quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mini Tortinhas de Morangos Assados com Creme

Tenho que confessar uma coisa. Adoro morangos (acho que já deu para perceber, né?!). Mas essa não é a confissão. O que tenho a dizer é que tenho comprado muitos morangos....só para ter a desculpa de que se deixá-los na geladeira durante muito tempo eles podem perder e aí tenho que inventar uma receitinha para usar. Pois é, compro caixas e caixas de morangos sem nem ter idéia do que fazer com eles...mas só para vê-los e logo pensar no que fazer!
E ontem olhando essas belezinhas na geladeira não tive dúvidas, queria comê-los em uma tortinha com creme patissière. Tinha certeza que não poderia dar errado, afinal de contas só tem coisa boa, não é? Impossível mesmo.
Fiz a mesma massa da torta de maçãs (que para mim é a melhor massa para esse tipo de torta) e a receita do creme patissière é aquela do Pierre Hermê, que fiz para rechear as eclairs. Os morangos foram marinados por alguns instantes em contreau e ...voilà, quatro tortinhas quentinhas, deliciosas e super fofas também! Não poderia pedir nada diferente...ahhh! Poderia sim...que o Amor provasse a aprovasse....

....e para ficar melhor, tortinhas aprovadas no teste de qualidade! Ahhh, isso sim é que é vida!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de descanso: 2 horas
Tempo de forno: Aproximadamente 35 Minutos
Rendimento: 8 Porções (eu fiz meia receita)

Ingredientes para a massa

2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
200g de manteiga s/ sal gelada cortada em cubinhos
3 a 4 colheres (sopa) de água gelada

Ingredientes para o creme patissière

1 e 1/2 fava de baunilha
30g de maisena (1 1/2 colher de sopa)
80g de açúcar
350ml de leite
4 gemas
35g de manteiga s/ sal à temperatura ambiente

Ingredientes para a marinada de morangos

300g de morangos frescos cortados ao meio no sentido do comprimento
1 e 1/2 colher (sopa) de contreau
2 colheres (sopa) de açúcar

Para Montagem

2 colheres (sopa) de manteiga
1 clara de ovo batida com 1 colher (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar
Para servir

Morangos frescos
Creme chantily

Modo de Preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela misture todos os ingredientes secos (farinha, sal e açúcar). Misture bem. Acrescente os cubinhos de manteiga gelada e com a ponta dos dedos forme uma farofa úmida. Não trabalhe muito a massa. Faça um furo no meio, acrescente 3 colheres (sopa) de água gelada e incorpore-a a massa. Se necessário acrescente a colher adicional de água. Cuidado para não trabalhar demasiadamente a massa, ele deve ser sovada rapidamente. Forme duas bolas de massa e envolva-as com papel filme. Leve a geladeira e deixe descansar por pelo menos 2 horas.

2. Enquanto a massa descansa prepare o creme de patissière. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque em uma panela 250ml de leite, use os 100ml restante para dissolver a maisena, então agregue ao restante do leite na panela, acrescente metade do açúcar e adicione os grãos e a fava de baunilha. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 a 3 minutos sempre batendo com um batedor manual. Numa tigela grande, bata as gemas por 3 minutos com o restante do açúcar. Regue com um pouco do leite, sempre batendo. Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater. Quando ferver, retire do fogo. Retire as favas de baunilha e deixe o creme esfriar em uma tigela mergulhada em um recipiente com gelo.Quando o creme estiver morno, incorpore a manteiga sem sal, mexendo vigorosamente. Reserve.

3. Prepare os morangos. Misture os morangos com o contreau e com o açúcar. Deixe descansar por 30 minutos. Escorra e reserve.

4. Para a montagem. Pré aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira e abra dois círculos. Com um dos círculos, forre o fundo e as laterais de uma forma para torta com aproximadamente 23cm de diâmetro ou 8 forminhas de 8cm. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno (não desligue o forno) e coloque o creme patissière e sobre o creme coloque os morangos, salpique a manteiga sobre os morangos. Feche a torta com o outro círculo ou então faça uma treliça cortando a massa. Pincele com a clara de ovo e salpique o açúcar granulado sobre a cobertura. Acerte as laterais e decore a gosto.

5. Leve ao forno até que a cobertura esteja dourada. Retire do forno e sirva com morangos frescos e creme chantilly a gosto.
 

27 comentários :

  1. Stê!

    mas como vc é abusada! vc sabe que eu tenho uma queda por tortas né?! eu sei que fez para me provocar! agora serei obrigado à fazê-las!

    hahah!
    beijao!

    ResponderExcluir
  2. Adorei...vou levar a receita!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. eu também ando comprando muito morango esses dias... mas para comê-los puros mesmo. estão mais gostosos, acho.

    e também acho um abuso ficar aí mostrando essas tortinhas perfeitinhas, dando lombriga nos leitores. :P

    lin-das tortinhas. lindas.

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Ste, lindinha deeemaaais sua tortinha! Eu amo mini!! (te falei!?hauhauaha).
    Ficou uma graça mesmo!
    Mas viu!? vc tava querendo me deixar mais velhinha?? aumentando minhas rugas tão cedo?hauaha brincadeira.
    Recebeu meu email?
    Bjao querida e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. Hum.. vc está inspirada... dá pra quase sentir o cheiro dessas tortinhas... irresistíveis....

