É verão, é tempo de entrar em forma...perder aqueles quilinhos indesejados...ter uma vida mais saudável...aproveitar o dias longos...e é claro, mandar aquela celulite embora! Bom, se tudo pudesse acontecer simultaneamente na minha vida seria perfeito! Massssss.....como nem tudo é perfeito sempre, eu acho que não estou fazendo nem 50%...mas quem consegue? Eu tento! Eu quero...eu tenho ido atrás...mas cá para nós...que mulher não tem celulite, né? Na verdade...que coisa mais sem graça não ter celulite! Seria essa uma das identidades em comum para nós mulheres?! Não sei, na verdade só sei que nada sei...só sei que queria saber...só sei que nunca saberei...
Bom, e nessa correria para entrar no padrão as vezes eu simplesmente surto e saio totalmente da linha...na verdade não seria bem as vezes...seria algo mais freqüente eu diria. A receitinha de hoje exemplifica de forma visual e contextual tudo o que tem a ver com esses "surtos". Sim, por que um bolo de chocolate, com chantilly e cerejas em calda seria a última opção para alguém que quer mandar embora tudo o que é indesejado...o que me lembra na verdade que pressa nunca foi uma das minhas características...
O bolo na verdade não foi para mim, não foi uma opção para satisfazer uma vontade louca de chocolate, embora tenha vindo em excelente hora. Essa delicinha foi feita para o Amore que há algum tempo já me pedia um bolo assim...e o que ele não me pede sorrindo que eu não faço? Nadica de nada! É bom demais agradar a quem amamos, não acha?
Mas no fim, a conclusão que chego é que não importa o peso, não importa a celulite e não importa de forma alguma só a aparência! O que importa é comer um belo pedaço desse tipo de sobremesa e respeitar toda a sua plenitude...correr para perder as calorias depois? Sim! Mas estar de bem consigo mesma é o que sempre conta!
Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: 45 Minutos
Rendimento: 10 Porções (eu fiz meia receita)
Ingredientes
ngredientes para o bolo
2 1/3 xícara de farinha de trigo (280g)
3/4 xícara de cacau em pó
2 xícaras rasas de açúcar (350g)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
150g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de amêndoas
300ml de leite
Ingredientes para o recheio e cobertura
1 1/2 xícara de creme de leite fresco gelado
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 vidro de cerejas ao marasquino
Ingredientes para calda
Calda das Cerejas
Para decorar
Raspas de chocolates
Cerejas
Modo de preparo
1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de aproximadamente 22cm de diâmetro. Reserve.
Peneire juntos todos os ingredientes secos (Farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato de sódio, fermento em pó e o sal). Reserve. Na batedeira, bata a manteiga por aproximadamente 30 segundos em velocidade média. Acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter um creme fofo e claro (+ ou - 5 minutos). Adicione os ovos, um a um, batendo bem em cada adição (Aproximadamente 1 minuto entre cada intervalo). Acrescente a essência de amêndoas e bata bem. Em velocidade média, adicione em etapas os ingredientes secos, alternando com o leite até finalizar a operação. (Sempre comece e termine com o líquido).
Disponha a massa do bolo na assadeira untada e leve ao forno pré aquecido por 45 minutos, ou até que estaja assado (Faça o teste do palito. O mesmo deve sair seco ao ser inserido no meio do bolo).
Retire o bolo de forno, desenforme após 10 minutos e deixe esfriar completamente sob uma grelha.
2. Prepare o recheio e a cobertura. Escorra as cerejas e corte-as pela metade. Reserve a calda. Na bateideira, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até obter picos firmes.
4. Montagem. Após o bolo estar totalmente frio. Divida-o na horizontal em três partes (Use uma faca grande de serra. Como eu fiz meia receita só dividi em 2). Comece a montagem. Coloque a base do bolo sob o prato que irá servir, regue com um pouco da calda e disponha 1/3 do chantilly. Sob o chantilly, faça uma camada generosa de cerejas. Tente manter a mesma altura para o bolo ficar nivelado. Coloque a segunda camada do bolo, regue com a calda (Não regue muito essa segunda camada para que ele não quebre). Repita o recheio, coloque mais 1/3 do chantilly e mais uma camada de cerejas. Coloque a ultima camada do bolo, regue com a calda (Não regue muito essa terceira camada para que ele não quebre). Finalize com o chantilly restante e decore com cerejas e raspas de chocolate
Ai que bolo lindoooo!!! :)))
ResponderExcluirPassei pra dizer que ja deixei minha dica de corretivos no meu blog..
Beijinhos
http://produtostopdegama.blogspot.com/
Stef querida,
ResponderExcluircomo fisioterapeuta dermato-funcional eu devo te dizer: apenas 5% das mulheres de todo o mundo nao tem celulite!!! E desses 5% a maioria e' asiatica!!!rsrs
Aproveite bem seu bolo liiiiiiindo, depois vc corre atras do preju'....rs!
Bjs e uma 'otima semana!
