

Torta de Frutas Vermelhas e Mel



A vida continua tranquila aqui em terras canadenses. O verão nos trouxe dias chuvosos na última semana, mas que vieram em boa hora para terminar a decoração da nossa nova casa e comprar tudo o que faltava. Os dias longos têm nos ajudado a fazer tudo o que é preciso e é claro, aproveitar as boas temperaturas ao ar livre. A Praliné está super adaptada e adora passear nos parques perto de casa. A vida é boa e nós podemos dizer que a decisão foi mais que acertada.

Tenho tido mais tempo para cozinhar e isso me deixa muito satisfeita, mas o que mais tenho feito é procurar novos marchés, épiceries, boucheries, fromageries e afins. Os Quebecois valorizam muito o que produzem aqui e é muito interessante constatar que nessa época do ano as feiras, supermercados, delis, etc, têm muito orgulho em expor e vender os produtos feitos nas proximidades. Os morangos e framboesas da Île d'Orléans por exemplo, têm presença garantida toda semana aqui em casa. Os queijos de Charlevoix nunca faltam na minha geladeira e/ou despensa. Os mirtilos do Lac-St-Jean. O pato  e o foie gras da Canard Goulu, o xarope de bordo (ou o famoso maple syrup) feito por toda a província. O salmão defumado da Fumerie Québecoise....e por aí vai. Poderia fazer um post inteiro só com as delícias feitas por aqui. Eu tenho me esbaldado e tenho esboçado um certo orgulho também. No Brasil eu já adorava provar tudo que nossa terrinha nos oferecia, agora imagina aqui que quase tudo é novidade? Adoro!

Bom, e a receita de hoje tem um pouco disso. Fomos na Île d'Órleans semana passada para colher morangos e acabei voltando com todas essas frutinhas lindas na minha cesta de compra. Como o Amore já estava me pedindo há muito tempo uma torta de morangos, decidi que elas seriam parte dessa sobremesa e o resto eu faria o que tenho feito toda semana: Comê-las em frente a TV ou lendo um livro! A torta foi um sucesso e as frutas recém colhidas brilharam ainda mais nessa sobremesa. Foi uma ótima forma de aproveitá-las e deixar o meu Amore mais feliz. Melhor impossível, não é mesmo?

E vocês, também gostam de aproveitar o que a sua região produz?

Beijos e boa semana!



Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 20 a 25 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes para a massa (Pâte Brisée)

200g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal, gelada
1 ovo, levemente batido
Cerca de 2 colheres (chá) de água


Ingredientes para o recheio (Crème Patissière de mel)

1 e 1/2 fava de baunilha
30g de amido de milho
75g de mel
350ml de leite
4 gemas


Chocolate branco derretido para a montagem
Frutas vermelhas para a decoração

Modo de preparo

1. Comece pela massa. Peneire a farinha de trigo com o sal e misture a manteiga com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e a água suficiente para dar liga. Ele deve soltar das mãos. Forme uma bola, cubra com papel filme e leve ao refrigerador por pelo menos 60 minutos. 

2. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque em uma panela 250ml de leite, use os 100ml restante para dissolver o amido de milho, então agregue ao restante do leite na panela, acrescente metade do mel e adicione os grãos e a fava de baunilha. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 a 3 minutos sempre batendo com um batedor manual. Numa tigela grande, bata as gemas por 3 minutos com o restante do mel. Regue com um pouco do leite, sempre batendo. Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater. Quando ferver, retire do fogo. Retire as favas de baunilha e deixe o creme esfriar em uma tigela mergulhada em um recipiente com gelo coberta com papel filme rente a superfície do creme para não criar uma película sobre o creme pronto. Reserve.

3. Após o período de descanso, polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo. Forre o fundo e as laterais de uma forma com fundo falso. Fure o fundo com a ajuda de um garfo. Leve a geladeira novamente por aproximadamente 15 minutos.

