quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cheesecake de Pêra e Gengibre com Coulis de Morangos Frescos

Um ano mais velha ou um ano mais sábia? Tá vendo, tudo depende de como encaramos a realidade. É claro que eu estou me sentindo mais sábia ao invés de velha, né? De problemas já basta o do dia-a-dia...não quero pensar que os 30 estão chegando...quero pensar apenas em aproveitar e aprender cada momento até chegar lá! Dizem que você muda depois dos 30...será? Eu realmente acho que não...

Bom, ontem foi um dia perfeito! Tive que trabalhar durante meio expediente, mas não vi problema nenhum. Até por que cheguei aqui e fui surpreendida com várias demonstrações de carinho do pessoal, um lindo buquê de flores das Queridas meninas que trabalham comigo (são poucas, apenas 4...o resto é homem...trabalhar com tecnologia dá nisso, né?), um lindo livro de receitas (presente da Fernanda, super fofa) e uma “arte” com uma mensagem de cada funcionário aqui do escritório de Brasília, lindo né? Fiquei super feliz!
Almocei com o Amor e depois fiquei um período da tarde com ele, pois ele ainda ta doentinho...ganhei um lindo presente dele, que quero usar hoje, quer dizer alguns presentes – entre eles uma linda panela de ferro, da marca Staub. Era para ser Le Creuset, mas na loja só tinha branca...e como lembrei que além de ser uma panela francesa, o Claude Troisgos usa...então deve ser muito boa, né? Rsrs. A panela eu devo estrear hoje e já está em um lugar estratégico na minha cozinha...ficou linda!

Mas o que eu realmente queria fazer é agradecer a todo o carinho de vocês e aos e-mails super fofos que recebi, fiquei muito feliz e também emocionada por saber que mesmo de longe, é muito bom saber que existem pessoas como vocês do outro lado da net!

Bom, além de receber presentes de pessoas queridas (As citadas acima e outras tão importantes quanto), eu resolvi me dar um presente...nada material. O meu presente foi uma cheesecake. Eu estava louca para comer algum doce havia alguns dias e me disseram que no dia do aniversário a nutricionista não ia brigar...então lá fui eu!

E como era meu aniversário, eu resolvi fazer uma daquelas combinações diferentes que as vezes passam pela minha cabeça. A base foi a mesma da cheesecake de pêssegos, só mudei o sabor. Ficou bem diferente e muito gostoso mesmo...até o Amor que não é fã de sabores mais exóticos (ele nem quis provar o meu bolo de abobrinha) comeu e repetiu...

Fiz uma experiência, depois de tirar a foto...já que sou apressada e não consigo esperar muito...de colocar a menor cheesecake no freezer...deixei 1 hora lá e aquela sensação veio: I’m in heaven!



Tempo de preparo: 20 Minutos (mais o tempo de geladeira)
Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes para a base

170g de biscoito tipo maisena ou mel (ou algum de sua preferência)
3 colheres (sopa) de amêndoas moídas
75g de manteiga sem sal derretida

Ingredientes para o recheio

1 colher (sopa) de gelatina em pó
250ml de néctar de pêra
1 colher (chá) de suco de gengibre (Rale o gengibre no ralo fino e esprema para sair o suco)
115g de açúcar
380g de cream cheese
1 fava de baunilha (Ou 1 colher (chá) de essência)
1 colher (sopa) de suco de limão
250ml de creme de leite fresco gelado

Ingredientes para o coulis de morangos

1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de suco de limão
1 caixinha de morangos frescos

Modo de preparo

1. Prepare a base. Num processador ou liquidificador, triture os biscoitos até obter uma farofa fina. Passe por uma peneira e misture com a amêndo triturad, adicione a manteiga derretida, misture bem para dar liga. Pressione a mistura no fundo de uma forma com fundo removível e deixe na geladeira por 30 minutos.

2. Prepare o recheio. Em uma tigela pequena, coloque a gelatina sobre 5 colheres (sopa) de néctar de pêra. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Leve a tigela em uma panela com água quente (banho maria) em fogo brando e misture até que se dissolva por completo. Junte essa mistura ao restante do néctar de pêra e deixe esfriar.

3. Na batedeira, bata o açúcar e o cream cheese até obter um creme fofo e brilhante (Aproximadamente 3 minutos). Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe o conteúdo na vasilha. Bata apenas para incorporar. Despeje o suco de limão e o suco de gengibre sob a mistura de pêra e gelatina e misture bem. Incorpore o suco a mistura de cream cheese e açúcar. Essa mistura precisa estar bem homogênea. Reserve. Bata na batedeira o creme de leite fresco até obter picos leves e junte ao recheio com uma colher e misture com a ajuda de uma espátula até incorporar bem.
Distribua essa mistura sobre a base de biscoitos e deixe na geladeira de véspera, ou pelo menos por 4 horas, até endurecer.

4. Prepare o coulis. Bata no liquidificador os morangos com os demais ingredientes. Passe a mistura por uma peneira fina (você deve ter aproximadamente 250ml). Retire a cheesecake da geladeira, desenforme e cubra cuidadosamente com o coulis de morangos. Leve a geladeira novamente antes de servir.