    ResponderExcluir
  6. Ahh, que coisa mais fofa//

    Eu amei, Stefânia/ Que capricho, ficaram perfeitas. Amei as fotos também.

    Um beijão

    ResponderExcluir
  7. Que torta mais linda! Perfeitas!
    Vou levar a receita.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente impossível não ficar boa! Ficaram lindas! bjs

    ResponderExcluir
  9. Stef, que tortinhas maravilhosas.. E olha que eu tenho uma bronca com morangos assados.. Mas o visual delas está tudo de delícia, bem coradinhas, hmmm!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Stefânia...essas tortinhas devem ter ficado tudo de bom! Vou esperar o marido voltar de viagem e fazer (para ele ver como é bom voltar para casa!). Um obrigada

    ResponderExcluir
  11. Stef, simplesmente ARRASOU!!! AMEI!!! Que espertinha, armazena morangos para depois aprontar na cozinha...kkk...Bj grande.

    ResponderExcluir
  12. Olá Stefânia!
    Cheguei por aqui por essas navegadas sem destino...rsrs
    Que bacana seu blog, muita receita pra tentar por aqui. Aquele bacalhau com azeite me deixou com água na boca ;)

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz!!!
    Não resisti, cheguei em casa ontem e fiz essa receita, fiz em uma forma só,ficou muito, mais muito boa!! a textura da massa ficou excelente ,derrete na boca... só tive um pouco de problema na modelagem da treliça pq a massa estava um pouco quebradiça, mas deve ser algo que eu tenha feito...olha, minha sogra chegou de surpresa em casa hoje(sábado de manhã) com uma amiga, e fiquei superfeliz, pq a torta fez bonito e impressionou as visitas!

    ResponderExcluir
  14. Olá Stefânia,
    Como estão as férias?
    Quero tecer um elogio. Fico maravilhada com suas fotos. São lindas. E as receitas tb são maravilhosas.
    Estou tentando aperfeiçoar minhas fotos também. Pra mim ainda é um desafio cozinhar e fotografar ao mesmo tempo.
    Bjocas e tudebom

    ResponderExcluir
  15. Oba Jean!!! Faz mesmo...tenho certeza que você vai caprichar!

    Beijocas e bom fim de domingo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Débora!

    Que bom que gostou! Se fizer depois passa aqui e conta como ficou, tá?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Oi Quéroul!

    Ahhhh, também adoro comer morangos assim, in natura! E estão tão docinhos esse ano! Muito bom mesmo!

    Obrigada pelo carinho, viu?! Você é super fofa! Adoro receber seus comentários!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fe!
    Tudo bem Querida!

    Ahhh, desculpe! Foi um erro gravissímo mesmo! Depois de uma certa idade (a minha) começamos a fazer essas coisas sabe...problema de veia...rsrsrs
    Então, eu não li o e-mail por que tô de férias e não tenho acessado o e-mail do trabalho...se não for pedir muito, pode mandar para o pessoal Querida?

    Beijos e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  19. Eeeeee Cíntia!

    Que bom voltar e ler o seu comentário! Essa massa é boa mesmo, né? Que pena que teve trabalho com a treliça...mas o que importa é que ficou boa!
    Quer dizer que impressionou as visitas...e a sogra....nossa, melhor impossível, né?

    Beijos e obrigada, viu?

    ResponderExcluir
  20. Oi Ta!

    Que saudades!

    As tortinhas ficaram ótimas mesmo...nem mais sinal delas por aqui...tudo bem, né? Senão engorda muitoooooo...

    Beijos e aparece, viu?!

    ResponderExcluir
  21. Oi Tati!

    Que bom que gostou Querida! Se testar vem aqui e conta como ficou, tá? A Cíntia também fez e disse que ficou ótima!

    Beijos e uma excelente semana para você!

    ResponderExcluir
  22. Oi Beta!

    Ficaram deliciosas mesmo...o problema é que não dá para comer uma assim todo dia, né? A dona dieta vem e briga mesmo...

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  23. Oi Re!

    Ah é mesmo? Mas o que é, você já teve uma experiência ruim com morangos? Hummmm...o Amor também não é muito fã não...mas essa ficou docinha, daí ele gostou...rsrsrs

    Beijos e bom fim de domingo para você!

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana!
    Tudo bem?!

    Tá certinha! Recepciona ele com uma delicinha dessas e ele não viaja sem você nunca mais....srsrsrs

    Beijos e bom começo de semana!

    ResponderExcluir
  25. OI Téia!

    Tudo bem?

    Ahhh, nem fala...já tô pensando em comprar mais para essa semana...quem sabe não rola mais receitinha por aqui.
    Temos que marcar aquele lanchinho, né? O nosso mini café...vamos tentar essa semana?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcel!

    Seja bem-vindo! É sempre bom conhecer gente nova, não é mesmo?!

    Olha, o bacalhau é nota 11! Vale muito a tentativa!

    Espero vê-lo aqui mais vezes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Oi Leili!

    Tudo bem? As férias estão ótimas...pena que é a última semana...mas tudo bem! Ainda dá para aproveitar mais, não é?! rsrs

    Então Querida, obrigada pelos elogios! Eu tento melhorar a cada dia também...fico olhando fotos na internet, nos livros, nos blogs...tudo é fonte de inspiração.
    Se quiser podemos um dia tentar tirar algumas, eu dou as dicas que já tenho e você me passa as suas, o que acha?

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...