terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pão de Chorizo com Parmesão e Sálvia


Sempre que faço pão em casa eu fico pensando por que demoro tanto tempo para fazer...e aí me lembro...ahhh, é por que você não é lá muito boa com pães, esqueceu?
Mas como eu tinha falado no post da Lasanha de Vegetais, não costumo desistir fácil das coisas não. E nessas férias decidi que esse problema com pães seria resolvido. E foi assim que testei algumas receitas, algumas para o café colonial e outras para o dia-a-dia... umas ficaram melhores do que as outras, mas posso dizer que cheguei ao ponto que queria ontem a tarde quando fiz mais um pão recheado.
Na verdade eu nem ia fazer pão, mas quando fui ao La Palma comprar as frutas da semana me deparei com um belo chorizo espanhol na vitrine de frios....ahhhh, os frios espanhóis...que delícia! Lembro-me que nas vezes que visitei a Espanha era praticamente obrigatório em todas as refeições comer algumas tapas com frios...quando esses não eram o meu almoço propriamente dito...
Bom, mas com aquele lindo chorizo a mostra eu não poderia deixar de comprar...depois decidiria o que fazer com ele...algumas tapas pensei na hora. Mas como queria fazer outro pão, a idéia veio logo em seguida...seria uma ótima combinação rechear um pão com tal frio. Dei mais uma volta e fui até a seção de ervas para encontrar algo que combinasse com o chorizo, quando senti o perfume da sálvia não pensei duas vezes, essa seria a erva escolhida...embora eu nunca antes tenha provado tal combinação, mas ao mesmo tempo pensei que não poderia dar errado. E não deu mesmo!
Que pão perfumado, que pão perfeito e macio! Havia tempos que não comia algo parecido...ao mesmo tempo que queria comer mais e mais, um sentimento de orgulho por ter feito tal pão passava por minha cabeça e me deixava mais feliz!
Comi um belo pedaço e guardei o restante para quando o Amor chegasse. Eis que um barulho na porta, Amor chegando...que beleza! O recepcionei com um pedaço quase quente do pão e fiquei ansiosa por sua resposta. E quando essa veio, me encheu mais ainda de alegria. Ele simplesmente não conseguia parar de comer o pão...adorou!
Para compensar a "farra", depois de comer fomos ao pedal noturno, com um grupo de pessoas que se reunem todos os dias a noite para pedalar pela cidade...o pedal de ontem foi curto, em torno de 25km...mas a sensação de que eu poderia voltar para casa e comer mais um pedaço do pão sem culpa foi a melhor de todas....



Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de Descanso: Aproximadamente 2 horas e 40 Minutos
REndimento: 2 Pães grandes

Ingredientes

15g fermento ativo fresco (ou 5g do seco instantâneo)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
1 xícara de água morna
3 e 1/4 xicara de farinha de trigo (de preferência para pães)
1 e 1/2 colher (chá) de sal
3/4 xicara de chorizo cortado em pequenos pedaços
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 colher (sopa) de sálvia picada

Modo de prepao

1.Coloque o fermento numa tigela grande com o azeite, o açúcar e a água e misture. Deixe descansar por 10-15 minutos, até que espume (se não espumar nada, comece de novo com um fermento mais fresco).

2. Após o período do primeiro descanso, junte a farinha e o sal e misture com as mãos até formar uma massa. Sove numa bancada por 10 minutos ou até firme, suave e elástica. Essa parte é muito importante, sove bem para que o pão fique mais macio quando assado.

3. Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela. Se o dia estiver muito quente e seco (como aqui em Brasília) cubra a massa com um pano de prato úmido. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora e 40 minutos, ou até que a massa tenha o dobro de tamanho e quando pressionar ligeiramente o dedo, o mesmo deve deixar uma marca na massa.