Dica: Este cheesecake não pode ficar fora da geladeira em um dia quente - virará um mousse de frutas. Antes de servir, deixe bastante tempo na geladeira para ficar bem firme. O ideal é de um dia para o outro.



29 comentários :

  1. Fiquei em heaven só de ver! Com pra, deve ficar super delicado! Vc sabe q sou viciado em xcakes, né? Babei na mesa..rsrs

    bjo!
    As fotos tão mto bonitas!

    ResponderExcluir
  2. ADORO CHESSECAKE SO´DE OLHAR ATÉ BABO , O SEU FICOU LINDISSIMO ADOREI BJS

    ResponderExcluir
  3. tô atrasada :X
    PARABÉNS! e tudo de muito bom.
    e não se assuste com os trinta... eles são bem legais, cê vai ver quando lá chegar (apesar do horror prévio. tb fiquei em crise, mas me acostumei).

    e eu nunca comi cheesecake. tenho até uma vontadinha, quem sabe em breve...

    beijo beijo. muitas felicidades e cheesecakes pra vc.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Stefânia,
    parabéns atrasado. Muita saúde e muitos anos de vida pra você.
    Parabéns tb pelo blog, eu adoooooooooooro!!! Apesar de nunca ter comentado, venho aqui todo dia.
    Acho lindo seu blog, chiquérrimo, super caprichado.

    Beijos
    Ana Carol Crocks

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefania, parabens pelo seu dia!!! Muita saude e paz, amor e aventuras, muitas alegrias e receitas deliciosas nesse ano que se inicia.
    Adoro cheesecake e adoro combinacoes diferentes... hummm, mais uma receitinha pra reproduzir!
    Adorei nosso papo (cabeca, hehe) aquele dia, vamos prosear mais some other time.
    Beijao querida, Carol
    PS: tomei a liberdade de te add no orkut!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, cheesecake diferente! Pêras e gengibre combinam bem! ótima variação! Bjao

    ResponderExcluir
  7. Ahh, eu havia escrito um post enorme, e na hora que apertei pra enviar, perdi tudo.
    Reescreverei, porém de forma resumida

    Há um tempo acompanho o seu blog, e hoje, 6:52h da manhã resolvi escrever, para parabenizá-la pelo blog, pelas receitas
    Testei uma, a receita de coxinha, e ficou PERFEITA
    Tudo bem que eu dei o meu pitaco na receita, mas a ideia original é sua, e ela é simplesmente perfeita

    Agora separei mais 3 receitas de salgadinhos, e vou escolher uma delas pra fazer pro meu irmão, hoje é aniversário dele de 17 anos. A coxinha de frango está confirmada, agora vou decidir entre pastel de forno (mas farei o recheio de frango) esfiha ou risoles de camarão.

    Tenho que correr, pois tenho que fazer o bolo, e tudo antes dele chegar (el estuda de manhã)

    Ontem me perguntei: de onde veio este paladar e receitas tão refinadas?
    Pelo o que li, a sua mãe é uma boa cozinheira, não é? E você tbém é uma

    Parabens, bjus, abraços, uma excelente semana pra vc

    ResponderExcluir
  8. Oi Jean!

    Pois é, o sabor ficou super delicado mesmo...puxando um pouquinho mais para o gengibre, o que na verdade me alegrou bastante...no fim você sente o gostinho doce e delicado da pêra na boca, uma explosão de sabores, muito bom!
    Eu também adoro cheesecakes, se pudesse comia um pedaço todo dia.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Oi São!

    Pois é, acho que é difícil encontrar aquele que não goste de cheesecake, né? Essa combinação ficou muito boa mesmo!

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  10. OI Quéroul!

    Obrigada pelas palavras Querida! A crise de chegar perto dos 30 já passou, acho que foi o finzinho do inferno astral que passamos antes do aniversário...
    Mas como assim nunca comeu uma cheesecake? Se desse para mandar pelo correio eu mandaria hoje mesmo só para você provar logo...é muito bom! Tenta fazer uma em casa, é tão simples e o resultado vale muito a pena! Garanto a você!

    Beijos e muito obrigada pelo carinho e pelos comentários que você sempre deixa aqui!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!
    Tudo bem Querida?

    Que bom saber que é uma leitora assídua e que gosta do blog. Fico muito feliz em "conhecer" as pessoas que me ajudam a manter o blog vivo, ou seja, vocês leitoras e leitores!

    Beijos e muito obrigada pela lembrança!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    Tudo bem?

    Obrigada pelo carinho Querida, adorei suas palavras!
    Vamos conversar mais vezes sim, é só nosso fuso se encontrar novamente.
    Eu já andei olhando suas fotinhas lá no orkut, adorei as fotos do casamento. Você estava linda, parabéns!

    Beijocas e muito obrigada pelo carinho, viu?

    ResponderExcluir
  13. Oi Fe!

    Que bom que gostou! Sabe que aquela sua de damasco ainda tá na minha "to do list", né?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivian!