4. Pré aqueça o forno a 190 graus. Cubra a massa com papel alumínio ou papel manteiga e coloque feijões em cima para que a massa não cresça. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, retire o papel alumínio e os feijões e deixe assar por mais 10 a 15 minutos, ou até a massa começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

5. Para a montagem, pincele o fundo da massa com chocolate branco (isso evita que o recheio deixe a massa muito mole) e cubra com o recheio. Decore com as frutas da sua preferência e sirva.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bolo de limão



Mais um bolo de limão. Não me canso deles e não consigo comprar limões sem pensar em preparar um aqui em casa. Óbvio que a mudança de apartamento no início do mês também tem muito a ver com isso. Casa nova, móveis novos, eletrodomésticos novos, um fogão com um forno maravilhoso e claro, toda aquela empolgação de estar em um lugar novo e que é a nossa cara, me deixam muito mais inspirada a cozinhar. E além de tudo, cheiro de bolo assando é arrasador, não é mesmo? Eu adoro!

Esse é um daqueles bolos bem coringas, super fofo e perfeito para acompanhar uma xícara de chá ou café; para comer no fim da tarde enquanto você lê, ou só quando você quer curtir o jardim e a casa. A massa é super fácil de fazer e com a adição do buttermilk, deixa o sabor do limão muito mais pronunciado. Eu realmente tenho aderido ao buttermilk quando vou assar um bolo, principalmente se uso bicarbonato de sódio. O resultado é sempre um bolo bem macio e saboroso. 
O glacê é opcional mas se você, assim como eu, é amante dos sabores mais cítricos, ele acaba sendo indispensável. 

Enfim, o fim de semana chegou, já tenho uma parte do café da manhã pronta...quem sabe não coloco um pouco de ação na minha "to do list". E vocês, grandes planos?

Beijos e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 50 a 60 minutos
Rendimento: 12 porções
Quase nada adaptada daqui

Ingredientes

1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
5 ovos
3/4 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de suco de limão (eu usei siciliano)
Raspas de 2 limões (eu usei siciliano)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) sal
1/2 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio

Ingredientes para o glacê de limão

2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3 a 4 colheres (sopa) de suco de limão (usei tahiti)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 175 graus. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo as formas que for usar (no meu caso eu usei a da foto e mais 2 menores em formato de bolo inglês).

2. Misture o buttermilk com o suco de limão e as raspas de limão. Reserve. Misture a farinha de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.

3. Na batedeira, com o acessório raquete, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 5 minutos. Acrescente os ovos, um a um, adicionando o próximo apenas quando anterior estiver completamente incorporado. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a mistura da farinha de trigo, em 3 adições, intercalando com a mistura de limão e buttermilk. Comece e termine com a farinha. Distribua nas formas preparadas e leve ao forno por mais ou menos 50 a 60 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

4. Para o glacê, misture os dois ingredientes e distribua sobre o bolo já frio.

Obs.: * Se você não encontrar o buttermilk pronto, misture 1 colher (sopa) de suco de limão com 1 xícara de leite. Deixe descansar por 10 minutos e estará pronto para uso. Lembre-se que na receita você só usa 3/4 xícara, ok?

domingo, 13 de julho de 2014

Panna Cotta com Compota de Cerejas



Gosto da experiência de ver e viver 4 estações bem distintas, cada uma com sua particularidade e beleza ímpar. Gosto de apreciar o renascimento e a mudança do verde novo e vivo da primavera, as tulipas dando espaço para as flores da próxima estação. Gosto de escutar as rápidas e intensas chuvas de verão, de piqueniques no parque em dias ensolarados. Me sinto presenteada com a mudança das cores dando boas-vindas ao outono, da comida reconfortante que a estação pede, de uma taça de vinho para prolongar a noite após um longo dia. E o inverno, esse também traz sua beleza particular. As paisagens brancas, os dias de céu azul contrastando com a neve que caiu no dia anterior, as árvores cobertas com o que você pode quase afirmar ter sido uma tempestade de algodão. Resumindo...é impossível não se deslumbrar com o que a natureza nos oferece ao longo do ano

