sexta-feira, 13 de maio de 2011

Orecchiette com Pesto de Agrião e Queijo de Cabra



Devo confessar que na minha infância uma boa frase para definir o meu gosto por algumas hortaliças deveria ser: "Não comi e não gostei". Pois é, digamos que minha mãe tinha um certo trabalho em me apresentar novas folhas, leguminosas e até alguns grãos...eu era um pouco restrita no cardápio. Até leite com achocolatado em pó eu recusava. Na verdade a lista era grande...mas felizmente a vida de um ser humano é sempre evolutiva e com os anos eu aprendi que além de serem saudáveis, aqueles vegetais ou aquelas hortaliças era super saborosas e uma excelente forma de alimentação.

O fato é que hoje o meu cardápio é muito mais aberto e me permito experimentar muita coisa. Se viajo, sempre peço um prato típico do lugar. Quero conhecer o que é comum em cada país, estado, cidade...região...enfim, me permito mesmo. Aqui mesmo no Brasil, por ser um país tão grande e rico culturamente e gastronomicamente, há inúmeras possibilidades de combinações e novas tentativas para agradar o paladar dos comensais, um livro aberto eu completaria. Por sorte aprendi a ser curiosa e que experimentar novas tentativas gastronômicas não é em nenhum momento um sacrifício, é sim um privilégio!
Bom, e estudando gastronomia essa "curiosidade" tem que virar criatividade...um desafio por sinal. Como por exemplo colocar em um canapé uma fusão da culinária do Kenya e de Santa Catarina? Pois é, eu e meu grupo ainda não chegamos a um veredicto final...mas esse é o nosso trabalho do mês...um desafio cultural e uma quebra de paradigmas, o que de certa forma me faz refletir e ver como somos dependentes desse ou daquele ingrediente...mas enfim, chegou a hora. Cabeça aberta e criatividade em alta...preciso disso!

O prato de hoje não foi tão criativo, mas me fez lembrar bem que quando via agrião nas saladas em casa eu logo o afastava no prato...coisas de criança, né? Por sorte hoje eu sou fã e aprendi mais um delicioso jeito de ter uma refeição leve, saudável e acima de tudo saborosa...

...infelizmente o jiló, carne de tartaruga e quiabo não entraram na minha lista...acho que preciso evoluir um pouco mais para aprender a gostar...

Beijocas e bom fim de semana para vocês!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de cozimento: 10-12 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

375g de orecchiette (Se não tiver use fusilli)
50g de pinholes tostados (Se não tiver use outra castanha de sua preferência)
1 dente de alho picado
150g de agrião
Folhas de manjericão
7 colheres (sopa) de azeite extravirgem
150g de queijo de cabra, mais um pouco para servir
Sal e pimenta do reino a gosto
Tomates cereja para decorar

Modo de preparo

1. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, ou até ficar al dente.

2. Enquanto o macarrão cozinha, coloque os pinholes, o alho, o agrião e o manjericão a gosto no processador com uma generosa pitada de sal. Bata por 15 segundos para triturar um pouco. Depois, com o motor girando, coloque um pouco de azeite e bata por 20 segundos.

3. Escorra bem o macarrão e coloque em uma tigela. Junte o queijo de cabra amassado e mexa bem. Tempere com pimenta e misture o pesto ao macarrão quente. Divida em quatro pratos e sirva imediatamente com um pouco do queijo de cabra e os tomatinhos.

Receita do livro 200 Receitas de Massas Deliciosas.

2 comentários :

  1. Adorei a receita, está perfeita. Um abraço e bom fim de semana. Marta.

    ResponderExcluir
  2. OI Marta! Que bom que gostou, eu também adorei a combinação.

    Beijo grande e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...