    Adorei a sua mensagem! Que bom saber que já acompanha a blog!
    A coxinha é realmente muito boa né? Mas me diz uma coisa, qual foi o toque que você deu? Fiquei curiosa...

    Se eu puder dar uma dica, faz a esfiha, é muitoooooo boa mesmo! Inclusive eu tava até pensando em fazer novamente...já que estarei de férias na próxima semana. O risole de camarão também é genial, mas como já vai ter coxinha (fritura) acho que a esfiha cairia muito bem.

    Pois é, hoje em dia eu acho que vou para cozinha mais vezes do que minha mãe...mas desde o início eu devo a ela essa paixão por cozinhar e também a algumas técnicas básicas.

    Beijos e muito obrigada por sua mensagem!

    ResponderExcluir
  15. Hahaha

    E aí? A nutrí brigou? Morri de rir, com você.

    A cheesecake parece uma delícia, mesmo meio derretida. rs Eu também não sou a pessoa mais paciente do mundo (diga-se de passagem que não sou nada paciente, rs)

    Estou curiosa pra ver as panelas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Estefânia!!!esses dias tenho estado um pouco mais ocupada... mas estou adorando minha nova vida...agora trouxemos a Mel, minha Labradora, e temos um quintal grande com jabuticabeira,pitangueira e limoeiro,canteiros de ervas,de lavanda e outro com girassóis que sobraram dos meus convitinhos para divulgar o blog... fiquei feliz ao entrar aqui e encontrar várias receitas novas.. Ah antes que esqueça, Bem vinda ao clube dos 30!!eu não troco meus 30 pelos 20 anos de jeito nenhum...Muitas felicidades!!!! bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Stefânia, não sabia do niver, desculpe tsnho andado correndo não dá tempode visitar todos os blogs e o seu site não vejo as atualizações, por isso mesmo, mas eu acho que a minha melhor performance foi quando tinha 40 anos nossa foi muito bom um misto de beleza calma e amadureceimento, não quer dizer que agora tenha alcançado a maturidade plena, rs, ainda estou procurando, por isso não se preocupe. Adorei o cheesecake, é um doce leve eu acho! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  18. Stê!

    Esse teu cheesecake tá muito atentador!
    Confesso-lhe que fiz uma de suas receitas, aquele que é coberto com coulis de morango.
    Mas eu cobri com geléia de amoras, e ficaram deliciosas também!

    e parabéns por mais um aninho de vida!
    foi merecedor esse cheesecake!
    afinal, qualquer dieta deveria perdoar os doces, não é mesmo?!
    hahaha!

    beijão!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ta!

    Então...nem sei se a nutri já tá sabendo. Eu não vou contar nada...rsrsrs

    Pois é, eu não aguento, já vou tirando logo da geladeira e não espero o prazo adequado...mas fica bom do mesmo jeito. rsrsrs

    Vou fazer alguma coisa com os presentinhos no fim de semana e vou postar, pode deixar!

    Beijo grande e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cíntia!

    Que delícia sua casa nova! Só frutinha boa! E com direito a um canteiro de ervas? um sonho! Parabéns Querida!
    E a Mel, se adptou direitinho? Toda mudança para os bichinhos são complicadas, né?

    Beijo grande e seja bem-vinda novamente!

    ResponderExcluir
  21. Oi Maura!

    Nossa, nem precisa se preocupar não. A mensagem não precisa ser no dia do aniversário...o que importa é a intenção de quando mandou, né?! Muito obrigada pelo carinho!
    Quanto a crise de estar chegando aos 30, acho que já superei...rsrsrs...coisas de mulher de TPM...rsrsrs

    Beijos e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  22. Oi Jean!

    Como assim fez a cheesecake e não me falou? Você fez aquela que vai ao banho-maria? Ela é boa mesmo, né! Eu adoro!
    Essa também ficou super 10, bem mais suave é claro...mas tudo de bom!

    Obrigada pelos parabéns e pelos seu comentários sempre muito divertidos!

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  23. Stefânia, parabéns atrasadinho! Tudo de bom e que você continue nos presenteando com estes posts tão caprichosos e cheios de delícinha para comer!
    Amei o cheesecake! Está com uma cara divina! E as fotos mais uma vez estão lindonas!

    ResponderExcluir
  24. Oi Déia!

    Obrigada Querida! Sabe que adoro receber seus comentários, né?

    Beijos e bom fim de semana para você!

    ResponderExcluir
  25. Stefânia, descobri seu blog hoje, fuçando por outras cozinhas e adorei!!! Parabéns! Estou "devorando" tudo! Se puder, dê uma passada lá no meu cantinho: mariapirao.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. OI Bá!

    Seja bem-vinda Querida! Que bom que gostou do blog, tudo é feito com muito carinho para pessoas como você, pessoas queridas!

    Já passei lá no seu cantinho e virei seguidora, tá?

    Beijo grande e espero vê-la aqui mais vezes...

    ResponderExcluir
  27. Olá Stefânia! Estou aqui um ano depois para dizer que preparei a receita do seu cheesecake e ficou espetacular! O melhor que já comi até hoje. Sua forma de passar a receita também é ótima - clara e detalhada! Beijos da Executiva de Panela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...