Mas melhor do que tudo isso, é poder aproveitar tudo o que cada estação traz a nossa mesa, cada uma nos apresenta o que de melhor a natureza pode oferecer e eu estou fascinada com o que posso fazer com cada alimento em seu auge. 
Estamos no verão e o perfume dos morangos recém colhidos figuram por toda a cidade, desde grandes supermercados às épiceries de cada quartier. São os meus preferidos! Sem falar dos mirtilos, framboesas, amoras, pêssegos, damascos suculentos, ameixas e suas variações, milho, alcachofras, berinjelas, abobrinhas de todos os formatos e cores...e os tomates? Oh mon dieu, os tomates merecem um capítulo a parte. E claro, como o post sugere, cerejas. De diversas cores e formatos, elas não faltam na minha geladeira. Doces, suculentas e intensas. Ahh, e o melhor? CAD 5,00/Kg. Então eu me dou ao luxo de usá-las em compotas, bolos, saladas e o que mais gosto, comê-las puras em frente a TV ou enquanto aprecio o jardim lá fora.

A panna cotta na verdade foi só um pretexto para usar a compota. Apesar de ser uma das minhas sobremesas favoritas (leia-se: fácil de preparar e deliciosa!), ela não tinha aparecido em minha cozinha desde que mudei para cá. Mas nunca é tarde, não é mesmo? Essa panna cotta em particular foi a melhor que já fiz! Muito cremosa e com a quantidade de açúcar ideal para receber as cerejas que já trazia todo o doce que você vai precisar...pontos para a panna cotta e um troféu para a compota! Com certeza uma sobremesa que vai aparecer outras vezes por aqui.

Beijos para vocês e bom domingo!



Tempo de preparo panna cotta: 10 minutos
Tempo de preparo compota: 15 minutos
Tempo de descanso: 6 a 8 horas
Rendimento: 6 porções (ou 4 para os mais gulosos...como eu!)

Ingredientes da panna cotta

3 folhas de gelatina
2 xícaras de creme de leite com 10% de gordura
1 xícara de creme de leite com 35% de gordura
1/3 xícara de açúcar granulado
1 fava de baunilha (opcional)

Ingredientes para a compota

2 xícaras de cerejas, sem caroço
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de licor de framboesas (opcional)

Modo de preparo

1. Hidrate as folhas de gelatina em água gelada e deixe descansar por 5 minutos. 

2. Leve ao fogo muito baixo, o creme de leite (10% de gordura) com o açúcar e a baunilha, até que o açúcar dissolva. NÃO deixe ferver. Se você perceber que a mistura está começando a levantar fervura, retire do fogo imediatamente para esfriar. Uma vez que a gelatina estiver hidratada, escorra bem e adicione à mistura para que dissolva. Cuide para não deixar ferver. Quando a gelatina dissolver, retire do fogo e misture o creme de leite restante. Descarte a fava de baunilha e distribua a mistura nos recipientes em que você for servir. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas para firmar.

3. Prepare a compota enquanto a panna cotta está na geladeira. Leve ao fogo baixo as cerejas e o açúcar. Deixe cozinhar por 10 minutos. Retire as cerejas da panela e devolva o líquido ao fogo. Deixe reduzir até que fique com consistência de calda. Retire do fogo e acrescente o licor (se for usar...mas eu recomendo). Devolva as cerejas a calda e deixe descansar em temperatura ambiente até esfriar. Leve a geladeira até a hora de servir.

4. Sirva a panna cotta acompanhada da compota



Obs.:

  • Se você não encontrar o creme de leite 10%, substitua por 1 e 1/2 xícara de leite integral e aumente o creme de leite 35% para 1 e 1/2 xícara;
  • Essa receita funciona muito bem se saborizada com raspas de limão ou laranja. Para servir com a compota, sugiro usar laranja;
  • Apesar de desenformada a panna cotta ficou muito cremosa, portanto mesmo que decida servir em copinhos, sugiro não reduzir a gelatina;
  • A compota pode ser usada para acompanhar sorvetes, queijos (com queijos a base de leite de cabra, funciona muito bem!), bolos, etc.


quinta-feira, 6 de março de 2014

Bolo de Fubá...Querido Bolo de Fubá

Adoro aquele momento mágico, em que toda a casa é tomada pelo cheiro de um bolo assando. Não há nenhum outro preparo que bata isso. E apesar de acreditar que o momento de desenformar o bolo pode ser tão bom quanto, ainda assim me transformo quando sinto os aromas de um bolinho assando no forno.

