terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rocambole de Morangos com Chantilly


Eu falei, não escondi...sou apaixonada por morangos e nessa época não tem jeito mesmo, eu me esbaldo naquelas lindas bandeijinhas de morangos orgânicos e doces...simplesmente deliciosos!
Após a viagem eu mais uma vez corri para abastecer a despensa lá no La Palma, e não deu outra, quando me deparei com essas belezinhas eu logo peguei 4 caixinhas...ahh, inventar o que fazer não seria nenhum problema....
De volta para casa e com creme de leite fresco na sacola (uma ecobag é claro), hora de colocar a cabecinha para funcionar e pensar no que fazer. Não foi muito difícil, até por que chantilly e morangos são uma combinação mais que perfeita, não é? Logo veio a cabeça a idéia do rocambole, pois era algo que queria fazer há tempos e nunca tinha testado.
A receita foi super fácil de fazer e muito rápida também, o único porém que devo mencionar foi a espessura da massa, usei uma forma menor do que devia e a massa ficou um tanto grossa. Nada que afetasse o sabor, mas tenho certeza que se fosse mais fina ficaria muito melhor apresentada.
A Amor pelo contrário adorou a massa, comeu e repetiu. Na verdade ele comeu a sobremesa antes do salgado....quando ele viu o rocambole na geladeira não conseguiu resistir e pediu logo um pedaço para provar...e aí já viu, né? Doce é com ele mesmo...não ficou no primeiro e logo pediu repeteco. No meu caso, primeiro o salgado e depois uma fatia fina do rocambole....

....eu achava que ainda estava de dieta....o que faço agora?



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 10 Minutos
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes para a massa

50 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
4 ovos
75 g de açúcar
50ml de leite de coco
 
Ingredientes para o recheio
 
200ml de creme de leite fresco
50g de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
250g de morangos frescos e picados
 
Ingredientes para o coulis de morangos
 
100g de morangos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão
 
Modo de preparo
 
1. Prepare a massa. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma para rocambole e forre o fundo com papel manteiga, unte o papel também.
 
2. Peneire a farinha de trigo com o fermento. Reserve. Na batedeira comece a bater as claras, quando começar a espumar, adicione aos poucos o açúcar. Bata até obter picos firmes e brilhantes. Reserve.
Bata as gemas até que obter um creme claro e com o tripo de volume.
Incorpore delicadamente 1/3 das claras batidas as gemas. Acrescente a farinha e o fermento que foram peneirados em 3 adições, mexendo delicadamente. Adicione o leite de coco e incorpore bem.
Incorpore com muito cuidado o restante das claras.
Disponha a massa no tabuleiro untado e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco.
Retire do forno e desenforme sobre um pano de prato limpo e seco. Deixe esfriar completamente.
 
3. Enquanto a massa esfria, prepare o recheio e o coulis. Prepare o coulis primeiro. Bata bem no liquidificador os morangos com o açúcar e o suco de limão. Peneire a mistura e reserve.
 
4. Prepare o recheio. Corte os morangos e reserve. Na batedeira bata o creme de leite com a essência de baunilha e o açúcar de confeiteiro até obter picos firmes.
 
5. Montagem. Disponha o chantilly sobre a massa e os morangos sobre o creme, coloque o recheio em apenas 1/3 da massa, senão você terá problemas para enrolar. Enrole o rocambole cuidadosamente para a massa não quebrar e o recheio não vazar.
Coloque sobre o prato que for servir, cubra com o coulis reservado e com morangos frescos. Salpique amêndoas laminadas se quiser. Sirva gelado.
 
 
 
Receita adaptada daqui.

20 comentários :

  1. CÁ VEZ QUE VENHO AQUI PERCO-ME COM AS DELICIAS QUE VEJO ESTA É MAIS UMA , ADOREI BJS

    ResponderExcluir
  2. linda essa cor dos moranguinhos, não?
    tudo combina demais nessa receita... acho que eu também repetiria infinitas vezes o 'recambole', antes e depois do salgado :P.

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  3. Stef, eu simplesmente A-M-E-I seu rocambole!!

    Acho lindo esses rocamboles de massa grossa! Já tentei fazer vários mas nunca consegui um tão perfeitinho como esse. Tenho que te dar os parabéns!!

    Ah, apareci na aqui tv local! Não consegui te mandar beijo (além de eles terem cortado muito do que eu falei na edição) mas não esqueci, não, viu?

    Beijão, querida

    ResponderExcluir
  4. Oi São!

    Que legal, viu? E que bom que gostou da receitinha!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Quéroul!

    Não combina mesmo? Achei ótima, ficou super harmônico!

    Vi que se esbaldou na bienal, hein? Meu sonho ter algo assim aqui em Brasília...

    Beijocas Querida!

    ResponderExcluir
  6. Talita Famosa! Talita Famosa!

    Adorei te conhecer pela TV! Te falei que ia sair logo na TV, não falei? Não sabia que seria tão rápido....rsrsrs

    Ah, o rocambole não ficou bem como eu queria sabe...queria uma massa mais fina. Mas o importante é que ficou bom!

    Beijos e fico aguardando o meu beijo na próxima aparição na TV, tá?

    ResponderExcluir
  7. Stefania, q rocambole mais lindooo! Sabe que acho aqueles com doce de leite super enjoativos, no entanto, esse com morango é imperdível. O azedinho do morango com a mistura do creme é perfeito!

    Parabéns!
    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  8. Stef, que beleza de rocambole!!! E essa cobertura, hmmm, que delícia! Se fosse eu, certamente trocaria o jantar inteiro pelo rocambole.. Hahaha!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Ah não posso ver esse post!!!!em pouco mais de um mês terei uma vestido de noiva p/ entrar!!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Stefânia, eu TENHO que confessar:

    AMO colocar foto sua no blog!! Acho que suas fotos ficam lindas no Chocorango (aqui também, é claro) rsrs

    Acabei de postar a torta holandesa que você testou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. OI Dani!

    Ahhh, nem fala...eu também não sou fã desses demasiadamente doces não...esse de morango ficou no ponto para o meu paladar!

    Beijocas Querida!

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha, boa! O jantar pela sobremesa, ótimo!

    Hein Re, tô pensando em fazer alguma coisa aqui em casa...tipo cozinhar coletivamente, o que acha?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Cíntia! Já tá chegando a hora, hein? Como estão todos os preparativos? E a ansiedade...deve estar difícil segurar...mas sei que vai dar tudo certo!

    beijossss!

    ResponderExcluir
  14. Ai Talita, você é fofa d+++++!

    Também só com receita boa que eu pego lá, não tem como não dar certo, não é mesmo?

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Coisa mais linda, levinha e delícia esse rocambole, Stefânia! Nossa, eu bem que gostaria de comer um pedacinho agora... :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty! Você definiu bem...ele é levinho e delicioso!
    O melhor de tudo é que não gasta muito tempo para fazer.

    Que bom que gostou!

    Beijos e obrigada pela visitinha!

    ResponderExcluir
  17. Oi Seruga!

    Que bom que gostou!

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Oiiiieee, são só 50g de farinha de trigo mesmo???

    ResponderExcluir
  19. OI Ná, é isso mesmo. Somente 50g de farinha.

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...