quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Coq au Vin

Férias = descanso. Bom, aqui está um pouco diferente. Férias = dias cheios de atividades = diversão. Claro que quando chega a noite estou super cansada, mas ao mesmo tempo muiiittoooo feliz! E com essa disposição a flor da pele, decidi que era hora de tentar um clássico francês e que demora 2 dias para ficar pronto. Sim, você não leu errado 48 horas, mas apenas de marinada...depois mais 1 hora para cozinhar e finalizar o prato...mas estou de férias, né? Tempo não faltaria...não é mesmo?!
O prato do almoço de hoje foi o famoso Coq au Vin, ou seja, frango ao molho de vinho tinto. Na verdade a tradução diria que seria galo ao vinho tinho, como foi feito tradicionalmente há alguns séculos atrás. Mas como tudo evolui, atualmente esse prato é frequentemente feito com frango mesmo, ou galinha caipira...algumas fontes dizem que é uma receita da época de Júlio César, mas só foram encontrados  registros no século 20.
Bom, independente de quando foi criada, eu diria que foi o melhor ensopado de frango que já comi! Principalmente por que foi primeiro que fiz...a carne do frango ficou tão tenra que desmanchava apenas com o garfo, os legumes ficaram extremamente saborosos...enfim, a verdadeira comfort food!
Não encontrei nenhuma receita da Laura Calder para esse prato...mas tenho certeza que ela já deve ter feito...afinal de contas clássicos franceses é com ela mesmo! Essa receita é parecida com a feita no Bistro Le Vin em SP com a autoria do Chef Marcílio Araújo, só fiz apenas alguma adaptações para meu paladar.
Infelizmente hoje o Amor não veio almoçar em casa, mas as férias vão até o dia 30...quem sabe não teremos Coq au Vin novamente...
Bom....mas como nem tudo é perfeito...agora é hora de lavar a louça...a pior parte do almoço...



Tempo de Preparo: 1 Hora e meia
Tempo de Marinada: Aproximadamente 48 Horass
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a marinada

7 dentes de alho sem casca e inteiros
2 cebolas médias
1 cenoura
1 alho-poró (somente a parte branca)
1kg de coxas e sobe-coxas de frango
750ml de vinho tinto (1 garrafa - eu usei Cabernet Sauvignon)
1/2 xícara (chá) de conhaque
1/2 colher (sopa) de sal grosso
pimenta-do-reino a gosto
4 folhas de louro
2 ramos de alecrim fresco
2 ramos do tomilho fresco
100g de Cogumelos Paris (Opcional)

Ingredientes para o cozimento

3 fatias de bacon cortado em pequenos pedaços
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/4 xícara (chá) de caldo de galinha (se for usar cubo, dissolva apenas 1/2 cubo - eu usei caldo caseiro)

Para acompanhar

Arroz branco ou Purê de batatas

Modo de preparo.

1. Para a marinada. Descasque os dentes de alho e as cebolas. Lave os vegetais e ervas.

2. Numa tábua, corte as cebolas em 4 pedaços. Pique os alhos-poró e as cenouras de forma irregular. Pique os cogumelos em 4 pedaços cada um.

3. Numa tigela bem grande junte todos os ingredientes e cubra. Leve à geladeira e deixe marinar por 48 horas.
4. Após o tempo de marinada, em 3 tigelas, separe os ingredientes da marinada: legumes, frango e líquido. Com papel toalha, ou um pano seco e limpo, seque bem o frango e os legumes. Reserve.
5. Leve uma cassarola média com um pouco de manteiga ao fogo médio. Quando começar a espumar, doure os pedaços de frango aos poucos. (Se colocar todos os pedaços de uma vez, o frango não ficará dourado.) Coloque mais manteiga à medida que for colocando os pedaços de frango. Reserve um pouco da manteiga para os legumes. Retire o frango da panela e reserve.

5. Na mesma panela, junte o restante da manteiga e doure os legumes da marinada por alguns minutos. Reserve. Na mesma panela acrescente o bacon e frite por alguns instantes. Retire o excesso da gordura e acrescente o líquido da marinada, os pedaços de frangos, os legumes e o caldo. Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que o frango esteja tenro.

