domingo, 22 de agosto de 2010

Raviolini de Frango com Confit de Tomates Cereja


Ahhh que saudade! Que saudade de casa e que saudade do blog e de vocês!
Espero que tenham percebido minha pequena ausência de 4 dias (rsrsrs), mas fiz uma pequena viagem com o Amor para uma cidadezinha histórica perto de Brasília. A cidade é Pirenópolis e prometo que faço um post de tudo aquilo que fizemos, comemos e por onde passeamos.
Bom, morrendo de saudades da minha linda e petit cozinha, eu cheguei e corri para lá e agora estou fazendo um pão. Aproveito que ele está no tempo de descanso e estou aqui conversando um pouquinho com vocês.
Essa receita estava guardada há alguns dias e eu queria muito postar, é uma receita bem especial e me senti super feliz e poder fazê-la e compartilhá-la com vocês.
Pelo menos uma vez por ano, a família do Amor se reune para fazer os famosos cappellettis, raviolis e tortei tão apreciados por toda a família. No ano passado excepcionalmente não houve e esse ano quando minha sogra e a Tia Inês marcaram a data eu logo fui convidada para participar do "evento". Cada um ajuda em uma parte e o trabalho mais pesado, o de abrir a massa, é claro que fica para os homens. E nessa etapa, o Amor ajudou....um pouquinho...mas posso dizer que tem um pouquinho dele nessa massa. Uma das minhas tarefas foi montar os variados formatos de massa e ajudar no que fosse possível em outras atividades. Adorei! Passamos o domingo a tarde todo trabalhando nessa atividade, e fizemos...hummmm....nem sei dizer quanto, mas o suficiente para ser distribuído com fartura para dividir entre 6 famílias! Muito bom não é?



O primeiro prato que fiz aqui em casa com essas belezinhas foi uma sopinha de legumes para o Amor e essa semana que passou resolvi fazer uma versão com molho para mim. Aproveitei um dia que estava com pouco tempo para fazer o almoço e testei a receita com o confit de tomates. Posso afirmar com toda a certeza que foi o melhor ravioli que já comi, e olha que tem um aqui no restaurante do Dudu Camargo que é difícil de competir. O único porém, é que fizemos apenas com recheio de frango e ervas, mas como já me passaram todos os segredinhos, eu vou testar um com Ricotta e Parmigiano-Reggiano, ou então um com recheio de cogumelos...o molho com certeza repetirei, ficou delicioso e combinou perfeitamente com o recheio usado.

Muito bom estar de volta postando receitinhas para vocês...da proxíma vez eu levo o note...rsrsrs

Uma ótima semana a todos!



Tempo de preparo: 50 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a massa

4 ovos grandes
2 gemas grandes
1 colher (chá) de azeite de oliva
2 e 1/4 xícaras de fatinha de trigo própria para massas
1/4 xícara de água
Semolina ou farinha de trigo adicional para abrir a massa

Ingredientes para o recheio de frango

2 peitos de frango cozidos e cortados finamente, se possível passe no processador de alimentos
1 colher (sopa) de requeijão de copo
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picadinha a gosto
Tomilho picadinho a gosto
Cebolinha picadinha a gosto

Ingredientes para o confit de tomates

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras de tomates cereja cortados ao meio
1/2 colher (chá) de orégano fresco picadinho
Sal e pimenta do reino
2 colheres (sopa) de molho de tomate fresco (eu tinha congelado e usei um que fiz em casa, mas pode-se usar um pronto que não tenha sabor de nenhuma outra erva)

2 colheres (chá) de manteiga sem sal para finalizar os raviolis
Parmegiano-Reggiano ralado para finalizar
Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela grande ou em uma bancada de trabalho, coloque a farinha e abra um buraco no centro. Em outra tigela misture os ovos com as gemas, o azeite de oliva e a água. Adicione a mistura no buraco que você fez no centro da farinha, gradualmente, com a ajuda de um garfo, traga a farinha para o centro. Quando estiver bem misturado, trabalhe a massa com as mãos, adicione mais farinha se necessário. A massa estará no ponto adequado quando não grudar mais nas mãos.

2. Retire a massa da tigela e em uma superfície de trabalho enfarinhada (Com semolina ou farinha) trabalhe bem a massa, sovando vigorosamente com as mãos. Se a massa começar a grudar, adicione mais farinha. Cuidado para não colocar muita farinha senão a massa não ficará com boa consistência para abrir. Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar por 15 minutos.