4. Em uma tigela pequena, misture o chorizo com o queijo parmesão e a sálvia. Após o segundo período de descanso, retire o ar da massa e divida em duas partes. Abra um pouco com o rolo formando 2 retângulos com cada pedaço da massa. Coloque o recheio no meio e feche como se fosse um rocambole. Faça o mesmo com os dois pedaços de massa. Para montar a trança, pegue duas partes e já trançando, passando uma por cima da outra. 

5. Pré-aqueça o forno a 220ºC, Faça um corte no sentido do comprimento em cada pedaço da trança. Deixe descansar por mais 15 minutos e pincele com um pouco de azeite. Asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até que os pães estejam crescidos, dourados e soem ocos quando se bater os nós dos dedos na parte de baixo deles. Deixe esfriar ligeiramente em uma grade antes de servir. Eles se mantém macios por dias se enrolados frouxamente em um pano de prato e mantidos em local fresco, sem sol direto.



Receita adaptada do site La Cucinetta.

14 comentários :

  1. Humm que delícia Stefânia! A essa hora da tarde ia cair super bem pro meu lanchinho! rsss

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, é uma ótima opção para o lanche da tarde mesmo...e se feitos em pequenas porções, vira uma Petit Delícia mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefânia, esse pão parece saboroso,mais uma de suas delícias.
    Vera Munhoz

    ResponderExcluir
  4. preciso jantar logo!!!!
    estes pães estão causando um buraco extra-large no meu estômago. hahaha!

    parabéns Stê! tá com uma cara ótima!
    beijãoo!

    ResponderExcluir
  5. OI Vera!

    Que bom que você gostou da receitinha! O pão é realmente muito bom...o Ale já tá pedindo bis.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OI Jean!

    E o que comeu de janta? O meu foi torradas com geléia...acredita? Casa de ferreiro, espeto de pau...rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. que pão bonito, todo trançado! achei um luxo só...
    eu que não curto muito frios, suspirei aqui; queria roubar essa bundinha do pão aí, e tacar manteiga nela :P

    beijo de quarta.

    ResponderExcluir
  8. Olá Stefania

    Cheguei aqui seguindo o aroma dessa maravilha de pão!!! Bárbaro!

    Como sou uma boulanger amadora, digo que já peguei a receita e pretendo executá-la em breve!

    Um abraço pra você,
    Parabéns pelo blog!

    Renata Boechat
    www.eternosprazeres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Quéroul!

    Ahhh, pode fazer e rechear com outra coisa...azeitonas, frango, cogumelos...a sua imaginação é o que manda!

    E olha, com a manteiguinha deve ficar tudo de bom!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata!

    Seja bem-vinda!

    Que bom que gostou do pão...e bem lembrado super aromático também. Espero que você teste e goste tanto quanto eu gostei!

    Beijos e já vou lá dar uma passadinha no seu cantinho!

    ResponderExcluir
  11. Stef, que pão lindo.. Isso com um queijinho provolone.. Hmmmm!!!!

    Adorei!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Hummmm Re! Que ótima sugestão...já está anotado!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  13. Stefânie, amei o seu site, gosto muito de cozinhar nas horas vagas para amigos e meu marido costumo dizer que eles são minhas cobaias. Tenho uma dificuldade tremenda em fazer pão não consigo chegar no ponto da massa, quando não fica dura fica uma água. Me ajude !!

    ResponderExcluir
  14. Oi Querida,
    Tudo bem?

    Bom, eu também não sou uma expert em pãos não. Esse de chorizo por exemplo ficou super macio, uma delícia!
    Mas onde está a sua dificuldade? Na hora de sovar, no descanso...alguma receita específica?
    O que posso dizer é que deve usar sempre produtos de qualidade e tomar muito cuidado com a temperatura do forno e onde está deixando a massa descansar. Outro ponto muito importante é a sova, tem que sovar mesmo, colocar as mãos para trabalhar...assim o pão fica sempre macio e gostoso.

    Bom, se tiver uma dúvida específica, acho que fica mais fácil ajudar. Se não, tenta esse pão e me diz o que achou...ele realmente superou minhas expectativas.

    Beijo grande e espero vê-la aqui mais vezes!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...