Desta vez foi um de fubá. Delicado, macio, saboroso... o melhor que já comi! Me lembrou a casa da minha mãe. Cada pedaço que eu comia era como se sentir abraçada por ela. A cada novo pedaço que eu cortava, podia até sentir o cheirinho do café que ela sempre fazia para nos receber. Pude até escutar sua voz à me perguntar se eu queria pão de queijo também...ou se queria levar uma forma de bolo para casa...E, mesmo com a distância, eu pude sentir que estava perto...difícil de explicar, mas quem está longe daqueles que amamos tanto, sabe bem o que quero dizer.
É incrível como a comida nos transporta para ocasiões especiais em nossa vida, não é mesmo? Posso citar inúmeros preparos que me lembram família...outros que me recordo dos queridos amigos...fatos importantes na minha vida...enfim, até naquelas situações que podem parecer banais, uma comida boa sempre torna o momento especial! 

E o meu domingo foi assim, transformado por uma xícara de chá, a deliciosa companhia do meu Amore e um pedaço de bolo de fubá. Mais uma semana encerrada e dessa vez com a melhor das recompensas...

Beijos para vocês e boa sexta-feira!

Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 30 Minutos
Rendimento: 6 a 8 porções
Receita da super talentosa Chef Joyce Galvão

Ingredientes

250g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
300g de açúcar refinado
5 gemas
200ml de leite
120g de farinha de trigo
150g de fubá
20g de fermento em pó
5 claras

Modo de preparo

1. Unte uma forma (grande) de buraco no meio com manteiga e polvilhe fubá. Reserve. Pré aqueça o forno a 180ºC.

2. Em um bowl, misture a farinha, o fubá e o fermento. Reserve. Na batedeira, com o auxílio do batedor em forma de raquete, bata e manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo, mais ou menos 5 minutos. Adicione as gemas e bata até incorporar. 

3. Incorpore os ingredientes secos, intercalando com o leite. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à mistura. Transfira para a forma preparada e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Retire do forno, deixe descansar 10 minutos e desenforme.

Sirva com uma xícara de chá ou café e aproveite!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Torta de Abobrinha, Queijo Feta e Tomate



Fevereiro está quase no fim, os dias já se notam mais longos e eu que, mesmo aproveitando cada descoberta do inverno, já me vejo pensando em árvores verdes e floridas, pássaros a cantarolar e claro, sentir o sol entrando pela casa e por que não dizer, pela alma. 

E por favor, não pensem que o inverno é vilão. Não, ele não é. Até hoje não me deixei intimidar pelas baixas temperaturas ou pelas poucas horas de sol. Mas agora, nesse quase início de março, a menos de 1 mês para a chegada da primavera, já me vejo buscando vegetais mais frescos e pratos mais leves. Anseio pelas temperaturas amenas que essa bela estação deve nos trazer, pelo renascimento das plantas, pelos goles de um bom vinho branco, pelos aspargos recém colhidos, pelas ervilhas frescas e claro pelas refeições ao ar livre…sentir o ar puro, acompanhada de um bom prato e uma boa bebida…Nada mal, não é mesmo?

Bom, por hora, já tentando entrar no clima da primavera, e altamente influenciada pelas belas abobrinhas que encontrei ontem no marché de fruits, eu vos deixo com uma bela idéia para os dias onde falta inspiração para um jantar ou talvez um almoço. 

Abobrinhas, queijo feta e tomtates…um belo kit de boas-vindas para a tão esperada estação!

Beijos para vocês e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 a 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

3 ovos
1/2 xícara de óleo de semente de uva (se não tiver use outro de sua preferência)
1/2 xícara de azeite de oliva virgem
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) orégano fresco picadinho
Sal e Pimenta do reino a gosto

Recheio

2 a 3 abobrinhas italianas, cortada em cubinhos
200g de queijo feta, cortado em cubinhos
Tomates a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira grande ou então 6 ramekins. Reserve.

