segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bolo de Amêndoas e Laranja

Alguém já falou para vocês que adora a segunda-feira? Difícil, né?! Eu adoro! E não sou uma pessoa diferente não...
Bom, mas por que gosto tanto da segunda-feira? Aquele famoso dia universal de começar uma dieta, não é mesmo?! Pois é, o que eu mais gosto da segunda-feira é a oportunidade de começar tudo novamente, ou aquilo que estava pendente há algum tempo...o dia de começar a semana com pé direito...tudo de bom!

Nessa semana especificamente, o começo das minhas férias do trabalho, foi o começo de testar mais algumas das várias receitas da Laura Calder que estão na minha "to do list" há alguns meses.
Acordei cedo (as 06:00h), fui a aula de Francês, passei no supermercado e comprei tudo o que precisava para o almoço. Mas como tinha uma janela entre o almoço, resolvi assar esse bolinho. Enquanto o bolo assava fiquei pensando por que demorei tanto para fazer...
Super fácil de fazer, excelente para quem tolerância a glutén pois não leva farinha de trigo nem fermento, o bolo cresce apenas com as claras e gemas batidas e a amêndoa moída dá umidade e consistência ao bolo.
A Laura usa uma calda para banhar o bolo, mas como eu já achei que ele tinha umidade suficiente...mas fiquem a vontade...se a Laura usou, eu tenho certeza que deve bom do mesmo jeito!

Contagem de 20 dias a partir de hoje. Será que consigo fazer 20 receitas da Laura? Eu assim espero...



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 30 a 40 minutos
Rendimento: 1 bolo de aproximadamente 23 a 25cm de diâmetro (eu fiz 1/2 receita)

Ingredientes

6 ovos (Claras e gemas separadas)
3/4 xicara de açúcar
Raspas da casca de 3 laranjas
1 e 1/2 xícara de amêndoas moídas
Amêndoas laminadas para decorar

Ingredientes para a calda

Suco de 3 laranjas
1/2 xícara de açúcar
1 colher (Sopa) de Grand Marnier (Opcional)

Modo de preparo.

1. Prepare o bolo. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e farinha uma forma redonda de 23 a 25cm de diâmetro.

2. Bata as gemas com o açúcar e com as raspas de laranja até obter um creme claro e fofo. Acrecente a farinha de amêndoas e misture delicadamente. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente a mistura de gemas e amêndoas. Despeje na forma untada, salpique as amêndoas laminadas e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade e desenforme após frio.

3. Para a calda. Em uma panela junte o suco com o açúcar, misture até dissolver e leve ao fogo médio até que ferva. Deixe reduzir por mais 5 minutos e misture o licor. Retire do fogo e regue o bolo já frio.


16 comentários :

  1. Oi Stef!
    A pergunta que não quer calar: agora que vc está de férias e nao vai levar o q sobrar pro trabalho, quem vai comer td isso? hahahaha Sorte dos vizinhos, viu!
    Esses 20 dias prometem!
    E esse bolo... adorei a praticidade e os ingredientes!!!
    Boa semana e boas férias!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro bolos, esse parece delicioso, só trocaria a laranja, prefiro o maracujá, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Adorei.... esperaremos ansiosos as receitas!!!! bjinhos.....

    ResponderExcluir
  4. wow, pena que meu noivo nao pode comer amêndoas... mas vou ficar ligada nas próximas receitas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefânia,
    Então, a coxinha realmente ficou muito boa, e eu dou créditos a receita, pois eu já havia tentado uma outra, que não ficou boa, mas a sua receita foi perfeita.
    Primeiro foi o recheio. Eu estava sozinha em casa, não sabia dirigir (porque agora estou praticando), além de achar o maior disperdicio jogar comida fora. Eu tinha 1 coxa e sobrecoxa assada, e um pedaço pequeno de filé de peito no freezer. Os usei para fazer o recheio, triturando bem o frango, pois eu gosto do frango bem trituradinho.
    Eu não tinha caldo de frango, então fiz sem e ficou igualmente gostoso. Coloquei azeitona no recheio.
    Adorei a dica de empanar, só que eu não tinha farinha de rosca :-( rs (nossa, na minha casa não tem nada!! haha)
    Eu tinha farinha de empanar destas que se compra pronta, mas não tinha o suficiente, então acrescentei fubá.

    Bem, não mudei muito, só fui substituindo o que eu não tinha pelo o que eu tinha.
    E também fiz as coisas do meu jeito.
    Seu blog é um pecado para pessoas assim como eu, que querem emagrecer rs
    Infelizmente não fiz nenhum salgado na semana passada, mas tenho sonhado com o pastel de forno. Ele parece perfeito nas fotos! A massa parece estar deliciosa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!

    Pois é menina...por isso vou fazer tudo em porções reduzidas...

    O bolo é tudo de bom, né? E o melhor é que faz pá-pum...rapidíssimo!

    Beijocas Querida!

    ResponderExcluir
  7. OI Maura!

    Ótima idéia! Deve ficar muito bom mesmo.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia!

    Vou tentar caprichar...espero que vocês gostem das idéias que quero tentar...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. OI Bárbara!

    Ele é alergíco a oleaginosas? Que pena...o bolo é bem gostoso mesmo...faz para você :).

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. OI São!

    Que bom que gostou!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivian!
    Tudo bem Querida?

    Ahhh, nem foi tanta mudança assim não...achei interessante empanar com fubá, ficou crocante?

    O pastelzinho é gostoso mesmo, quando fizer você não vai se arrepender.

    Beijos e uma excelente semana para você!

    ResponderExcluir
  12. Oi Stefânia.
    Adorei a receita..
    poucos ingredeitens para um bolo maravilhoso.
    ah, eu também, sou do time que não gosta muito da segunda feira, principalmente se tiver frio como hoje..kkkkk, dá uma preguiça!
    mas vc está certa, é um ótimo dia, para começar uma dieta, um projeto,...

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que bolo lindo! e deve ter ficado uma delícia!
    vai direto para a minha "to do list"!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Fabi!

    Sim, o bolo é perfeito não é?! Simples e com poucos ingredientes...dá para fazer a qualquer hora do dia, tudo de bom!

    Nossa, não posso nem pensar em preguiça...adoro dormir...só de falar já dá um sono...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. OI Ricota!

    Que bom que gostou! Quando fizer vem aqui e conta como ficou, tá?

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...