Fe
Nossa, esta é minha torta preferida. Adoro a mistura de sabores do chocolate com chantily e cerejas. Preparei uma recentemente, que foi devorada rapidamente. Bjocas
ResponderExcluirOlá Stefânia!
ResponderExcluirMeu nome é Simielle e, há algum tempo, venho acompanhando seu blog! No entanto, essa é a primeira vez que comento aqui!
Inicialmente, gostaria de te parabenizar pelo capricho com que você faz as suas receitas!! Já testei muitas delas aqui em casa e todas fizeram muito sucesso!!
Mas além das receitas (que são um espetáculo), o que me faz visitar seu blog com frequência são os textos que acompanham os posts! Adoro ler nas suas palavras as narrativas da vida cotidiana...os impasses e situacões do dia a dia!
O texto de hoje é um desses textos com os quais a gente se identifica totalmente!! Quando comecei a lê-lo, um sorriso surgiu no meu rosto! Há poucos minutos estava justamente pensando em como é difícil viver intensamente a paixão pela cozinha e entrar em forma!! rsrsrs
Além do post de hoje, vários outros me levam a refletir e ver que, embora sejamos todos diferentes, moremos em lugares muito distantes, com culturas diversas, no fundo somos muito parecidos...temos anseios, medos, um desejo de viver intensamente a vida...e, no nosso caso em particular, temos em comum o amor pela cozinha, que vem misturado com a necessidade de dividir o hobby com o trabalho e os afezeres domésticos!
Assim como você, adooro cozinhar, mas ainda não aprendi a conciliar as tarefas do dia a dia com o desejo permanente de desvendar sabores e criar novas receitas! Quem sabe um dia não aprendo, né?
Aaah...desculpe pelo excesso de intimidade, mas é que depois de acompanhar seu blog por quase um ano e de ler seus textos com certa frequência, é meio difícil não sentir que já conheco você pelo menos um pouquinho! =)
ResponderExcluirParabéns mais uma vez! Sou sua fã!!
Bju
Stef querida, quanto capricho! Adorei o bolo, já testei a receita deliciosa daquele com morangos e chantilly.. Mas com esse recheio, hmm, parece melhor ainda!! E sobre a boa forma.. Sinceramente, acho que auto-estima é tudo!
ResponderExcluirE as aulas, começaram?
Beijo enorme!
Nossa que espetáculo!!!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog e já estou te seguindo, também tenho um, se quiser fazer uma visita...
cibelerezende.blogspot.com
Tudo sobre moda e beleza
Bjinhus =)
Q bolo lindo e parece estar muito, muito gostoso! Mais um que vai pra lista "to do"!
ResponderExcluirE vc... Está linda como sempre! Uma boneca! Nem precisa entrar nessas neuras....
Bjo e boa semana!
FICOU SUPER LINDO, E COM CEREJA QUE EU ADORO, AQUI JÁ NÃO HÁ .
ResponderExcluirBJS
Amigaaaaaaaaaa, que saudade gigante de ti!
ResponderExcluirQuarta a gente se vê ne?
bjao
dé
Stefânia,
ResponderExcluirSeu bolo ficou lindo!
A primeira floresta negra caprichada que vejo na blogosfera.
Dá até vontade de fazer...kkkkk
beijos
Stef, estou hipipotizada! Que bolo LINDO!! Em saber que foi feito com a massa que viu no Chocorango... É demais pro meu coraçãozinho!
ResponderExcluirFloresta negra é o bolo da minha infância e tenho muita, muita vontade em fazer, mas infelizmente, meu esposo não gosta de chantilly. =(
Mas já copiei a receita (pra mostrar no "Eles testaram") pra algum dia especial que ele esteja mais receptivo, digamos assim. rs
Beijos, tenha uma ótima semana
eu amooooooooooooo, uma das minhas tortas prefridas
ResponderExcluirCelulite? eu nem presto atenção, tem tanta coisa mais importante não é mesmo?
ResponderExcluirBora comer um pedaço gostoso de bolo assim, depois uma caminhada para queimar tudo e pegar a fresca da noite resolve a culpa!
Stef, posso te chamar assim? heheh!!
ResponderExcluirLindo o bolo. Tá com muita cara dos bolos das confeitarias de Blumenau, minha cidade natal. Já é de profissional!
Ah... vou testar a receita do teu brownie, pra ver se acerto!
Beijos,
Heide
Stefânia vc arrasa sempre! Bolo maravilhoso, essa foto está a visão do paraíso.
ResponderExcluirTodas queremos perder peso, celulite e por ai vai, mas quem resiste a um bolo desses? Ou só eu sou fraca?
bjs e boa semana
Ah não existe nada mais feminino que celulite...só não dá p/ exagerar né... ai mas quando nos deparamos com um bolo assim é quase impossível!!comprei há uns dias os ingredientes para fazer esse bolo e ainda não tinha feito, acho q estava esperando por essa receita... bjinhos!!!
ResponderExcluirO que que é isso? Que bolo maravilhoso! Vc é uma artista, minha amiga!
ResponderExcluirOi Kátia!
ResponderExcluirObrigada pela visita e pela dica do corretivo!