2. No liqüidificador bata todos os ingredientes da massa com exceção do fermento em pó. Retire do liqüidificador coloque em uma tigela grande e adicione o fermento em pó. Misture bem.

3. Transfira a massa no refratário preparado, distribua o recheio e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que esteja dourada e assada por dentro.

A receita da massa é da minha querida amiga Glau.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Chocolate Chip Crumb Cupcakes



Escrevo esse post, sentada a frente da janela da sala de jantar e pasmem, são 17:06h e ainda há claridade do lado de fora! Ah sim, isso é motivo para comemorar! Sei que o pior ficou para trás e as noites que antes começavam em torno de 15:30h, agora só dão o ar da graça depois das 17:00h. Lindo demais!

Muita gente me pergunta o que é o pior do inverno. E eu sempre dou a mesma resposta, a redução do dia e o prolongamento da noite. Não que a noite também não seja bem vinda, eu adoro a noite também, mas vamos combinar que ver o sol nascer as 08:00h e vê-lo se pôr perto das 15:30h, não é a melhor experiência que já vivi. Acordar e olhar para fora e ver que está escuro...é um belo motivo para querer dormir mais. Há poucos dias atrás, por exemplo, quando marcava 17:00h no relógio o Amore já estava me perguntando do jantar...ou seja, o relógio biológico entende que está escuro e que está na hora de comer. Realmente queria entender como isso funciona para os Canadenses. Dias curtos durante 4 a 5 meses...dias absurdamente longos durante outros 3 meses... é para deixar qualquer organismo meio maluco, não é mesmo?
Enfim, o fato é que sou uma menina do dia e sempre fui, gosto da luz e da idéia que o dia é suficiente para fazer tudo o que quero...a sorte é que a primavera se aproxima cada vez mais e claro, o verão...com seus dias longos...adoro! Não o calor, mas os dias intermináveis.

Bom, e aproveitando que o forno aqui anda a todo vapor, hoje foi dia de cupcakes. Há tempos não os preparava, e meus pacotes de chocolate na despensa pedindo socorro, era uma boa idéia juntar o útil ao agradável, não acham? E apesar da surpresa de ter olhado para fora e ainda ver um "que" de claridade, a melhor surpresa do dia foi provar esses pedacinhos de nuvens mesclados com a intensidade do chocolate e o crocante do crumb, um conjunto de sensações... Foi realmente um bom momento do dia!




By the way, aproveitando que estamos em época de olimpíadas de inverno e que o Canadá está com tudo, fomos dar apoio aos atletas locais no último fim de semana onde aconteceu a famosa corrida de canoa no rio que atravessa a província de Québec! Além do dia ter colaborado, com o sol brilhando e o céu azul, conseguimos um lugar super especial no meio da multidão e deu para tirar umas fotinhas legais...da jornada no rio quase congelado! Super diferente e super legal!



Espero que gostem!

Beijos para vocês!

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 15 minutos
Rendimento: 12 Cupcakes grandes

Ingredientes do Crumb

1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
1/4 xícara de manteiga sem sal gelada, cortada em cubinhos
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes para o Cupcake

1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha para bolos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
3/4 xícara de mini gotas de chocolate meio amargo
1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Distribua as forminhas de cupcakes na forma. Reserve.

2. Prepare o crumb. Misture a farinha com o açúcar e acrescente os cubinhos de manteiga e a baunilha. Com a ponta dos dedos, incorpore a manteiga fazendo uma espécie de farinha mais úmida. Transfira para a geladeira.

3. Prepare os cupcakes. Misture as duas farinhas com o fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Separe duas colheres de sopa desses ingredientes e misture 1/2 xícara das gotas de chocolate. 

4. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira (com o acessório raquete) até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 5 minutos. Acrescente os ovos, um a um, acrescentando o segundo apenas quando o primeiro estiver completamente incorporado. Acrescente a baunilha e desligue a batedeira. Intercale os ingredientes secos e o buttermilk na massa, começando pelos ingredientes secos e terminando por eles também. 

5. Distribua a massa nas forminhas de cupcake, cubra com o crumb que estava reservado na geladeira e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e ainda na forma, distribua o restante do chocolate, deixe descansar por mais ou menos 10 minutos e transfira por uma grade para esfriar completamente.

