segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vichyssoise

Uma nova semana inicia, um novo ano inicia. Mas você deve estar pensando...um novo ano? A Stefânia ficou doidinha de vez? Não, deixe-me explicar. Amanhã é meu aniversário, por isso mais um ano inicia...só que mais um ano de vida, para mim :)!
Mas você também deve estar pensando, na véspera do aniversário ela está comendo sopa? Pois é, nessa você está certo. Tivemos sopinha hoje no jantar. Dessa forma você também imaginou....hummm, sopa não é nada festivo nem glamuroso? Bom, meus caros, terei que discordar. Essa não é qualquer sopa, essa é a famosa e tão bem cotada Vichyssoise.
Mas o que é essa sopa? O que tem ela de especial? Bom, primeiro é uma sopa francesa. Segundo, é deliciosa. Terceiro, tem uma textura aveludada e ainda pode ser servida fria. Versátil, não?! No entanto, há quem diga que é uma sopa americana, criada pela Julia Child ou até mesmo criada por um chef do restaurante Ritz em Nova Iorque. Essa receita em especial é uma versão da Laura Calder, a chef que adoro!
Bem, americana ou francesa; eu prefiro achar que é francesa, pois tem nome Francês e ainda faz menção a linda cidade de Vichy, no Norte da França; é uma ótima pedida para os dias frios e que você está de dieta e, principalmente para os dias que o seu Amor está doentinho...uma excelente forma de cuidar dele e declarar o seu carinho e amor por ele...



Tempo de Preparo: 10 Minutos
Tempo de Cozimento: Aproximadamente 15 a 20 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 batatas médias
3 ramos de alho poró (somente a parte branca)
2 talos de aipo (salsão) médios
1 cebola média
Água mineral
Sal e pimenta-do-reino
1/4 xícara de leite ou creme de leite (eu usei leite para ficar mais light)
Cebolinhas para decorar

Modo de preparo

1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços do mesmo tamanho. Reserve. Lave e corte os talos de aipo do mesmo tamanho das batatas. Reserve. Corte em rodelas finas o alho poró, coloque-as em uma peneira e lave em água abundante (Como ele fica debaixo da terra, é melhor lavar depois de cortado, assim não há possibilidade de ter nenhum resíduo de terra). Reserve. Pique a cebola em cubinhos.

2. Em uma panela grande (Caçarola) junte todos os legumes cortados e cubra com água mineral. Tempere com sal e pimenta e leve ao fogo médio com a panela tampada até que os legumes fiquem bem cozidos. Quando estiverem cozidos, retire do fogo e com a ajuda de um mixer, bata todos os legumes até que fique uma mistura líquida.

3. Passe a mistura por uma peneira fina e descarte o que ficar na peneira. Esprema bem. Junte o leite (ou o creme de leite), misture novamente. Coloque em pratos fundos e decore com a cebolinha. Sirva imediatamente ou se preferir, deixe esfriar e sirva em seguida.


8 comentários :

  1. Oi Stef, bom dia!!!
    Primeiro de tudo, parabéns!!!
    Te desejo mta saúde, felicidades e claro, $uce$$o!!!! :)
    Essa sopinha parece mto boa, mas acho que como foi tão light ontem, hj é aniversário vc merece um doce daqueles deliciosos que vem sonhando há dias né?!!!
    Aproveite seu dia, td de bom e continue sendo sempre essa pessoa tão querida e especial!
    Beijocas,
    Pri.

    ResponderExcluir
  2. Aiii Pri! Que fofa! Obrigada pelo carinho! Adorei sua mensagem!
    Sabe que não aguentei e fiz uma cheesecake...daqui a pouquinho deve dar para comer...yumiii!

    Beijo bem grande e obrigada por ser tão Querida!

    P.S.:Pena que não somos como o Benjamim Button...poderíamos ficar mais novas ao invés de mais velhas, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Stefânia, parabéns e muita alegria e felicidade que vc merece!!! Espero que a cheesecake esteja ótima, curta muito bem este dia. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Esta chegando a hora de apagar as velinhas, cantar aquela musiquinha e ganhar presente... vivaaaa!!! Vou deixar pra mandar os parabens amanha... beijocas, Carol

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi!

    Obrigada Querida! Adorei a mensagem! A cheesecake ficou uma delícia...pena que não dá para comer muito...

    Beijos e obrigada pela lembrança!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!

    Que bom que você apareceu por aqui! Obrigada pela lembrança e pelas palavras!
    E então, como estão as aulas? Adorei nossa conversa aquele dia!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. apesar do atraso,parabens! que ano que se inicia seja muito bom, cheio de realizações. amo esta sopa..ficou perfeita.bjs

    ResponderExcluir
  8. OI Angela!

    Obrigada Querida! A sopa realmente é muito gostosa...uma excelente opção para noites frias ou quentes, ou seja, qualquer noite!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...