segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Batata Recheada com Abobrinha e Chèvre

Eu realmente penso em diminuir a quantidade de carne no dia-a-dia. Não sou idealista, nem nada...mas por uma questão de saúde mesmo. Minha idéia é tentar comer carne vermelha apenas 1 ou 2 vezes por semana, e carne (brancas e vermelhas) em geral no máximo 3 a 4 vezes por semana. Na verdade já percebi que quando como muitos vegetais e menos carne sinto pouca dor de cabeça...ou seja, a exaqueca dá um break, ou seja além de ter pouca dor ainda dou aquela chance para a dieta emplacar, não é mesmo? Aiaiaiaiaiai....

Bom, então com essa idéia na cabeça, hoje eu comecei a semana com uma receita bem prática, rápida e com aquilo que tinha na geladeira, ou seja...prática mesmo! O único item que pode seu um pouco mais complicado de encontrar é o chèvre (Queijo de Cabra), mas se não tiver em casa pode ser substituído por qualquer outro queijo cremoso de sua preferência, o que não pode é deixar de fazer, não é mesmo?

Para acompanhar e para não jogar um maço de salsinha fora, eu aproveitei e fiz uma saladinha com ela. Inspirada em uma idéia que a Laura Calder deu, a partir de hoje essa saladinha será figurinha presente aqui em casa. Além de muito fresca, tem um sabor super marcante e combinou muito bem com a batata. Enfim, ficou nota 10!

Meu veredicto final é que não será muito difícil comer menos carne...principalmente se todo dia tiver uma refeição como essa...



Tempo de Preparo: 10 Minutos
Tempo de Cozimento: 25 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para a batata

2 batatas grandes
2 colheres (sopa) de ricota cremosa
2 colheres (sopa) de queijo parmigiano reggiano ralado
1 colher (sopa) de vinho branco seco
1 abobrinha pequena cortada em tiras (Bâtonnet) de aproximadamente 5mm x 8mm x 50mm
2 tomates pelados
4 colheres (sopa) de chèvre
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para a salada de salsinha

Folhas de salsinha
Cubinhos de cebola
Alho picadinho
Raspas e suco de limão siciliano
Queijo parmigiano reggiano
Azeite de oliva
Fleur de Sel

Modo de preparo

1. Lave e seque muito bem as batatas. Faça vários furos com a ponta de um garfo. Leve ao forno microondas por aproximadamente 15 minutos em potência alta.

2. Pré aqueça o forno a 220 graus. Retire a batata do microondas, faça um corte no meio e retire um pouco da polpa da batata e coloque em uma tigela. Misture a polpa da batata com a ricota, o parmegiano e o vinho branco. Tempere com pimenta. Salpique a batata com sal e pimenta e no fundo da cavidade coloque metade do tomate pelado (você usará 1 para cada batata). Tempere com mais um pouquinho de sal (cuidado para não temperar muito). Coloque metade do creme de batata e queijo, distribua metade da abobrinha e do chèvre. Coloque o restante da mistura de batata e queijo e cubra com o restante da abobrinha, tomate e chevre. Regue com um pouco de azeite de oliva e sal e pimenta do reino. 
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 minutos, ou até que doure.

3. Enquanto a batata está no forno, prepare a salada. Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta.

4. Retire a batata do forno e sirva imediatamente acompanhada da salada de salsa.


5 comentários :

  1. Oi querida :)
    Sabe que eu fui fishetariana por bons 3 anos. Tudo que eu comia era bem leve, eu me sentia super bem disposta, digestao facinha, a pele macia, ate o sono era melhor...
    Ate eu entrar no curso de Patisserie e ver todos os professores de gastronomia preparando pratos deliciosos com carne - seria um pecado nao provar, nao eh mesmo?
    E eis que hj em dia eu como uma carninha de vez em quando.
    Mas eu acho que vc esta muito certa no seu proposito. Equilibrio eh o melhor caminho pra uma alimentacao saudavel, e uma vida saudavel em geral!
    Beijinhos,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Stefânia!!! A entrevista tá lá no blog, demorou um cadinho mas chegou o dia. Espero que goste, eu adoreeei.. http://coisasdedorotte.tumblr.com/post/1250117488/dorotte-entrevista

    Beijnhos
    Mi

    ResponderExcluir
  3. Nossa Carol, meu sonho ser assim...embora eu tente, não consigo ficar sem carne...uma semana tudo bem...duas na força...um mês, não dá? Sinto falta!

    Mas e a aula, como tá? Já tá fazendo muita coisa em casa? Manda as fotinhas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!

    Obrigada! Eu adorei fazer a entrevista!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica do micro! E essa salada? Jamais imaginei salada só de salsa, vou provar! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...