Delícia!

Um nadinha adaptado daqui.




sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Melhor Bolo de coco...para aquecer corações e a casa nesse inverno...



Acho que a maioria de nós já deve ter ouvido por aí que a cozinha é o coração da casa, não é mesmo? Que é ali que tudo começa, onde as pessoas se reúnem, onde boas histórias começam...é aquele lugar que sempre vamos ter alguma lembrança boa, não importa se é da nossa cozinha, da cozinha das avós, de nossa mãe...enfim, a cozinha é realmente um dos cômodos mais especiais em uma casa.
Bom, aqui no Canadá não poderia ser diferente e é comum você conversar com alguém e a mesma afirmação ser feita. Tenho certeza que atravessando os oceanos também não muda nada...a cozinha deve ser o coração da maioria das casas! 

Pois bem, a cozinha aqui em terras geladas tem um papel mais que especial. No passado a cozinha era além de tudo uma fonte de calor. As mães e avós acendiam os fogões a lenha e era dali que surgia a mais importante fonte de aquecimento das casas no inverno...como era um dos cômodos da casa melhor aquecidos, era comum toda a família se reunir ali e passar horas...conversando, comendo...e claro, se aquecendo.

Felizmente a modernidade nos trouxe, além de tudo, a conveniência de ter aquecedores em cada cômodo, escolher a temperatura de cada um deles individualmente...e o melhor de tudo, sem se preocupar em ir atrás de lenha para acender a chaminé ou o fogão a lenha! 
Mas mesmo assim, mesmo sabendo que lá fora a temperatura está em torno de -15ºC e aqui dentro 21ºC, eu ainda gosto de ligar o meu forno quase que diariamente e sentir que a minha cozinha está mais aquecida, completamente tomada pelos aromas de um bom assado, um bolo...um pão...é uma sensação de aconchego, de tranquilidade...

Por isso, toda semana tenho feito bolos. Não sei se é o frio lá fora, se é apenas para ligar o forno e sentir que a casa começa a ser tomada por um cheirinho bom, mas eu tenho me animado muito em assar um bolinho, comer uma fatia quente...esperar o outro dia e comer outra fatia com uma xícara, ou talvez um bule de chá...oferecer um chocolate quente para o Amore com um bolinho, é um prazer inexplicável também! 
E foi nessa vontade de assar mais um bolo que hoje testei essa receita. No início me pareceu um tanto diferente, mas manteiga, ovo, farinha, coco e baunilha juntos...ah, isso nunca vai dar errado! E não deu mesmo! Logo na primeira garfada já foi eleito o melhor bolo de coco que já provei. Denso, aromático, saboroso...realmente um deleite! E como tudo ainda pode ficar melhor, esse é um daqueles bolos que fica melhor no dia seguinte...ou seja, ótima opção para preparar a noite e comer no café da manhã. De quebra a sua cozinha ainda fica com aquele aroma de bolinho assando....adoro!

Beijos para vocês e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 45 Minutos a 1 hora
Rendimento: 6 porções 

Ingredientes 

230g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar orgânico
1 xícara de farinha de trigo peneirada
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
200g de coco ralado (não adoçado)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira para bolo inglês. Reserve.

2. Na batedeira, com a ajuda do acessório raquete, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme branco e fofo, mais ou menos 5 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente 1/2 xícara de farinha de trigo. Quando estiver homogêneo, acrescente os ovos um a um, tomando cuidado para adicionar o seguinte apenas quando o anterior estiver completamente incorporado. Adicione a baunilha e bata mais um pouco. Adicione o restante da farinha e bata apenas para ficar homogêneo (Não bata demais). Acrescente o sal e o coco e misture com ajuda de uma espátula.

3. Transfira a massa para a assadeira preparada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por mais ou menos 60 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia limpo (essa massa é muito densa, então o tempo de forno pode variar de acordo com cada forno, aqui em casa demorou em torno de 55 minutos).
Retire de forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Esse bolo se conserva bem por mais ou menos 2 a 3 dias.

