segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bacalhau Pochê em Azeite de Oliva e Laranja


Ahhh, segunda-feira! Que beleza!

Como falei anteriormente, eu sou uma das poucas pessoas que gosta de segunda-feira. O motivo vocês já sabem, é sempre uma oportunidade de começar novamente...uma nova chance para a semana ser boa!
E foi nessa energia que comecei mais uma semana de agosto. Nessa semana especificamente, hora de retomar a dieta...já estava ficando mal acostumada...e realmente não sei se vou continuar por muito tempo, afinal de contas só falta mais um quilinho para minha meta, que era perder 3kg ao todo. Para ajudar nessa luta, hoje a noite vou pedalar com o Amor, a idéia inicial é fazer 30km...espero não chegar cheia de fome e comer todo o pãozinho que eu estou preparando agora...será que consigo? Hummmmmm....mistério!

Bom, hoje o almoço foi rápido e muito gostoso! Mais uma vez inspirada pela Laura Calder eu testei uma receita de peixe assado submerso em azeite de oliva. Mas muitos devem estar pensando...submerso em azeite? Oque? Humm, será que fica bom...será que não fica oleoso? Nãooooo meus Queridos, a Laura como sempre me supreende com ótimas idéias e deliciosas experiências na cozinha. O peixe fica muito, mas muito suculento mesmo. Nesse caso especificamente foi aromatizado com casca de laranja e tomilho. Mas a Laura também sugere acrescentar sementes de erva doce...como eu não tinha, não usei....imagino que deve ficar muito mais aromático, mas fiquei super contente com o resultado que consegui e já estou programando comprar o peixe adequado (a receita pede Robalo e eu usei bacalhau) e repetir a dose...é delicioso!

No mais fico por aqui e ansiosa por receber uma resposta do e-mail que mandei para ela (Laura Calder)...será que tenho chances??????



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: 15 Minutos
REndimento: 2 porções

Ingredientes

2 postas de bacalhau fresco, se for usar o salgado primeiro tire todo o sal (A receita original pede robalo)
1 e 1/2 xícara de azeite de oliva
Raspas de uma laranja
1/2 colher (chá) de sementes de erva doce (não usei)
1 raminhos de tomilho
1 dente de alho cortado em pedaços pequeninos
Pimenta do reino moída na hora
Flor de sal

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 140 graus. Em um refratário pequeno (use um que acomode apenas os filés...não é recomendável usar um muito grande pois senão precisará usar mais azeite) acomode os filés de peixe, cubra-os com o azeite de oliva e salpique as rapas de laranja, o tomilho, a pimenta do reino a gosto e a erva doce sobre o peixe. Salpique o alho sobre o azeite e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos ou até que o peixe esteja bem cozido no centro.
 
2. Retire do forno, escorra o excesso de azeite e acomode nos pratos que for servir. Salpique a flor de sal e decore com raminhos de tomilho e um pouco do azeite que o peixe assou. Sirva imediatamente.

3 comentários :

  1. dá uma impressão, né, que vai ficar bem oleoso mesmo.
    e eu, que tenho a vibe mão-de-vaca, não consigo imaginar usar uma xícara e meia de azeite que será desprezado. além da outra vibe, a 'tô de dieta, nhé', né, que fico horrorizada de ler 'azeite' e 'xícara e meia' na mesma frase :P

    oh, muitos porém's nessa minha vidinha.
    por outro lado, imagino que seja gostoso pra caramba. eu descobri que gosto MUITO de peixe, mas muito mesmo.

    =***

    ResponderExcluir
  2. Oi Quéroul!

    Ahh, nem fala...sabe que pensei a mesma coisa? 1 e 1/2 xícara de azeite...isso vai ficar caro.... Mas estava querendo provar essa receita a tanto tempo que nem me incomodei...e ficou uma delícia, nada oleoso. Imagino que você também gostaria.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida....acabei de chegar do Amor Doce e resolvi preparar o divino bacalhau com raspas de laranja...já está no forno para o jantar + uma saladinha e um bolo de iogurte da Lu!!!
    Improvisei e coloquei umas calorias de vinho branco e como não tinha tomilho coloquei alecrim fresquinho...depois te falo como foi o deleite. Bjs, Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...