quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quiche de Pêras Portuguesas com Taleggio



Gosto de me comprometer com algo pessoal...um objetivo só meu...um desafio...um projeto. Fico feliz quando consigo me organizar, planejar e assim estabelecer uma rotina para que minhas metas sejam alcançadas. Penso que me identifico com a confeitaria justamente por isso...me encanto com suas técnicas, medidas exatas...precisão.
Mas não, não pense que quando algo não sai como o planejado, ou tenho que tomar decisões imediatas, fico chateada. Não, não fico. Me encanto também em ver que tenho uma janela de tempo livre e a partir daí decidir na hora o que eu vou fazer (nem que seja ficar a toa vendo TV - por que sim, eu mereço). Sou metódica sim, mas definitivamente eu consigo trabalhar e me sair muito bem sob pressão.

No entanto, o que realmente me encantou na última semana foi não programar nenhuma atividade durante um dia e sair por conta de duas lindas, inteligentes e divertidas moças. Foi um dia de meninas, de dondocas, puro luxo...adorei! Foi em um dia lindo e sem nenhuma idéia do que viria pela frente que passei momentos mais que agradáveis com a Carla e com a Ju. Andamos por belas ruas, tomamos café (eu chá), passeamos por uma livraria, almoçamos e acima de tudo, nos divertimos.

E foi por uma dessas belas ruas que entramos em um aconchegante empório, onde me deliciei com diversos queijos e pude traze-los para casa. Um deles foi um Taleggio...algo que não encontramos aqui pelas terras do Planalto Central. O destino desse queijo já era sabido desde então, ele seria um par perfeito para as deliciosas pêras portuguesas que me aguardavam em casa e ansiosas por uma atenção especial. Podia ser um sanduíche, uma pizza, uma bruschetta...vários preparos, mas seria esse o casamento de sabores.
A idéia da quiche foi apenas para matar uma vontade de comer esse preparo que considero coringa..pode ser almoço, lanche, jantar, brunch...enfim, pode ser uma estrela para diversos momentos. 

Bom, a combinação na quiche foi exatamente o que eu esperava...delicada, interessante e muito elegante. Perfeita para me sentir presenteada no meu almoço...assim como foi o meu dia com as gurias...

Carlinha e Ju, vocês foram (e são) nota 10!

Beijo para vocês!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso da massa: 1 hora
Tempo de forno: 50 Minutos (Divido em dois tempos - 20 + 30)
Rendimento: 8 Porções (eu fiz meia receita)

Ingredientes para a massa brisée salgada

250g de Farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
1 pitada de sal
40ml de água

Ingredientes para o recheio

150g de queijo taleggio
3 pêras portuguesas maduras
3 colheres (sopa) de queijo grana padano ralado
3 ovos
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto


Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma bancada de granito, faça uma farofa com a farinha de trigo e a manteiga. Não manuseie muito a manteiga para não passar muito calor para a massa. A farofa deve ficar fina e você pode usar algum utensílio para ajudar no processo (um processador de alimentos por exemplo). Misture o sal na água e o ovo, bata bem. Faça um buraco no meio da farofa de farinha e manteiga e acrescentes os ingredientes líquidos. Trabalhe rapidamente para incorporar tudo. Envolva em um filme plástico e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

2. