terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lasanha de Vegetais

Há alguns dias atrás, mais especificamente no dia do meu aniversário, uma colega de trabalho bem querida me disse algumas palavras bem legais. Dentre tais palavras, ela disse que eu era uma pessoa muito determinada e que ia atrás do que queria.
Pode parecer estranho, mas na hora pensei que deveria fazer lasanha novamente e tentar tirar a tão sonhada foto da lasanha com as camadinhas lindinhas e bem definidas.
Bom, como a Selma disse, eu realmente não desisto muito fácil, então decidi tentar uma nova receita de lasanha e também a foto.
A lasanha ficou deliciosa e super saudável também! Receita de um livro que comprei no fim de semana e que adorei, o nome dele é Pasta e a editora é  Love Food.
Agora a foto...como podem ver, nada de camadinhas aparentes por hoje...masssss, ainda não chegamos ao fim...receitas de lasanha não faltam...

...mas a foto...um dia consigo...tentando chegamos lá, não é mesmo?

Tempo de Preparo: 30 Minutos
Tempo de Forno: 30 a 40 minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

2 berinjelas fatiadas no sentido do comprimento
2 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho fatiado finamente
4 abobrinhas fatiadas no sentido do comprimento
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
230g de mussarela de búfala ralada no ralo grosso
2 e 1/2 xícaras de tomates pelados (em lata - sem o suco)
Folhas de lasanha
1/2 xícara  de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva para refogar os vegetais

Ingredientes para o molho béchamel

1 e 1/4 xícara leite
1 folha de louro
6 grãos de pimenta-do-reino
1 rodela de cebola
1 pitada de noz moscada
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Prepare o molho béchamel. Coloque o leite em uma panela e adicione a folha de louro, os grãos de pimenta, a cebola e a noz moscada. Leve ao fogo baixo e quando começar a formar bolhas ao redor da panela, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe em infusão por 10 minutos. Após esse tempo, coe o leite. Reserve.
Em outra panela, derreta a manteiga e salpique a farinha de trigo e cozinhe em fogo bem baixo por aproximadamente 1 minuto, mexendo constantemente. Retire do fogo e adicione gradualmente o leite morno, mexendo sem parar. Retorne ao fogo e leve a ferver sempre mexendo. Cozinhe o molho até que esteja na consistência desejada. Tempere com sal e pimenta e retire do fogo. Cubra a superfície com um filme pvc e reserve.

2. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte um refratário com manteiga.
Em uma frigideira grande aqueça um pouco de azeite, adicione metade das fatias de berinjela e cozinhe até que estejam douradas de ambos os lados, retire do fogo e escorra em papel toalha. Repita a operação com o restante das fatias de berinjela e reserve.

3. Derreta a manteiga em outra figideira e acrescente o alho, as fatias de abobrinha e a salsinha. Cozinhe em fogo médio por aproximadamente 5 minutos ou até que a abobrinha esteja dourada. Retire da frigideira e escorra em papela toalha para retirar o excesso de manteiga.

4. Para a montagem. Faça camadas de berinjela, abobrinha, mussarela ralada e os tomates. Tempere com sal e pimenta. Faça uma camada de folhas de lasanha. Repita a operação até completar o refratário, finalize com uma camada de massa de lasanha. Coloque o molho béchamel por cima (assegure-se que toda a massa de lasanha de cima está coberta) e salpique com queijo parmesão. Leve ao forno pré aquecido por 30 a 40 minutos ou até que esteja dourada. Sirva imediatamente.


32 comentários :

  1. oie
    tudo bem?
    Já está de férias?
    agora 23:43, etsou na pausa de estudos rs e fiquei com água na boca com esta lasanhaaaaaaaaaaaaaa
    É saudavel, mas se eu comesse não seria rs do jeito que estou agora comeria ela inteira rs
    beijos
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Stef!
    Eu trabalhei num restaurante italiano quando morei nos Estados Unidos e lá tinha lasagna de camadas linda pra foto!!
    Vou te contar o segredo: Faz um molho mais seco e deixa a lasagna esfriar um pouco antes de cortar! Daí corta em retângulos, coloca no prato, coloca uma concha de molho em cima (pra nao ressecar), polvilha queijo e leva ao forno super quente!
    Mas olha, a sua está linda tb!!!
    Beijocas.
    Pri.

    ResponderExcluir
  3. eu amo lasagna! mas até hoje so me especializei na lasagna a bolognesa e bechamel que minha "nonna" sempre fazia. Quando estou com pique faço até a massa... Quem sabe depois que voltar das ferias nao tento essa receita!
    ciao,
    Barbara

    ResponderExcluir
  4. Stef, a lasanha tá linda!! força de vontade é a alma do negócio, e pelo visto valeu a pena! adorei essa lasanha! bem saborosa! bjao

    ResponderExcluir
  5. Uhn... deve ter ficado delicioso! Esta receita vai pra minha página de links favoritos, nomeada 'receitas pra fazer'
    bjs e uma ótima semana pra vc

    ResponderExcluir
  6. hum... que delícia.
    lasanha de legumes é boa demais. acho que vou copiar a sua ideia em breve.

    cê acredita? comecei uma dietinha e, pra ser muito emagrecente (heh), fui começar minhas caminhadas. tô até estranhando essa vibe! hahaha.

    beijo e até loguinho.

    ResponderExcluir
  7. que delícia!
    vai entrar pra lista também...
    bj e boas férias!

    ResponderExcluir
  8. meu deus!
    quantas receitas deliciosas andei perdendo eim?!
    Essa lasanha parece deliciosa! E isso mesmo, não desista Stê! Eu memso ja joguei fora umas 4 receitas de creme brulee!
    hahaha!