Sirva imediatamente acompanhado de arroz branco ou purê de batatas. Decore com folhas de tomilho

16 comentários :

  1. Stefânia, fiquei super tentada!!! Apesar do trabalhão, pela carinha dele no prato, deve ficar delicioso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Deveras chique, moça!!! Foi com o Top Chef que eu aprendi que esse prato leva tanto tempo pra ficar pronto :P
    Se eu gostasse de 'carnes molhadas', eu comeria um coq au vin, mas eu tenho umas frescuras que nem eu entendo, enfim...
    Stê (posso te chamar assim, bem íntima?), eu fiz seu roulade de frango e agrião hoje. Claro que eu mudei um monte de coisa (não tinha queijo de cabra ou búfala, eu usei um queijin mineirin branquin mesmo), mas que coisa boa, menina! Adorei muito.
    E dá pra fazer roulade o resto da vida, porque eu comprei um maço de agrião do tamanho do país!!!
    Que delícia. Obrigada pela receitinha linda, simplérrima e gostosíssima!!!!
    Beijão e continue arrasando nessa culinária de férias!

    (Ah! Eu tô aqui firme e forte na dieta, sim. Apesar de ter feito um risotto biancho no almoço pra acompanhar o franguinho, fui uma menina linda: comi só duas colheres do arroz e um rouladinho só! ;) Incrível! hahaha).

    ResponderExcluir
  3. Amiga, ficou lindo demais esse prato!! Eu tbm no top chef tbm...achei difícil...mas vc é o maximo né! sempre facilita nossa vida!! Amei a receita! Anotadíssima!
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. amo este prato, fazem anos que não faço, acho que ficou esquecido. bjs

    ResponderExcluir
  5. que disposição para um prato tão demorado! mas pelas fotos tenho certeza que valeu a pena ;-)
    anteontem fiquei com pena de nao poder fazer o seu bolo de laranja e amêndoas.. ai procurei uma receita so de bolo de laranja e fiz.. ficou bom, mas acho que nao cresceu o suficiente.. Bom tenho que tentar mais vezes... :)
    ciao,
    Barbara

    ResponderExcluir
  6. Cette recette est magnifique!!
    Parabéns!!está com uma cara ótima....
    nesse fim de semana vou fazer uma das suas sobremesas, ainda estou decidinho entre o tiramissu e torta holandesa... depois te conto.. bjinhos...

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, acho que já devo ter agradecido a existência do blog, né, mas preciso dizer AGAIN obrigada!! As tuas receitas salvam o meu dia-a-dia. Agora esta maravilha de Coq au Vin, ah, vou me divertir muito no findi. Beijocas

    ResponderExcluir
  8. PELO ASPECTO TENHO A CERTEZA QUE VALEU A PENA , NÃO DEVE TER SOBRADO NADA BJS

    ResponderExcluir
  9. OI Bá!

    Sabe que não achei que deu muito trabalho não...o único problema é que demora mesmo as 48 horas de marinada. Mas mesmo que fosse mais complicado valeria a pena...fica muito bom!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  10. Oi Quéroul!
    Tudo bem?

    Então, claro que pode chamar de Stef! É assim que os amigos chamam...e você pode ser considerada uma também, sempre tá por aqui e conversamos quase todo dia, né?! rsrsrs
    Ahh, nem esquenta com as maluquices do paladar...eu também tenho as minhas e ninguém entendem, viu?!
    Que bom saber que fez o roulade e que gostou também! Acho que você tá certíssima, usou o que tinha...eu também faço isso...e acredito que com queijo minas dever ter ficado ótimo também, e com certeza mais acessível, né?
    Com o agrião que sobrou, faz uma saladinha...aí é bom que dá uma segurada no paladar, né? Ou então aquele sanduíche de gorgonzola com pêra e usa agrião no lugar da rúcula...fica uma delícia!

    E boa sorte com a dieta...fica firme!

    Beijos e bom fim de semana Querida!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe!

    Pois é, você viu que não é tão difícil...qualquer um pode fazer...eu fiz, né?! rsrsrs

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bárbara!

    Que pena Querida, o bolo de laranja e amêndoas é realmente muito bom! Espero que tenha oportunidade de fazer novamente.
    Ahhh, o ensopado vale muito a pena...hoje ainda comi um pouquinho que sobrou...uma delícia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Angela!

    Foi a primeira vez que comi e espero repetir logo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cíntia!

    Ficou excelente mesmo querida!
    Ahhh, agora fiquei com vontade...mas acho que ficaria mais para o tiramissú...pq é uma das minhas sobremesas preferidas. Mas a torta holandesa é deliciosa também! Qualquer uma será bem sucedida!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabi!

    Que fofaaaaaaaa! Obrigada vocês por serem tão carinhosas e fofas! Hoje sou muito mais feliz por que tenho leitoras como você, que fazem o meu dia melhor!

    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. OI São!

    Agora posso dizer que não sobrou...ainda tinha dois pedacinhos...que comi hoje...rsrsrs

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...