domingo, 8 de agosto de 2010

O Milagroso Boule....


A Laura Calder fez esse pão em um dos programas dela, o mesmo que ela fez o Pan Bagnat e o Bolo de Nozes. Quando vi a receita pensei: Hummm, esse é o tipo de receita que só dá certo na TV...mas como era uma receita da Laura, eu tinha de qualquer forma dar o crédito, até por que nenhuma receita dela deu errado até hoje.
Eu ainda não tinha testado a receita até hoje pois não tinha o utensílio principal: uma panela de ferro fundido. Mas como o lindo do Ale (O Amor) me presenteou com tal maravilha, não tinha motivo para não tentar. E essa foi a primeira receita que resolvi fazer na panela...tinha que ser um boa estréia, não acham?

Bom, a receita escolhida foi um pão básico, um típico pão francês chamado Boule. É uma receita bem simples, mas é demorada, a primeira fermentação leva em torno de 12 horas. Nada de mais, né? Só fazer a noite e deixar para finalizar no outro dia. E vou dizer, toda espera é compensada com o prazer de comer um pão fresquinho com casquinha crocante e miolo fofinho....e me lembrou bem aqueles pães que comi na França. Délicieux!

O Amor adorou! Comeu e repetiu...e olha que ele nem pegou o pão quentinho (ele tava cochilando a tarde e quando acordou o pão já tinha esfriado).

E ficou óbvio para mim que terei que repetir o quanto antes. Na verdade além de comê-lo puro, apenas com uma manteiga cremosa, acredito que seria o pão perfeito para uma bruschetta, e essa será a minha próxima opção...

Bom, com as férias começando amanhã espero que essa seja a primeira de muitassss receitas com a minha panelinha nova....OBA!

Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 12 a 24 horas
Tempo de forno: Aproximadamente 40 minutos
Rendimento: 1 pão de aproximadamente 20cm

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo grano duro
1/4 colher (chá) de fermento biológico em pó
1 e 1/4 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara de água filtrada
Farinha de trigo extra para manusear a massa

Modo de preparo

1. Em uma tigela grande misture a farinha de trigo com o sal e o fermento. Gradualmente acrescente a água e vá misturando bem com a ajuda de uma colher de pau. A consistência da massa é bem pegajosa e um tanto quanto mole. Ela não deve ficar pastosa, e sim com a textura mais parecida com uma esponja que fazemos em alguns pães. Cubra a tigela com um pano limpo de deixe descansar por 12 ou até no máximo 24 horas (eu deixei 16 horas). O ponto ideal é quando a superfície estiver fofa e coberta de bolhas.

2. Após o tempo de descanso, polvilhe uma superfície com bastante farinha de trigo. Coloque a massa sobre a superfície (como está mole, tem que ter bastante farinha, uma camada generosa). Polvilhe a massa com mais um pouco de farinha e modele ligeiramente uma bola. Cubra a massa na superfície com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos.

3. Após o segundo período de descanso, pegue o pano de prato que usou para cobrir a massa e polvilhe bastante farinha de trigo nele, coloque a massa sobre o pano e polvilhe mais farinha sobre a massa. Cubra com o pano e deixe descansar por 2 horas (O pano deve ter farinha o suficiente para que a massa não grude). Após o período de descanso a massa deve ter dobrado de volume.

4. Enquanto a massa está no seu terceiro descanso, após 30 minutos, pré aqueça o forno a 220 graus. Coloque a panela no forno e deixe lá pelos 90 minutos restantes do descanso. (que deve ser de ferro fundido - eu usei uma da marca staub, pode se usar uma Le Creuset do mesmo material). Após as 2 horas de descanso da massa, retire a panela do forno e com a ajuda do pano, acomode a massa dentro da panela, tampe e leve ao forno por aproximadamente 25 a 30 minutos. Após esse período, retire a tampa da panela e deixe assar por mais 10 a 15 minutos, ou até que a massa tenha uma crosta bonita e dourada.

Retire do forno e coloque sobre uma grade para esfriar.

7 comentários :

  1. adorei sua visita no meu blog :), obrigada.
    e adorei esse pão!
    panificação ainda não entrou na minha vida e só vai entrar se for uma receita de liquidificador, hahaha.
    mas eu acho lindo produzir o próprio pão. e ficando lindo desse jeito, nunca mais que se come pão de fora de casa, né?

    bom começo de semana; começo de férias, iei!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Quéroul!

    Adorei o seu blog, muito bem escrito e os textos são super divertidos também! Parabéns!

    Pois é, eu também não sou muito de fazer pão...acho que falta coragem mesmo...mas cada vez que faço dá vontade de repetir...quando você fizer a primeira vez vai saber.

    Beijocas e obrigada! Serão ótimas férias!

    ResponderExcluir
  3. Amiga...eu cofesso que nem tenho tentado fazer pães....meu "dedo ruim" faz com que eles não fiquem bons!!....snif....O seu ta mto lindo! Bjao

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe!

    Sabe que não é toda vez que acerto não...mas vou tentando, uma hora vai dar tudo certo, não é mesmo?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gosto muito de Laura Calder... também vi o programa onde ela fez este pão...
    Só estou à espera da panela de ferro fundido =)
    espero em breve ter para fazer.

    ResponderExcluir
  6. OI Jú!

    Que legal! Outra fã da Laura! Então, quando tiver não deixa de fazer...esse pão é bom d++++!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olha so, achei xou a receita.... Nao fiz devido a nao ter a panela de ferro mas resolvo logo isso, queria dizer a Fe... que qualquer receita serve de caminho, orientação, as vezes um pequeno detalhe que esquecemos de falar, ou fazer..... Faz toda a diferença.... Mas não existe dedo ruim na cozinha, existe estado de espirito pouco favoravel.... Ou seja, as vezes vc nao esta num dia bom, pra ir pra cozinha, tem que estar afim, relaxado, uma musica talvez, nada de estresse, barulho, telefone, e vc a receita e as panelas....... Quando vier a pratica ai vc faz 3 4 pratos rapidinho, pois automaticamente ja esta incutido no sangue..... Continua tentando, o sucesso vem da pratica..... e da calma.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...