Beijocas!
Ai Fe, que notícia tudo a ver! Adorei saber e já falei também para o Amore...se quiser mulher sem celulite vai para a China!
ResponderExcluirAinda bem que ele me ama assim do jeito que sou...rsrsrs!
Beijos Querida!
Oi Leili!
ResponderExcluirÉ tão bom preparar algo que gostamos e agradar a todos ao mesmo tempo, né?
Beijocas!
Ai Simi, assim você me mata do coração! Menina que comentário mais fofo e lindo!
ResponderExcluirFico tão feliz quando consigo levar um pouco de diversão ou compartilhar a receitas! É uma sensação inexplicável mesmo!
Eu já tinha visto que você fez a torta holandesa...mas achou meio doce, né? rsrsrsrs...ela é doce mesmo, por isso que o Amore aqui em casa adora! Que outros pratos você já fez? Me conta, tá?
Sobre o tempo e conseguir conciliar tudo, realmente é uma loucura! Mas sabe como é mulher, né? Agente dá um jeito e consegue. E principalmente quando gostamos de algo...aí sai da frente...
Obrigada por todo o carinho e pelas palavras! E com certeza, depois de tanto tempo assim, já conseguimos ser amigas, né? rsrss
Beijos Querida!
Oi Re!
ResponderExcluirQuanto tempo! Tá tudo bem por aí? Pois é Querida, essa massa é um arraso, né? Adoro fazer, ela é excelente tanto no sabor quanto na textura.
As aulas começam dia 14/02...imagina a ansiedade...
Beijocas!
Oi Cibele!
ResponderExcluirSeja bem vinda! Eu já andei lá no seu cantinho e anotei algumas dicas...ahhh, adorei o post das melissas!
Beijos Querida!
Ai Andressa, obrigada, viu?!
ResponderExcluirMas já viu mulher sem neura?! É difícil, né? Sempre queremos dar uma melhoradinha aqui...outra ali...e assim caminha tudo...rarsrs
Beijocas e obrigada mais uma vez!
OI São,
ResponderExcluirAi que pena que não encontra por aí. Mas se por acaso encontrar a cereja fresca, dá para você mesmo fazer a sua calda...fica bom do mesmo jeito!
Beijosss!
Deeee! Saudades também!
ResponderExcluirUma pena que não vai rolar hoje..mas vamos em frente com nosso projeto, né?
Beijocas!
Ai Fabi, que honra, viu?
ResponderExcluirEle ficou gostoso também! Com certeza se fizer você também vai gostar!
Beijocas Querida!
Ai Ta...você tinha que mudar o nome da seção para: "Todas as receitas do Chocorango dão certo!" Ah sim, por que dão mesmo!
ResponderExcluirQuerida, sabe que o daqui de casa adora chantily! Mas quem sabe você não substitui por outro creme branco que ele possa gostar?
Beijocas e já tô esperando mais uma aparecida minha lá...rsrsrs!
Ai Chris, que bom! Também é uma das preferidas do Amor.
ResponderExcluirBeijocas Querida!
Ai Dani, é isso mesmo! Para que pensar nisso se tem um bolo assim para ocupar nossa mente...coisa de mulher, né?
ResponderExcluirBeijocas!
Oi Heidi! Claro que pode me chamar de Stef sim, fique a vontade, ok?
ResponderExcluirE olha, fiquei super feliz com seu comentário...até por que estive em Blumenau em 2008 e uma das coisas mais marcantes foram aquelas mesas de doces deliciosas...hummmm, saudades, viu?!
Beijosss!
OI Beta! Obrigada pelo carinho, viu? Super fofa sua mensagem!
ResponderExcluirPois é, se isso for sinal de fraqueza eu tô na escala lá embaixo...AMO comer!
Beijos Querida!
Oba Cíntia! Faz mesmo!
ResponderExcluirPois é, celulite é super feminino e agora que aprndi que 95% da população tem...a culpa foi embora!
Beijosss!
Glau, você não existe! Obrigada, viu?!
ResponderExcluirBeijocas!
Oi Stefânia!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que estou te visitando e estou encantada com seu blog, só de passear um pouquinho por aqui já ganhei uns dois quilos...hehe... AMEI!
O que é esta Floresta Negra?! Adoreiiii... maravilhosa...
Voltarei mais vezes.
bjus*--*
Oi!
ResponderExcluirSeja muito bem vinda! Que bom que gostou do blog...eu já andei passeando lá pelo seu cantinho e vi que você é super talentosa. Parabéns!
Beijocas!
Visitei o teu blog pela primeira vez e gostei muito. É muito bonito e harmonioso e tem receitas fantásticas... :D
ResponderExcluirBeijinhos *****
Nossa que delíciaaaaaa! E nossa tantos comentários, Parabénssssssssssss
ResponderExcluirOI Sara!
ResponderExcluirSeja bem vinda! Espero encontrá-la sempre por aqui.
Beijocas!
Marina! Amiga! Saudades!
ResponderExcluirQuero muito fazer um bolo para você!
Beijo no coração!