    Ah, vc ja fez a lasanha de beringela?
    É uma delícia!

    beijao!

    ResponderExcluir
  9. Ficou linda! Ainda que não se veja as camadinhas, dá para ver bem que ficou uma delícia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Stefânia, para mim as camadinhas ficaram esquecidas quando vi essa lasanha com aspecto tão lindo e saboroso :)
    Mas concordo com o lema desistir jamais..Então prossiga nas suas tentativas, que a gente daqui agradece em ver tantas receitinahs gostosas por aqui :)
    bjão

    ResponderExcluir
  11. Adoro massas, e lasanha é um dos pratos que sempre faço em dias especiais, mas sempre faço a mesmo recheio e molho.
    Adorei a sua, que vai berinjelas....
    o problema aqui, é que eu sou a unica que gosta de mudar, testar e experimentar novidades.....kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Stefânia.. eu fiz a esfiha de carne.
    Mas senti muita dificuldade com a massa, acho que foi o fermento, eu comprei um instantâneo no mercado, mas acho que ele não dissolveu direito. A massa ficou uma 'geleca' e eu coloquei mais farinha (depois de deixá-la mais de 1h descançando)
    Abri, com muita dificuldade, mas o pior de tudo foi montar a esfiha.. eu não sei qual é a forna da esfiha rs. Imprimi o post da esfiha, li, mas não conseguia fazer o triangulo, rechear e ficar bonito. Depois de um tempo elas foram ficando mais apresentáveis, vou enviar uma foto pro e-mail de contato que está no blog.
    Mesmo não tendo ficado bonita, ela ficou deliciosa.. o recheio.. uhn! Minha mãe achou que estava com muito limão, eu achei divino. Comprei patinho, que nem vc sugeriu.. ficou ótimo!
    Perguntinha: vc usa ovo por cima pra assar? Pelo que li no post, não, eu tbém não usei.
    Também acho que eu deixei a massa muito fina, mas, apesar dos pesares, a esfiha ficou deliciosa!
    Tornou-se um dos meus salgados preferidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Me deu vontade comer essa lasanha agora!

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu estava procurando uma receita assim essa semana! A sua caiu do céu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ai Sil!

    Estou como você, faço comida saudável...mas como tanto que deixa de ser né?! rsrsrs

    Mas essa semana estou mais comportadinha, a dieta tá mais firme.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  16. Ai Priiiiii! Você salvou a proxíma receita...já estava pensando no molho que iria usar...e sabe como é a minha mãozinha na cozinha, né? Gosta de uma fartura....

    Beijos Querida e obrigada!

    ResponderExcluir
  17. OI Bárbara!

    Uau, que disposição, hein?! Fazer a própria massa não é para qualquer um...eu ainda não fiz, mas quero me aventurar sim!
    E a lasanha a bolonhesa para mim é uma das melhores...minha mãe também fazia...

    Beijos e boa quinta-feira!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fe!

    OBrigada Querida! Mas agora que a Pri deu a dica de como deixar as camadinhas eu não vou desistir mesmo!
    Ah, vou ligar para a Ana (Confeiteira) essa semana, tá?! Tento marcar para a quarta que vem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. OI Vivian!

    Obaaa! Quando fizer me avisa, tá?!

    Beijos e boa quinta!

    ResponderExcluir
  20. Oi Quéroul!

    Eeeeeeee! Começou a dieta! Sabe que eu adoro caminhar também...fico olhando as ruas, cachorrinhos e escutando música...assim a vibe vem mesmo!

    Mas me diz uma coisa? Tá firme mesmo?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. OI Ricota!

    Que bom que gostou! Se fizer dá um toque aqui, ok?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  22. Oi Jean!

    Pois é, não vou desistir não...e você também não desista do seu creme brulè, tá?

    Já fiz sim uma lasanha de berinjela...só não postei aqui...foi uma delícia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Bá!

    Ahhh, só vocês mesmos para acharem a lasanha bonita! Adoro vocês!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. OI Déia!

    Você é uma fofa mesmo, viu? Seus comentárias são ótimos, me deixam super feliz!

    Mas pode deixar, um dia sai lasanha de camadinhas sim...a Pri já deu a chave do cofre, agora é só tentar outra receita e ver no que dá.

    Beijos1

    ResponderExcluir
  25. Oi Fabi!

    Aí tem a turma do "não comi e não gostei"? Rssrsrs, sabe que o Amor também nem provou e com certeza diria que não gostei...rsrsrs

    Beijos Querida e continue tentando... um dia eles provam!

    ResponderExcluir
  26. OI Vivian!

    Nossa, que aventura essa esfiha, hein?! Sabe que eu sempre uso aquele fermento de saquinha, instantâneo, e nunca tive problema...não sei bem o que pode ter acontecido, será que você sovou pouco? Bom...mas o importante é que ficou gostosa, né?
    Fico super feliz quando você traz suas experiências...agora vou esperar a foto, tá?

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  27. OI Leili!

    Que bom que gostou! Acho que vou no domingo lá na pizza...depois te conto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. OI Dani!

    Que bom! Quando fizer vem aqui e conta sua experiência, tá?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  29. Malvada, deu fome!rs
    E as fotos, claro, lindas!
    C sabe que eu nao curto mto lasanha de massa nao, só essas assim, de beringela, ou de abobrinha. A tua ta mto apetitosa!

    ResponderExcluir
  30. Oi Richie!

    Poxa, que bom que essa é das que você gosta...essa ficou realmente bem apetitosa!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  31. Stefânia, mesmo sem camadas sua lasanha ficou linda! Estou aqui morrendo de fome e agora de vontade! bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Beta!

    Ahhh, que fofa! Obrigada pelo carinho...sabe que eu também fiquei com vontade...ela é boa demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...