3. Para o recheio, misture bem todos os ingredientes. É importante que o frango esteja bem picadinho, senão ficarão pedaços grandes ao morder o ravioli. Deixe o recheio em uma tigela e comece a montar os raviolis.

4. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.

5. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque o recheio em cada uma das cavidades. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de clara de ovo ou água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.




6. Para o molho. Aqueça o azeite em uma panela a fogo médio. Acrescente os tomates, o orégano, o sal e a pimenta (cuidado com o sal e a pimenta caso esteja usando um molho já temperado). Cozinhe os tomates em fogo baixo até que a maioria dos sucos fique reduzida, mas ainda tenha um pouco na panela, aproximadamente 10 minutos. Acrescente o molho de tomates e quando ferver desligue o fogo e tampe a panela.

7. Enquanto prepara o molho, coloque uma panela grande com água e sal e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis e cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja al dente. Se estiver congelado, serão aproximadamente 8 minutos. Retire da água, escorra bem e coloque-os em uma panela em fogo baixo até derreter a manteiga.

8. Aqueça o molho se necessário. Divida os raviolinis em quatro pratos, disponha o molho e o queijo ralado. Decore com folhas de manjericão. Sirva imediatamente.

Dica: Os raviolinis podem ser congelados por até 3 meses.


10 comentários :

  1. Ste!! que máximo essa cozinha coletiva!! Eu amo essas "reuniões gastronomicas" com família! Piri é demais né! faz mto tempo que eu não vou pra lá :(. Acho uma gracinha a cidade!
    Adorei a receita! eu amo massas caseiras! ;)
    (já mandei no seu outro email)
    Bjao queridona

    ResponderExcluir
  2. que belezura de massinha! e eu gostei foi da receitinha do confit; vivo fazendo isso com meus tomatinhos mas nem sabia que tinha o nome chiqueeee. hahaha.

    eu bem vi que a senhorita tinha sumido. 'inda bem que foi dar umas voltinhas tão legais! tem que aproveitar as férias mesmo.

    continue se divertindo! vc é uma fofa!
    =***

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, que carinha de sapeca, Stefânia!! Que dia agradável você deve ter tido!

    E olha, notei sua falta sim, senhora, viu?!

    Mas, se foi por uma boa causa, tudo bem!

    Como sou apaixonada por todo tipo de tomate, fiquei morrendo de vontade de provar essa massa com o confit. Eu A-M-E-I as cores, parece delicioso o prato!!

    Fiquei até com vontade de tentar fazer com o rolo mesmo, já que não tenho cilindro. É uma ginástica boa, né?! rsrs

    Um beijão, querida. Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef, bom dia!
    Andei meio sumida por causa da correria, q bom q nao perdi quase nada ja q vc tb estava fora :)
    Que coisa mais fofa a tortinha de morango, adorei!
    E esses raviolis, que coisa ótima pra ter no freezer né? Que empenhadas e prendadas essas moças, mal descansaram do café colonial e já colocaram a mão na massa de novo, literalmente :)
    Boa semana, beijos!!!
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefania,
    Adorei os raviolis, pasta eh uma delicia, mas pasta caseira eh um capitulo a parte de tao bom, ne?!
    E adoro quando vc coloca fotinhos suas no blog, sempre tao alegre e sorridente.
    Que bom q vc esta aproveitando suas ferias...
    Beijocas, Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe!

    Eu também adoro, sabe?! E tanto na minha família quanto na família do Ale isso é meio que uma tradição.

    Eu vi o e-mail sim, vamos marcar então para a semana do dia 12.

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  7. Oi Quéroul!

    Pois é, tá vendo como você é chic?! Fazendo confit e nem sabia...rsrsrs....mas dá para fazer com tudo, tomates, cebola, alho...ihhh, muita coisa mesmo!

    E com você, tá tudo bem?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Taaaa!
    Saudades de você...vou te mandar um e-mail, viu?

    Pois é, vale muito a pena, mesmo que seja no rolo...eu também não tenho cilindro, nesse dia usamos pq era da minha sogra. Mas quando fizer em casa vai ser no rolo mesmo!

    O confit é delicioso e o adocicado desses tomates torna tudo melhor.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri!
    Tudo bem Querida?

    E então, a viagem tá chegando, né? Mais um tempinho e Europa!!! Que delícia!

    Pois é, ainda bem que é diversão, né? Senão seria um trabalhão...rsrsrs.

    Beijos e boa terça-feira!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Tudo bem com você? E as aulas? Manda notícias....

    Então, massa fresca é um capítulo a parte mesmo...muuuuuuiiiitttooooo melhor!

    Obrigada pelo carinho, viu?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...