terça-feira, 25 de outubro de 2011

Meu almoço saudável...e um Delicioso Couscous de Vegetais



Sempre tive algumas cores preferidas e querendo ou não elas sempre influenciavam minhas compras ou opções. Por sorte, nunca fui monocromática (apesar de amar mais algumas cores do que outras) e sempre gostei de uma corzinha...algo mais colorido, sabe? 

O verde é uma dessas cores, sempre gostei e nunca deixei de ter alguma peça nessa cor no meu armário. Agora quando voltamos para comida, a coisa muda um pouco...apesar de no passado gostar de alimentos frescos, vegetais, hortaliças, etc...essa nunca era a cor predominante no meu prato. Uma pena, né? Por conta disso nunca tive aquele prazer imenso em ter um prato totalmente colorido ou até mesmo onde figuraria mais o verde. A sorte é que o ser humano evolui e eu consegui evoluir no que diz respeito a minha alimentação. Hoje sinto muito mais prazer em comer um belo prato de salada, leguminosas, hortaliças do que no passado. Na verdade abro mão, tranquilamente, de um prato com muita proteína por um prato colorido e cheio de verde...e considero isso uma das maiores conquistas dos últimos tempos, pois além de estar mais magra consegui ter uma vida mais saudável e ficar muito mais disposta para o dia-a-dia.

E para o almoço de ontem, abri a gaveta da geladeira e fui tirando quase tudo que via por lá...cenouras, pimentões, aspargos, ervilha torta, brócolis, cebola...salsinha...rúcula. Como eu queria fazer uma receitinha de couscous, inspirada pela Querida Carla Maicáque havia comentado sobre uma caixinha de couscous que estava em seu armário, lembrei que também tinha uma e esse foi um dos acompanhamentos do meu almoço...na verdade foi quase o item principal, por que deixei de comer o meu filé inteiro para poder comer mais do couscous...ficou delicioso, ficou leve, ficou saudável...e foi rápido de fazer.



Além do couscous de de um baby beef, eu fiz uma receitinha de brócolis ao molho de limão e vinho branco, da minha chef preferida, a Laura Calder. Esse também eu comi agradecendo ela...e olha que tem gente que não gosta de brócolis...deve ser quem ainda não provou essa receita...

E foi assim o meu almoço, colorido, com muito verde...e sem nenhuma culpa...isso sim não tem preço!

Beijos para vocês e boa terça-feira!


Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para o couscous

1/2 xícara de couscous (tipo marroquino)
1/2 xícara de caldo de legumes fervendo (ou água)
Azeite de oliva
Sal a gosto
8 talos de aspargos verdes frescos picados
1 punhado de ervilhas torta picada
2 cenouras picadas
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos bem pequenos
1/2 colher (sopa) de manteiga
Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o brócolis

1 maço de brócolis cortado em floretes
1/2 xícara de vinho branco seco
Suco e raspas de 1/2 limão
1/2 cebola (bem pequena) cortada em cubinhos
Sal e pimenta do reino a gosto
30g de manteiga gelada

Modo de preparo

1. Cozinhe os vegetais para o couscous (com exceção do pimentão vermelho) em água quente e imediatamente transfira para um bowl com água gelada (isso ajudará a manter a cor e impedir que continuem cozinhando - Técnica de branqueamento), seque e reserve.

2. Cozinhe o brócolis no vapor e reserve. Em uma panela pequena, coloque todos os ingredientes do molho do brócolis, com exceção da manteiga gelada e das raspas de limão, e deixe reduzir para 1/3 da sua quantidade. Quando tiver reduzido, acrescente a manteiga aos poucos, batendo com um fouet. Esse processo é uma emulsão e dará uma consistência mais cremoso e rica ao molho, ok? Acrescente as raspas de limão de distribua sobre o brócolis cozido.

3. Em um bowl, coloque o couscous e cubra com o caldo fervendo. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto descansa, em uma frigideira grande faça um salteado com azeite, os vegetais cozidos e o pimentão vermelho. Tempere com sal e pimenta. Distribua os vegetais sobre o couscous que já descansou, coloque a manteiga, um fio de azeite e corrija os temperos.

O baby beef foi temperado com sal e pimenta e grelhado. 

Gente, ficou tão bom que quero repetir essa refeição toda semana. 



13 comentários :

  1. Que bom aspeto mesmo, nunca provei, mas têm um ar mesmo muito bom...bjs

    ResponderExcluir
  2. Que cozinha chique, leve e saudável!

    Beleza para nos inspirar!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a forma de fazer o brócolis, que já adoro só com salsinho!!! Vou testar.

    E o seu almoço ficou mesmo lindo e saudável.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa! eu amo salada, amo brocolis, fiquei com muita vontade de experimentar. A apresentação está lindíssima, parabéns!
    ggerliane.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. Stef, tenho acompanhado sua dieta e algumas postagens que vc faz guloseimas pra presentear. Estou me identificando muito pois estpo no mesmo processo. Ainda falta enxugar mais um pouco e depois manter, o que é mais complicado...kkk
    Esse couscouz é tentador. Pra mim comer bem e saudável é sinônimo de comfort food. Tenho todos esses ingredientes de sua receita e com certeza farei para o jantar,
    um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Delícia de receita, as imagens estão tentadoras!
    Bjs e boa terça.

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Stefânia,
    Comemos muitas vezes cuscuz e de diversas formas odores e sabores inclusive o marroquino, é um prato saboroso, nutritivo e muito versátil.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  8. Olá Stef!!!Ficou lindo seu prato!!!ainda não provei o tal couscous marroquino, parece muito bom!!!
    Fiz esses seus últimos cookies para presentear as meninas do pet shop que minha amiga trabalha... fiquei com preguiça de cortar os chocolates e pus uns mini confetes que estavam dando sopa...bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Stefania, está tudo de dar água na boca! Adorei a receita, mas principalmente do brócolis, que eu adoro e não conheço muitas formas de comer diferentes do cozido no vapor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Stefânia,


    Que legal, promovi a retirada do couscous do armário! Que ótimo.

    Vai dizer que você não ficou se perguntando o porquê ainda não tinha feito?! Para mim foi uma descoberta e, assim como você, acabei me dedicando somente a ele no almoço.

    Obrigada pelo carinho e pelos comentários lá no Cucina,

    Um beijão,

    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  11. Tenho lido maravilhas sobre o couscous e agora vejo uma delícia bem aqui...terei que provar também!!Receita anotada!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Meninas!

    Nossa, muito obrigada pelos comentários. Vocês realmente fazem meu dia mais feliz!

    @Cíntia!

    E como ficaram os cookies? Espero que tenha sido sucesso com suas amigas.

    Beijos grandes para todas vocês!

    ResponderExcluir
  13. Stefânia,

    Eu nao vou mais sair daqui, difinitivamente e finalmente encontrei um blog de receitas que me identifiquei totalmente...."to-paxonadaaa!" bjs!! Glaucia S.P.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...