Ahhhh...quando tudo o que você quer é gastar um tempinho a mais na cozinha e caprichar no almoço para você. Por que sim, comer sozinha também merece atenção e um belo prato preparado com o mesmo carinho que teria um prato preparado para um jantar a dois, para a família ou para um encontro com os amigos.
A escolha dessa vez foi a codorna, ave que eu estava super curiosa para provar. Já tinha visto algumas receitas, mas como não é muito fácil de encontrar por aqui ainda não tinha provado. Entretanto, não mais que instantaneamente, codornas surgiram em todos os supermercados aqui de Brasília e então eu não tinha mais desculpa para tentar uma receita com essas belezinha. Ahhh, não tinha mesmo, até por que o preço estava bem atrativo, melhor ainda, não é?!
Bom, a receita não é complicada não, é demorada. Mas compensa, eu adorei! E achei que o prato ficou super lindo! Dá um certo trabalhinho comer as codornas, digamos que um trabalho manual mesmo...ahhh, eu estava sozinha, ninguém viu....e comer com as mãos é cultura em alguns países, não? Ninguém vai me culpar...rsrsrs.
Orgulhosa do meu prato, a noite quando o Amor chegou em casa eu fui mostrar as fotos para ele...na verdade foi unilateral a atração pelo prato, digamos que impressão que ele teve do prato foi: "Um pouco medieval, não é mesmo Gatinha? As perninhas da codorninha assim...coitadinha...."
Bom, nem sempre dá para agradar a todos...mas posso dizer que eu adorei o prato e fiquei muito feliz com meu almoço especial de quarta-feira pós-feriado, por que sim eu mereço!
Uma linda semana a todos!
Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de Descanso: 1 hora
Tempo de Forno 50 Minutos
Rendimento: 2 Porções (Eu fiz meia receita)
Ingredientes para a codorna
2 codornas inteiras e limpas
1/2 colher (sopa) de suco de limão
1/2 colher (chá) de sal ou a gosto
1/2 colher (chá) de pimenta do reino ou a gosto
1/2 colher (sopa) de molho shoyo
4 fatias de bacon
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
Ingredientes para o molho
1/4 xícara de suco de uva (eu usei integral)
1/2 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara de vinho do porto
6 uvas sem pele e sem sementes
Papel alumínio
Purê de batatas para acompanhar
Ramos de alecrim para decorar
Modo de preparo
1. Tempere as codornas por dentro e por fora com o suco de limão, sal, pimenta e o molho de soja. Cubra e deixe marinar por mais ou menos 1 hora.
2. Pré aqueça o forno a 200 graus. Disponha as codornas com o peito virado para cima em uma assadeira de bordas altas, sobre cada codorna, espalhe 1 colher (sopa) de manteiga. Distribua as fatias de bacon sobre o peito das codornas e cubra a assadeira com o papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.
3. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 10 minutos. Após os 10 minutos, retire as fatias de bacon do bacon (deixe do lado para passar sabor para o molho) e deixe a codorna dourar por mais 10 a 15 minutos. Retire do forno. Transfira as codornas para uma travessa e cubra-as com papela alumínio para não esfriar enquanto você prepara o molho.
4. Com uma colher, descarte o excesso de óleo que se formou na assadeira. Na mesma assadeira, junte o suco de uva, o açúcar e o vinho do porto. Com a ajuda de uma luva de cozinha, ou pano de prato dobrado (para não se queimar), coloque a assadeira sobre a chama do fogão e em fogo médio mexa o molho até ferver. Quando começar a ferver, junte as uvas e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos mexendo sem parar e raspando com a colher o fundo da assadeira. Prove o tempeiro, se necessário, corriga com sal e pimenta. Retire do fogo, passe o molho por uma peneira.
Já estão participando da promoção que vai sortear um livro do seu chef favorito? Ainda não? Então clica aqui e cadastre seu e-mail para concorrer!
Receita retirada do site: www.cybercook.com.br
Nooossa que delícia, ótima receita para as codornas que estão no meu congelador. Vou testar assim que puder.
ResponderExcluirAbraço
Gra
www.entrecoposepratos.blogspot.com
olha esse purê cremoso - não tem jeito: em pratos que carnes são acompanhadas de purê, eu babo primeiro no purê. :D
ResponderExcluirnunca comi codorna, e imagino que seja um trabalhão mesmo. pouca carne, montes de ossinhos.
agora, a codorna ali deitada no purê ficou mesmo engraçadinha. não achei medieval (se fosse um frango inteiro, né...), mas achei, hum... divertido. ela tá até meio sexy, olha só, fazendo pose na caminha de batatas dela...
aloka.
beijo, querida.
Stefânia,
ResponderExcluirTambém nunca provei codornas....mas acho que não agradaria os meus filhos.
Eu já sou curiosa, quem sabe..num dia como o seu, um almoço especial só para mim....
beijos
Stef, olá! Fiquei um tempão fora e mal pude acompanhar os bogs que tanto gosto! Fiquei encantada com toda sua produção nestes últimos tempos! vc arrasa na cozinha! Tudo mto lindo e de muito bom gosto!
ResponderExcluirVamos marcar um encontrinho!
Beijos, Glau
Oi Stef!
ResponderExcluirAndo numa correria tão louca que mal tenho entrado aqui, hj me atualizei de tudo e fiquei babando, pra variar!
Ja mandei meu voto lá na Promoção!
Td bem por ai? Viagem chegando, to bem animada :)
Beijos,
Pri.
Stefânia seu prato ficou maravilhoso!! lindo visualmente falando. Quanto ao gosto, eu ainda não comi codrona e nem rã.. mas com certeza assim que encontrar essa iguaria deliciosa aqui em Ribeirão vou tentar sua receita!
ResponderExcluirbjs
Angela
www.quasecheff.blogspoto.com
Oi Graci!
ResponderExcluirÉ muito boa mesmo, não é? Fica com um visual super legal e o gostinho é nota 10! Vale a pena!
Se fizer depois me conta, tá?
Beijos!
Sexy, hummm...kkkkk! Muito boa essa definição...tadinha da codorninha, né?
ResponderExcluirO puré realmente ficou bem bom, e eu também sou fã...independente do prato, purê para mim é um ótimo acompanhamento!
Beijos e espero vê-la domingo!
Oi Fabi!
ResponderExcluirSim, querida. Faça só para você! Afinal de contas nós merecemos uns mimos de vez em quando, não é mesmo?
Beijos Querida!
Oi Glau!
ResponderExcluirTá de volta, oba! Eu fiquei acompanhando suas fotos, lindas! E depois vi que você estava trabalhando em uma campanha política. O seu trabalho de fotográfa evoluiu muito, está profissional...lindas fotos, acho que já pode montar estúdio e dar aulas para nós! Estão perfeitas!
Vamos marcar alguma coisa sim, é só dizer o dia que estou dentro!
Beijo grande e seja bem-vinda novamente!
Oi Pri!
ResponderExcluirQue saudades de você, menina! Tá sumida mesmo! E a viagem, tá pertinho, né? Deve estar super ansiosa mesmo...aiaiaiai...a Europa é demais, você vai adorar!
Beijo grande e vê se não some muito tá?!
Oi Angela!
ResponderExcluirPois é, aqui também era difícl achar. Daí encontrei uma caixinha da perdigão, vem com 4 codorninhas e custou em torno de R$ 12.00. Dá uma olhadinha naqueles freezer de congelados, quem sabe você também não encontra?
Beijos Querida e boa terça para você!