Sirva acompanhado de uma boa xícara de chá ou café e de preferência na companhia de um bom livro!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bolinhos de Amêndoas e Framboesa




Eis que chega o mês de janeiro que eu esperava. 

Deixe-me explicar. Não que janeiro seja o meu mês favorito, não é isso - Na verdade já descobri depois de mudar para cá que o meu mês favorito é outubro e suas cores (AMEI o outono). A expectativa pelo mês de janeiro era diretamente relacionada as temperaturas, aquelas os canadenses dizem ser do verdadeiro inverno. 
Para minha surpresa, e claro alegria, as temperaturas das primeiras semanas de janeiro oscilaram entre -1ºC e -10ºC. Coisa linda, não é? Andar na rua sem várias camadas de roupa...não praguejar quando a sensação térmica é quase 15ºC abaixo da temperatura mostrada nos termômetros e o vento cortante toca sua pele...não. O início de janeiro foi "doce" e muito agradável. Digo isso com imensa satisfação pois a expectativa que nos foi passada é que janeiro é o mês do -30ºC, -35ºC...as vezes -40ºC. Então dá para imaginar a satisfação em poder desfrutar de dias com temperaturas amenas e que te convidam a dar um passeio mais longo pelas ruas da cidade.

Mas como alegria de pobre dura pouco, principalmente de quem ganha um salário em R$ e tem que gastar em $CAD...o temido mês de janeiro se apresentou! E não veio sozinho, trouxe para essa semana - e para a seguinte - temperaturas entre -20ºC e -40ºC. Nada de tão atemorizante, pois a princípio teremos dias ensolarados (sim, dias com sol e céu azul são os mais lindos e frios), com céu azul e a vista das montanhas. 
Por favor não pensem que estou me lamentando, não estou mesmo! Não que eu ame sentir aquele friozinho congelante entrando pelo nariz...sair correndo de um lugar para entrar no outro...ou até mesmo de ter que descongelar os vidros do carro quando queremos sair. Não é isso. Mas é uma experiência realmente interessante de ser vivida! A vida continua! Está frio lá fora? Ok, é só se agasalhar devidamente...nada pára, os canadenses não param...a cidade tem o mesmo ritmo! E eu adoro isso!

Mas voltando ao assunto principal desse blog, que deveria ser comida e não temperaturas extremas, decidir fazer um bolinho para acompanhar os novos chás que eu comprei essa semana (vou fazer um post só para isso, mas tem uma loja fantástica de chá logo aqui do lado). Não queria nada muito elaborado, mas queria algo que caísse bem com a sensação reconfortante que um bom chá me traz...e como as framboesas sempre estão presentes na minha geladeira, a decisão não foi nada difícil! 
O bolo ficou ótimo, as fotos nem tanto! Macio, delicado e com o frescor que uma boa fruta pode trazer. Combinou perfeitamente com o chá, com o meu humor e com o meu restinho de semana...


Beijos para vocês e um lindo fim de semana!

Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Rendimento: 5 a 6 bolinhos (depende do tamanho da forma)

Ingredientes

150g de manteiga sem sal derretida
5 claras de ovo
110g de farinha de amêndoas
90g de farinha de trigo
175g de açúcar de confeiteiro
Framboesas frescas (Podem ser substituídas por morangos ou mirtilos)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte as forminhas com manteiga e farinha e reserve.

2. Em um bowl, peneire a farinha de trigo com o açúcar de confeiteiro, acrescente a farinha de amêndoas, misture bem e reserve. 

3. Em outro bowl, bata levemente as claras com ajuda de um fouet (não é para bater em neve) apenas para deixá-las mais "soltas". Acrescente as claras e a manteiga derretida aos ingredientes secos e misture bem. Divida a massa nas forminhas que já estavam preparadas, tomando cuidado para preencher apenas 2/3 da capacidade de cada forma. Distribua as framboesas sobre a massa e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos (isso vai depender do seu forno e do tamanho do bolinho). Faça o teste do palito para saber se o bolo já assou, ok?

4. Retire do forno e espere em torno de 10 a 15 minutos para desenformar.

Sirva ainda mornas acompanhadas de uma boa xícara de chá. Relaxe e aproveite o seu momento!



