domingo, 19 de abril de 2020

Noodles de Arroz com caldo Aromático de Leite de Coco, Gengibre e Capim Limão


A chuva me acordou essa manhã. Eram por volta das 7:30 e eu podia escutar os pingos batendo na janela, a água escorrendo pela calha, o vento soprando...silêncio era tamanho na rua que eu podia também escutar os galhos da árvore a balançar. Não me levantei, fechei os olhos e ali fiquei mais um tempo. Ouvindo a chuva. 
Olho para o lado e o Amore está num sono profundo, não quis acordar-lo, então acariciei delicadamente seu cabelo, sussurrei bom dia e desci, na ponta dos pés, para continuar a contemplar a chuva. Praliné essa hora já estava ao meu lado, minha companheirinha. Ficamos ali as duas, olhando  e escutando pela janela a água caindo do céu.  Manhãs de domingo. As melhores!

São tempos estranhos, tantas mudanças em tão pouco tempo. Mas mesmo com tudo que anda a acontecer, eu só conseguia sentir gratidão. Gratidão por ter o Amore e Praliné ao meu lado, gratidão por estar em nossa casa, nosso porto seguro; gratidão pelos amigos, que mesmo à distância, continuam a encher meu coração de alegria. Gratidão pela minha família. Gratidão por estarmos aqui, saudáveis e juntos. Então lembrei-me de uma frase, de autoria de William Arthur Ward,  que escutei no trabalho essa semana: Feeling gratitude and not expressing it is like wrapping a present and not giving it (Sentir gratidão e não expressa-la é como embrulhar um presente e não ter a quem dar). E eu que não conheço melhor jeito de dizer o quanto me importo com as pessoas ao meu redor do que cozinhando para elas, corri para cozinha e me deixei levar pelo que eu encontrei pela frente. 

Fiz uma sopa, bem aromática, daquelas que te abraçam e trazem uma sensação de conforto indescritível. Uma sopa que era o convite perfeito para esse dia chuvoso, uma sopa que expressaria meu amor e gratidão. E foi isso que o Amore sentiu na primeira colherada, ele me abraçou, me deu um beijo e disse "Obrigado, o almoço está maravilhoso"! Eu não precisava de mais nada, só ficar ali com ele, olhando a chuva cair pela janela e saboreando esse prato. 

La vie est belle! :)

Espero que vocês estejam bem!



Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes 

150g de noodles de arroz (vermicelli)
4 Cogumelos Shiitake grandes, fatiados grosseiramente 
1 Pimenta dedo-de-moça picadinha (eu deixei as sementes, mas se você prefere pratos menos apimentados, retire as sementes)
1 pedaço de gengibre (aproximadamente 3cm) sem casca, picadinho
1 colher (sopa) de pasta de capim limão (ou 1 talo picadinho)
4 dentes de alho picadinho
1/4 colher (chá) de curry em pó
3 colheres (sopa) de óleo de coco
Raspas da casca de 1 limão Tahiti
1 xícara de coentro 
1 cebola pequena fatiada
400g de leite de coco
2 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de molho de peixe (Omita se quiser fazer o prato vegetariano)
2/3 xícara de tomatinhos cortados no sentido do comprimento
Bok Choy
Suco de 1 limão Tahiti 
Sal à gosto

Modo de preparo

  1. Aqueça 1 colher (sopa) de óleo de coco em uma frigideira e salteie os cogumelos em fogo alto até ficarem dourados. Tempere com sal e reserve.
  2. No pilão, ou mini processador, faça uma pasta com a pimenta, gengibre, capim limão, alho, curry e 1 colher (sopa) de óleo de coco. Acrescente o coentro e as raspas de limão e bata até obter uma pasta homogênea. Reserve.
  3. Na mesma panela que você salteou os cogumelos, aqueça 1 colher (sopa) de óleo e refogue a cebola até que fique translúcida. Acrescente a pasta aromática e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente o leite de coco, caldo de legumes, molho de peixe e os tomatinhos. Tempere a gosto com sal (Lembre-se que o molho de peixe também contém sal, então tome cuidado para não salgar demasiadamente). Tampe e deixe apurar por uns 10 minutes.
  4. Enquanto isso cozinhe os noodles de acordo com as instruções da embalagem.
  5. Pouco antes de servir, coloque o Bok Choy no caldo e deixe cozinhar por mais 2-3 minutos. Retire do fogo, corrija o sal se necessário e acrescente o suco de limão.
  6. Distribua os noodles nos pratos que for servir, acrescente o caldo e finalize com os cogumelos e folhas de coentro.
Sirva imediatamente.







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...