domingo, 4 de fevereiro de 2018

Tartine de Salmão Defumado, Abacate e Ovo Poché



Já ouvi inúmeras vezes que aqui em casa provavelmente tem comida boa todo dia. Que cozinho pratos elaborados diariamente e que sempre fechamos a refeição com uma bela sobremesa. Pois bem, a realidade é um pouco diferente, são inúmeras as vezes que acordo sem nenhuma inspiração - ou vontade - de ir para a cozinha e preparar algo. As vezes pior, a geladeira não está abastecida, a despensa vazia e para completar, estou sem vontade de sair para comprar qualquer coisa no supermercado. É verdade meus amigos, tem dias que me dedico horas para preparar um prato e tem dias que não tenho vontade de fritar um ovo...o que imagino ser perfeitamente aceitável, não acham?

Então, dia desses tinha pouco tempo e pouca disposição para fazer meu almoço, a geladeira também não colaborou muito e, dos poucos ingredientes que estavam disponíveis, vi uma bandeja de salmão defumado e não tive dúvida, faria um sanduíche rápido e pronto, isso seria meu almoço. Mas ao tirar o salmão da geladeira, eu vi dois avocados de bobeira na fruteira foi imediato, pensei em fazer um sanduíche aberto...mas eu queria elevar o prato com algo mais, e foi inevitável pensar em incluir o ovo nessa brincadeira. Foi então que a inspiração veio. Assim, sem muita pretensão, sabia que esse seria um prato promissor. E foi! Em 15 minutos estava servido o meu almoço e não poderia ser melhor para aquele dia. Salmão, abacate e ovo é definitivamente uma combinação que funciona muito bem para meu paladar e, apesar de todos os itens terem um teor alto de gordura - boa gordura, acho que os ingredientes se completam muito bem, obrigada! 
Para balancear um pouco dessa gordura, cobri com uma saladinha bem refrescante de salsinha e limão siciliano e para dar um "je ne sais quoi", finalizei com Sriracha. 

Enfim, mesmo com pouco ingredientes, eu tive um almoço perfeito! Por que no fim das contas, comida boa é comida bem feita...não precisa ter muito ingredientes e muitas técnicas, precisar ser gostosa e pronto! :)

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 fatias de pão italiano - prefira integral ou multi-grãos
Azeite de oliva
4 fatias de salmão defumado
2 avocados 
Suco de 1 limão Tahiti
2 ovos
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 punhado de salsinha fresca
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
Molho Sriracha 
Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo

  1. Corte o abacate em pequenos cubos e amasse ligeiramente, deixando alguns pedaços inteiros. Acrescente o suco de limão e tempere com sal e pimenta. Reserve.
  2. Misture as folhas de salsinha com o suco e raspas de limão, um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta. Reserve
  3. Para o ovo poché, leve uma panela de fundo grosso (de preferência triplo) com água. Quando estiver quente, mas sem ferver, adicione o vinagre. Quebre o ovo em uma tigela pequena. Com uma colher faça voltas na água (como se fosse um redemoinho) e quando quase parar de mexer coloque o ovo com cuidado no centro. Com a ajuda de uma colher envolva a clara sobre a gema, mas tome cuidado para não quebrar o ovo, ok? Deixe cozinhar por 4 a 5 minutos (para a gema mole, como da foto), ou um pouco mais se quiser a gema dura. Retire o ovo com cuidado e coloque imediatamente em uma tigela com água fria salgada.
  4. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, pincele as fatias de pão com o azeite e coloque sobre a frigideira. Deixe tostar dos dois lados, mas cuidado para não deixar o pão tostar muito. Ele precisa ficar fofo no centro.
  5. Distribua o abacate sobre o pão, acomode as fatias de salmão defumado, coloque o ovo poché por cima e finalize com a salada de salsinha e o molho sriracha. Sirva imediatamente.
Bon appétit!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...