domingo, 3 de maio de 2015

Chá da Tarde e Macarons de Chocolate Branco e Framboesas



Hoje vi bulbos de tulipas crescendo aqui pela vizinhança, sinal que a primavera realmente está chegando, mesmo que mais de 1 mês atrasada, e isso aquece meu coração. Esse renascimento da natureza, o fim da estação glacial e as férias se aproximando, trazem consigo uma energia contagiante e muita vontade de aproveitar cada minuto da vida...trazem alegria!

E com esse sentimento de renovação, inevitavelmente tenho pensado muito no que fazer para aproveitar melhor as novas oportunidades que a vida tem me apresentado e uma das minhas resoluções é cultivar mais as amizades que tenho feito por aqui. Assim, imediatamente me recordo que quando eu ainda morava no Brasil, um dos meus programas favoritos era receber minhas queridas amigas em casa para um chá, brunch, almoço...n'importe quoi! Eu queria mesmo era estar com elas, ter boa comida, boa bebida e claro, boas conversas.  Então, com essas doces recordações visitando meus pensamentos, por que não fazer o mesmo com minhas novas amizades aqui pelas terras do norte? Ótima idéia, não acham?! Enfim, foi assim que convidei meia dúzia de queridas pessoas para um chá da tarde aqui em casa e passamos algumas horas conversando, sorrindo e comendo bem! Foi um fim de tarde super agradável e espero repetir outras vezes! O cardápio foi simples, mas cumpriu bem o papel...vou postando as receitinhas para vocês ao longo da semana, ok? 



A receita de hoje é um item que não pode faltar em um chá da tarde, macarons! Quer dizer, pode faltar sim, mas vocês sabem como eu sou...adoro arrumar um pretexto para preparar essas belezinhas :). Os de hoje são rosas para combinar com as meninas e de chocolate branco e framboesa para aproveitar as belas frutinhas que eu tinha em casa. Eu adorei o resultado final e espero que vocês também gostem!

Ah, e as tulipas? Assim que florescerem, mostro fotos para vocês!

Beijos e bom domingo!



Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 60 a 70 macarons de 2,5cm de diâmetro (já recheados)

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina

Ingredientes para o recheio de chocolate branco e framboesa

150g de chocolate branco de boa qualidade
60ml de polpa de framboesas (leve as framboesas ao fogo e deixe quando virar um purê, passe pela peneira, só depois separe os 60ml)
1 colher (chá) de licor de framboesas (opcional)

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. 

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível. 

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). 

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos. 

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok? 
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme. 

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. 

7. Prepare o recheio. Derreta o chocolate branco em banho-maria, adicione a framboesa e o licor. Deixe esfriar até ter uma textura que possa ser passada pelo saco de confeiteiro e manter o formato. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.

Obs.: Os macarons podem ser congelados por até um mês, se recheados, ou  até 2 meses, sem recheio. 

6 comentários :

  1. Me sinto privilegiada de ter participado desse momento, de te conhecer, de poder cultivar uma nova amizade. En plus de desfrutar dessas delicias que só vc sabe fazer!
    Acredito que saímos da sua casa com a alma doce, graças às delicias que saboreamos e com a suavidade e divertimento da prosa!

    ResponderExcluir
  2. Que macarons perfeitos! Fiquei bastante tentado a experimenta-los!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que delícia! Ainda que a receita me pareça bem longa, acho que vale a pena. Eu nunca tentei fazer, e só recentemente eu experimentei esse docinho. Salvei para aventuras confeiteiras futuras!

    ResponderExcluir
  4. Menina, eu estou aqui aguando de vontade de tentar. Esses dias consegui superar meu medo de fazer pâte a choux e no fim deu certinho. Agora preciso achar farinha de amêndoa aqui no interior para tentar fazer.
    E vou fazer sua receita que já vou deixar salva aqui nos favoritos.
    Foi uma aula!
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Fla! Depois me conta o resultado, tá? Eles são meio temperamentais, mas depois que tomamos coragem para fazer, o esforço vale a pena! Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...