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Bolo de Limão, Gengibre Cristalizado e Iogurte Grego



E nos últimos meses...

Continuo comendo muito bem.
Tenho andado menos do que gostaria.
Gosto de andar na neve.
Aprendi a jogar curling.
Comprei um patins.
Patinei no gelo.
Caí enquanto patinava.

Cozinhei quase todos os dias.
Fiz coxinha para o Amore.
Faço faxina em casa toda semana. 
Compramos um aspirador de pó todo modernoso para fazer o serviço pesado.

Conhecemos novas pessoas, novos locais.
Minha amiga teve um bebê, Raphael.
Fiquei encantada com o Raphael.
Deu vontade de ter um filho.
Praliné conheceu a neve.
Ela adorou a neve.
Praliné ganhou muitos presentes.
Praliné continua dengosa.

Minhas aulas de francês começaram.
Minhas férias do trabalho terminaram.
Trabalhamos muito.
Ganhei uma batedeira nova.
Mudamos de cidade.
Mudamos de apartamento.
AMO meu novo apartamento. 

Falamos com a família.
Sentimos MUITA falta dos amigos e da família. 
Fiz novos amigos.
Senti na pele o que é - 40ºC (isso mesmo 40 graus negativos).
Quase congelei meus dedos da mão.
Amei o inverno!

Como framboesa todo dia.
Não bebo quanta água deveria beber.
Bebo muitoooo chá.
Me inscrevi num curso sobre chá.
Bebemos mais vinho.
Bebemos mais cerveja.
Como muito queijo.
Os queijos daqui são fantásticos. 
Comi raclette e fondue chinois.
Comi carne de bisão.

Voltei a escrever no blog.
Vi uma competição de Snowboard Jamboree.
Vi chuva em janeiro no inverno Quebecois (quase impossível de acontecer).
Curti dias ensolarados e com neve (os mais lindos!).
Conheci novos restaurantes. 

Monitorei a atividade da aurora boreal.
Comecei a planejar uma viagem para a Islândia.
Tentei convencer o Amore a visitar a Islândia.
Por enquanto está decidido que não vamos para a Islândia.
Quis estar na praia.
Vi o quanto está quente no Brasil e desisti da idéia da praia.

Compramos roupas para o inverno na liquidação.
Comprei um moedor peugeot (sempre quis um!).  
Conversamos muito mais.
Vejo filmes para treinar o francês.
Me sinto muito mais segura para falar francês.
Estou aprendendo as diferenças entre francês da França e do Québec.
Prefiro o francês da França.

Fiz bolo de limão!

Continuo me apaixonando cada dia mais pelo Amore. 

Estou feliz!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 30 a 35 minutos
Rendimento: 6 a 8 porções
Receita daqui.


Ingredientes

1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
40ml de suco de limão siciliano
1 e 1/2 colheres (chá) de raspas de limão siciliano
1/2 colher (chá) de extrato de limão
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/8 colher (chá) de sal
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de iogurte grego integral
40g de gengibre cristalizado picado

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 175 graus. Unte com manteiga e farinha a forma (você também pode usar uma forma de bolo inglês). Peneire a farinha com o bicarbonato e o sal, reserve.

2. Na batedeira, utilizando o acessório que tem formato de raquete, bata a manteiga com o açúcar até que fique uma mistura clara e fofa, mais ou menos 5 minutos. Adicione os ovos, um a um, acrescentando o próximo apenas quando o anterior estiver completamente incorporado. Desligue a batedeira e acrescente o suco, as raspas e o extrato de limão. Você vai achar que a mistura talhou, mas não se preocupe, vai dar tudo certo no final!

3. Intercaladamente acrescente os ingredientes secos e o iogurte. Com movimentos delicados, misture até que fique completamente incorporado. Acrescente o gengibre cristalizado e misture rapidamente. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 a 35 minutos ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia limpo. Deixe esfriar antes de desenformar.

Sirva com frutas frescas e creme batido.

O bolo se conserva bem se guardado em pote hermeticamente fechado por mais ou menos 2 dias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...