sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bolinhas de Coco com Creme de Limão

Mais um dia todo na cozinha, que delícia!
Acho que não comentei aqui, mas amanhã é dia de Café Colonial. Será uma comemoração do aniversário da minha sogra...e aí já viu, né? Eles são do Sul e um Café Colonial típico daquela região tem comida em fartura...até demais! Lembro-me que depois que saí de um em Gramado, pensei que poderia ficar uns dois dias sem comer...e até hoje acho que conseguiria...
Bom, mas vamos ao que interessa. Com as minhas férias seguindo eu me ofereci para ajudá-la com o que ela precisasse para o Café (uma vez que será tudo caseiro, nada foi comprado fora). E foi assim que na terça fiquei o dia todo na cozinha, preparando de ante-mão alguns salgadinhos, biscoitos e pães para o dia (Estamos congelando e o que não dá para congelar, faremos amanhã).
Como um bom café colonial, ela quer variedade...muita variedade...então tentei unir o útil ao agradável, ajudar mais um pouco e cozinhar em casa. Então ficou sob minha responsabilidade uma torta de nozes - que já comecei a fazer hoje e amanhã finalizo, pães de queijo - fiz ontem e já está congelado e só falta assar amanhã, a torta de maçãs que ela tanto gostou e vou repetir a dose - também será feita amanhã, sorvete de doce de leite - que fiz ontem, sorvete de morangos - que será feito amanhã e por último eu queria levar um petit four também, optei por essa delícia de receita que encontrei em um dos meus blogs preferidos fora do Brasil, o La ciliegina sulla torta.
Quando estava fazendo a massa das bolinhas, um pressentimento ruim veio..."hummm, essa massa tá meio estranha...será que vai dar para fazer as bolinhas? Bom, vou continuar...eu acho que se não deu certo é por que não chegou ao fim..." E foi assim, continuei com a receita. A massa descansou o tempo necessário e hora de modelar as bolinhas...não foi lá muito fácil não, mas deu certo...fiz com a pontinha dos dedos...só demorou um pouquinho mais...nada que fosse complicado. Bom, levei para assar, as bolinhas esfriaram, fiz o recheio e então provei uma desses docinhos para ver o resultado.
Derepente, um barulho diferente...o que poderia ser? Nunca escutei tal som...bom, vou dar outra mordida...o som continuava...e foi então que percebi...era o som dos anjos, eu devia estar no céu...
Esse foi o resultado, o melhor petit four que já comi até hoje e com certeza traz junto uma das melhores sensações do mundo...comer o que gostamos!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de descanso: 2 Horas
Tempo de forno: Aproximadamente 10 a 15 minutos
Rendimento: 30 bolinhas recheadas

Ingredientes para as bolinhas de coco

250g de coco ralado seco
150g de açúcar
2 claras de ovos bem grandes
1 pitada de sal
Raspas da casca de 1 limão
1/4 xícara de leite de coco (Pode ser substituído por leite)

Ingredientes para o creme de limão

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
80g de açúcar de confeiteiro (1/2 xícara + 1 colher de sopa)
1 e 1/4 colher (chá) de suco de limão
Raspas de 1 limão tahiti

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela grande, misture o coco ralado, o açúcar, as claras de ovos, as raspas de limão e o sal. Após os ingredientes estarem unidos, acrescente o leite de coco e amasse bem. A massa fica um pouco seca mesmo, mas não se preocupe, siga em frente. Cubra a tigela com papel filme e leve a geladeira para descansar por 2 horas. Nesse período a massa ficará mais úmida e mais fácil de modelar as bolinhas.

2. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Com a ajuda de um boleador ou com a ponta dos dedos, forme bolinhas de tamanho uniforme. Disponha em uma assadeira, não precisa deixar muito espaço pois as bolinhas não crescem muito. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 10 a 15 minutos, ou até que fundo das bolinhas esteja dourado. Retire do forno e deixe esfriar.

3. Enquanto as bolinhas esfriam prepare o recheio. Em uma tigela pequena misture todos os ingredientes até que esteja bem incorporado.

4. Para montar passe o creme em uma das partes da bolinha e junte a outra, como se fosse um casadinho. Leve a geladeira até que o creme esteja firme.
Guarde as bolinhas em um recipiente fechado hermeticamente.  Se estiver em um dia muito quente, deixe-os na geladeira. As bolinhas permanecem frescas por 2 a 3 dias no máximo.


10 comentários :

  1. Hummmmm....Eu vim salivando desde o Twitter Stefania!!!..aiaiai..Pra me perder aqui!...ahahaha..Que delicinha!
    Um beijo querida e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vc me fez imaginar os anjos viu!!hahaha...tô achando que vou dar um pulo na sua cozinha pra comer um desse (a sua pamonha me deu "lombrina" até hj, vou ter que fazer qqer dia!rsrs
    Bjao e bom fds

    ResponderExcluir
  3. Oi Cherry Querida!

    Nossa, é delicinha mesmo...tô aqui me segurando para não comer mais!

    Beijos e um excelente fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe!

    Vem mesmo! Eu tô de férias até o fim do mês...vamos marcar alguma coisa?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. gente, côco com limão. acho que nunca provei esse conjunto!
    e li ali você contando da massinha, de fazer bolinha com a ponta dos dedos, de café colonial... e a receita dá 30 biscoitinhos!!! menina, boa sorte aí, que vai te dar um trabalhão fazer uma delicinha dessas pro povo todo! :)

    beijo, Stef! ;)
    bom sábado pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Quéroul...sei que você adora cítricos...tem que provar essa receitas...é boa d++++!

    Já estou quase no fim dos preparativos, a torta de maçã tá no forno e só falta dar uma ajeitada no cabelo e nas unhas...

    Depois te conto como foi!

    Beijo e bom sábado também!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, coco e limão. show de combinação. E pelo visto no tamanho certinho para ser consumido numa mordida só. Nossa, ao ler sobre café colinial me deu saudade. Há muitos anos que não tenho o prazer de degustar um.

    ResponderExcluir
  8. Oi Valentina!
    Tudo bem?

    Você resumiu bem, uma delicinha para comer em uma mordida só! Ahhh, o café colonial é um super sucesso, né?

    Espero tirar fotos da mesa hoje...vou tentar colocar aqui.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Jurava que tinha deixado um comentário nesse post, mas acho que falhou alguma coisa...
    Já selecionei a receita para experimentar, porque biscoitos são o meu fraco.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gina!

    Poxa...será que deu algum problema com o seu outro comentário...eu realmente não o vi por aqui.
    Tenho certeza que não vai se arrepender quando fizer essa receita, quem provou pode confirmar.

    Beijos Querida e uma linda semana para você!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...