domingo, 25 de novembro de 2012

Macarons de Pistache



Macarons são sempre uma boa ídeia. Macarons de pistache podem ser classificados como uma perfeita idéia. Quer dizer, tudo com pistache vira uma ótima idéia, não é mesmo? 

Tenho classificado meu paladar por fases. Passei pela fase do limão, das framboesas...e agora cá estou, querendo colocar pistache em tudo que posso. Não que os outros sabores estejam esquecidos, muito pelo contrário, continuam presentes. Mas o pistache ocupa um lugar muito especial ultimamente. 
Colocar pistache nos macarons então era mais que esperado. Na verdade já apareceu aqui em outras ocasiões, como no meu casamento por exemplo, mas esses em especial foram parte da minha sobremesa servida no jantar de finalização do curso (finalmente) e digamos que foi um super sucesso.

Macarons são delicados, refinados e definitivamente um excelente presente. Então aproveitem o natal, façam macarons, presenteiem com macarons, se divirta com eles...e se for de pistache, a recompensa será muito maior!


Beijos para vocês e bom domingo!




Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 60 a 70 macarons de 2,5cm de diâmetro (já recheados)

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina
Corante verde

Ingredientes para o recheio de limão

200g de chocolate branco picado
100ml de creme de leite fresco
30g de pasta de pistache
2 colheres (sopa) de farinha de pistache
10g de manteiga sem sal 

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. 

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível. 

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). 

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos. 

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok? 
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme. 



6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. 

7. Prepare o recheio. Leve o creme de leite ao fogo junto com a pasta de pistache. Quando levantar fervura, despeje sobre o chocolate branco que deve estar picado finamente. Deixe repousar por 2 a 3 minutos e depois misture bem para homegeinizar. Quando atingir 27 graus, acrescente a manteiga e misture bem. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.


15 comentários :

  1. Olá Stef!! Ficaram lindinhos, perfeitos!!!Esse é o sabor preferido do meu marido, por isso quando fiz, acabei optando por esse sabor também...eu já vi receitas em que colocam farinha de pistache na massa, vc já tentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cíntia!

      Pois é, eu até queria tentar, mas as farinhas de pistache que encontro aqui não são muito finas...e como meu processador não é lá uma maravilha, acabo indo na farinha de amêndoas mesmo e daí capricho no pistache do recheio...

      Beijocas!

      Excluir
  2. lindos como eu gostava de apanhar um aqui...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca provei macarons, mas tenho alguma curiosidade :D Esses ficaram lindos :D

    Beijinhos e uma óptima semana :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Stefania,
    Adoro seu blog, sempre com receitas maravilhosas! Ja fiz varias. Assim como vc tambem moro em BSB, e nunca encontrei a pasta de pistache aqui, so em SP... Onde vc compra a sua?
    Parabens pelo capricho e carinho com que faz seu blog.
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Daniela! Tudo bem?

      Obrigada pelo carinho e por sempre passar por aqui.

      Então, sobre a pasta de pistache. Eu comprei a minha em Paris, mas aqui em Brasília nunca vi. Eu uso uma da Fabbri e sei que vende on line nesse site aqui: http://www.centraldosabor.com.br/loja/produtos.php?pcat=56&pscat=176&pid=119

      Vem bastante no pote e costuma render muito. Eu uso a lisa, mas tem a opção de usar a granulada...é um pouco mais barata, só que rende menos, então acho que acaba sendo aquele barato que sai caro, sabe? Mas resolve do mesmo jeito.

      Espero ter ajudado!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá
    Confesso que nunca provei, mas esses dão mesmo vontade de provar de tão lindos que ficaram!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Morro de vontade de fazer esses tão lindos e cobiçados macarons, mas vou esperar a minha vez, por que eu morro de medo de fazer uma besteira, errar algum passo da receita e etc...

    Acabei de ler a sua entrevista, e adorei ler um pouco mais sobre você.

    Parabéns!!!!

    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana Paula! Obrigada pelo comentário!!

      Olha, não preocupa em errar no macaron não. É normal as pessoas tentarem algumas vezes antes de dar certo. Como eu não sabia uma série de truques, fiz 4 tentativas antes de acertar 100%...então tem que ter persistência e atenção aos detalhes...no fim vai dar certo!

      Beijocas!

      Excluir
  7. parabéns, lindossssssss e deve ficar muito bom, agora só fiquei com uma dúvida.tem forma prória para fazer os macarons? bjão e felicidades.

    ResponderExcluir
  8. Uma dica de um proficional... Para obter a cor de macarron pistachio
    adiciona para a mesma quantidade de corante verde metade em amarelo Ovo....
    Fica a cor mais fi´´avel ao pistachio... essa cor verde viva talvez para um sabor que puche mais a lima... por exemplo mas isto foi s´´o uma dica.... que far´´a toda a diferença

    ResponderExcluir
  9. Stef estou buscando a perfeição ainda... outro dia fiz a receita com o método italiano e tive um resultado melhor, porém ficaram quase sem pezinhos... mas a casquinha ficou muito gostosa...
    Tentei fazer esse método francês da sua receita, porém os macarons ficaram crus por dentro e não soltaram... é assaram por quase 25 minutos, pq eu batia em cima e sentia ainda mole. Vc sabe o que eu posso ter feito de errado? Será que foi o ponto do merengue? Deixei ele bem firme... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,

      Qual a temperatura do forno que você usou? Tem como precisar que ela estava certa? Isso acontece quando ele não assa corretamente...ou quando a temperatura do forno não é distribuída igualmente.

      Eu asso os meus a 150 graus (marcados em um termômetro especial para forno) durante 15 a 16 minutos e ficam perfeitos, soltam facilmente.

      Abraços!

      Excluir
  10. Parabens pela sua pagina, 'e de muito bom gosto. tudo muito bem explicadinho. Receitas maravilhosas e perfeitas. Mais uma vez,PARABENS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...