terça-feira, 20 de agosto de 2019

Tian Provençal



Sou uma moça do campo. Acho que sempre fui. Sou uma moça que gosta de verde, ar puro, árvores frutíferas, o passo lento de cidades de interior, fazenda, sabores ácidos, queijo de cabra, Pinot Noir, cheiro de terra molhada, picnic, primavera e temperaturas amenas. 
Não sou uma moça de verão, nunca fui. Mas o verão por aqui tem outro significado, ele me ensinou a valorizar outros aspectos que no Brasil eram pris pour acquis, ou seja eram parte da vida quotidiana. Os dias longos que se sustentam, a brisa após um dia longo de calor, a abundância dos ingredientes; e claro, as abobrinhas e os tomates. Esses são, depois das berries, a minha parte favorita to verão. A natureza nos presenteando!

Das outras delícias do verão são os Farmers Markets da região. O contato com o produtor, a possibilidade de comprar o ingrediente frescos, recém colhidos, exalando toda sua beleza...esse sim é o meu tipo de verão. E foi numa dessas idas à uma das feiras da região que me deparei com tomates, de um vermelho intenso e de um aroma irresistível. Foram para a minha cesta. Na mesma banca encontrei abobrinhas amarelas e verdes, tinham sido colhidas na mesma manhã. As berinjelas meticulosamente organizadas sob um caixote de madeira também me conquistaram. A réstia de alho me chamou a atenção na banca ao lado e não resisti, trouxe uma para casa. Os pães da minha boulangerie favorita na região, sendo assados ali na hora, inebriaram toda a feira com aquele cheiro inconfundível de pão assando, não havia outra opção a não ser me render ao prazer de poder trazer 2 pains de campagne para casa. 
Então sem perceber e sem planejar, meu almoço já havia sido desenhado. Vegetais tão frescos não mereciam ser esquecidos no balcão da cozinha, eles mereciam serem assados lentamente, banhados em azeite extra virgem e ervas frescas, liberando aquele aroma de comida de fazenda, da comida que comi no Sul da França e que me inspira diariamente. Eles foram transformados nesse Tian. 



O Tian na verdade é o nome do refratário onde os vegetais são assados, mas no Sul da França é assim que eles chamam esse preparo, onde abobrinhas, berinjelas, cebola e tomates são assados lentamente até que os sabores se misturem. É sem dúvida um dos melhores pratos que saiu da minha cozinha nos últimos meses. De almoço foi servido o Tian com cordeiro grelhado e fatias generosas do pão que havia comprado pela manhã. À noite, preparei uma bruschetta com o que sobrou do almoço e posso garantir que estava melhor ainda! Esse é um daqueles pratos que melhoram com o tempo, é definitivamente algo que vai aparecer muitas e muitas vezes por aqui!

E vocês, qual a estação que mais gostam?

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 90 minutos
Rendimento: 4 Porções 

Ingredientes

4 dentes de alho grande, fatiados finamente
4 tomates frescos bem maduros
2 abobrinhas (eu usei verde e amarela)
1 berinjela
2 cebolas pequenas
Azeite de oliva extra virgem (eu usei uns 130ml)
Ervas frescas picadas (eu usei: Tomilho fresco, Alecrim Fresco, Orégano Fresco)
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo de cabra para finalizar
Fatias de pão para servir

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte um refratário com mais ou menos umas 2 colheres (sopa) de azeite, distribua metade do alho e metade das ervas. Tempere generosamente com sal e pimenta.
  2. Fatie os vegetais (aproximadamente 1/2cm de espessura). Tente escolher vegetais que tenham mais ou menos o mesmo diâmetro, dessa forma eles ficarão bem alinhados no refratário. Se não encontrar, não tem problema, a beleza desse prato também vem do fato de ser bem rústico. 
  3. Distribua os vegetais no refratário, arrumando de forma que eles fiquem bem apertados. É necessário que fiquem bem juntinhos, pois durante o cozimento, eles perdem bastante líquido e acabam perdendo volume. 
  4. Tempere novamente generosamente com sal e pimenta e regue com azeite de oliva extra-virgem (Acho que eu usei em torno de 1/2 xícara...mas aqui vai ao gosto de cada um, viu?). Distribua o restante do alho e das ervas sobre os vegetais. Coloque o refratário sob uma outra forma (Caso borbulhe no forno...você não vai querer limpar a bagunça depois) e leve ao forno por mais ou menos uns 90 minutos.
  5. Retire do forno e deixe descansar por uns 5-10 minutos, coloque os pedaços de queijo de cabra por cima e sirva com as fatias de pão ligeiramente tostadas. Parfait! 
Bon Appétit!

Dicas:

  • Eu coloquei as medidas aproximadas. Aqui não tem muita receita, você pode usar mais ou menos de todos os vegetais, vai da preferência de cada um. 
  • Use um azeite de bastante qualidade, vai fazer toda a diferença.
  • Eu aconselho servir o prato com um pão mais robusto, desses de casca mais grossa. Dessa forma os sucos do Tian vão ser absorvidos pelo pão.
  • Vocês podem omitir o queijo de cabra, mas eu acho que traz um toque todo especial...e eu adoro queijo de cabra, então sou suspeita para falar :)
  • O Tian se conserva bem na geladeira por uns 2 dias...apesar de achar que não vai sobrar nada...aqui não durou nem 1 dia inteiro. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...