quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mini Bolos de Pistache


Se por acaso, eu tivesse que escolher um ingrediente favorito nos últimos tempos, certamente elegeria o pistache e toda sua intensidade de sabor como vencedor. Não há dúvidas que tenho inventado diversas formas de incorpora-lo à minha alimentação e que sempre busco receitas onde eu possa incluí-lo. Uso em preparos salgados, doces, como puro e não é raro me pegar pensando em mais alguma forma de usá-lo em alguma receita. Mas a verdade é que, além de delicioso, essa maravilha verde harmoniza com diversos outros ingredientes como frutas, bolos, em crostas para peixes, em saladas, no molho pesto, como aperitivo e, minha favorita, em sorvetes! 
Então foi inevitável, assim que vi essa receita em um livro, onde o pistache é usado de três formas distintas, não tive dúvidas de qual seria a receita de bolo que eu prepararia no fim de semana. 



A receita é bem simples de fazer e o aroma desse bolo assando é inebriante! Poderia prepara-lo todos sábados só para sentir minha cozinha se enchendo desse aroma de noz assando. O resultado é um bolo de textura úmida, com um sabor marcante de pistache que se desfaz a cada mordida. Acompanhado de uma xícara de chá quentinho, é perfeito para esses lindos dias de outono que já fazem parte da minha rotina. Heaven! 

Beijos para vocês,
Stef



Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: 6 mini bolos ou um bolo de aproximadamente 23cm de diâmetro

Ingredientes

190g de pasta de pistache
35g de mel
6 claras de ovo
280g de açúcar de confeiteiro
110g de farinha de amêndoas
75g de óleo de pistache (ou óleo de semente de uva)
55g de creme de leite fresco
160g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 e 1/2 colher (chá) sal

Pistache moído para decorar

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha 6 forminhas de bolo inglês ou 1 forma redonda de 23cm de diâmetro.
  2. Na tigela da batedeira coloque a pasta de pistache e o mel. Com o auxílio do batedor em formato de raquete, bata os dois ingredientes por mais ou menos 2 minutos ou até que fiquem bem incorporado. Adicione as claras e bata em velocidade baixa até que fique homogêneo, aproximadamente 2 minutos. Ainda em velocidade baixa, adicione o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoas, quando estiver bem incorporado desligue a batedeira e acrescente o óleo e o creme de leite, bata novamente em velocidade baixa até incorporar. Com o auxílio de uma espátula, incorpore a farinha de trigo, o fermento e o sal. Não mexa demais.
  3. Transfira a massa para as forminhas preparadas e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 20 a 25 minutos ou até que, ao inserir um palito no centro, o mesmo saia seco. Esse tempo vai depender do tamanho da sua forma e do seu forno.
  4. Retire do forno e deixe esfriar 10 minutos sobre uma grade. Desenforme os bolinhos e deixe esfriar completamente sobre a grade. Decore com o pistache moído. 
Sirva acompanhado de creme batido ou puro mesmo...ele é bom de qualquer jeito!

Bon appétit!


2 comentários :

  1. Que giros!! Adoro pistachios !!
    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. ficaram mesmo muito bonitos e devem estar mesmo deliciosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...