domingo, 25 de janeiro de 2015

O Melhor Bolo de Amêndoas


Quinta-feira saí com uma amiga super querida e passamos quase todo o dia juntas. Fizemos compras, almoçamos e nos divertimos muito! Ontem me encontrei com outra amiga e passamos a tarde "batendo" pernas pelo shopping, olhando as vitrines que anunciavam as liquidações de inverno e claro, conversamos muito. Adorei meus dois últimos dias! 
Então ontem voltei para casa me perguntando por que não faço isso com tanta frequência. Sempre fui uma pessoa de poucos e bons amigos, então durante o percurso decidi que vou fazer o possível para aproveitar momentos como esses, eles realmente revigoram e me deixam muito feliz!

A vida aqui é uma delícia! Cada dia é um novo aprendizado, seja uma palavra nova, seja algum aspecto da cultura canadense...a vida segue, e está muito boa! Sinto falta de poucas coisas do Brasil, mas quando o assunto é família e amigos....a conversa muda. Como sinto falta das pessoas queridas que ali ficaram, das conversas, dos abraços, dos fins de semanas rodeados pela família e boa comida...enfim, saudade das pessoas e não das coisas. Por sorte é possível nos comunicar, ver o pessoal pelo vídeo e, apesar da distância, já recebemos diversas visitas dos amigos e família e adoramos mostrar um pouco da nossa vida aqui para eles e matar a saudade dos momentos que passávamos juntos no Brasil. 

Bom, então hoje com um pouco dessa nostalgia no ar, acordei pensando em uma amiga muito querida e minha vontade era ligar para ela, marcar um lanche da tarde e dar um abraço bem forte nela. Como a distância não me permite, depois do almoço eu decidir assar um bolo que eu tenho certeza que ela adoraria. Já fiz esse bolo diversas vezes e ele sempre fica muito bom, mas hoje foi diferente. Não sei se foi o carinho que coloquei, mas o bolo ficou muito melhor. A massa ficou mais leve, o bolo mais úmido...enfim, acho que o esse "ingrediente" especial fez toda diferença. 
Comi uma fatia do bolo no fim da tarde acompanhada com morangos e uma xícara de chá. Ela não estava aqui comigo para conversamos, mas depois de comer esse bolinho tão saboroso meu coração ficou até mais quentinho e de uma certa forma, senti que apesar da distância, ela não está nada longe, ela está e sempre esteve aqui comigo...

Beijos para vocês e bom domingo!



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 50 minutos
Rendimento: 1 Bolo com mais ou menos 25 cm de diâmetro
Receita levemente adaptada do talentoso David Lebovitz

Ingredientes

1 e 1/4 xícara de açúcar 
3/4 + 1/4 de farinha de trigo (140g no total)
225g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de extrato de amêndoas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
6 ovos, em temperatura ambiente
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
3/4 colher (chá) de sal

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga uma forma redonda de aproximadamente 25cm de diâmetro e com abas altas, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel com manteiga e polvilhe farinha em toda a forma. Reserve.

2. No processador, bata a pasta de amêndoas, o açúcar e 1/4 xícara da farinha de trigo; até obter uma mistura com textura de farofa. Adicione a manteiga, o extrato de amêndoas e o extrato de baunilha, processe até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um de cada vez; adicione o próximo apenas quando o anterior estiver completamente incorporado. Adicione o restante da farinha, o fermento e o sal e pulse rapidamente até obter uma massa homogênea. Não bata muito. Se preferir, essa etapa pode ser feita a mão. 
Transfira a massa para a forma preparada e asse em forno pré aquecido por mais ou menos 50 minutos, ou até que ao inserir um palito no centro do bolo o mesmo saia seco. Deixe o bolo esfriar ainda na forma sobre uma gradinha. Quando estiver frio, desenforme e sirva acompanhado com frutas da sua preferência. 

O bolo pode ser conservado por até 4 dias em temperatura ambiente em um recipiente bem fechado. Você também pode congelar o bolo pronto por até 2 meses




2 comentários :

  1. Bolinhos de amêndoa tem essa capacidade de alegrar a alma, né? =)
    Parece delicioso, receita anotada.

    Beijos, Cassis.

    ResponderExcluir
  2. que bolinho bonito e parece me bem fofinho, alegra qualquer um mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...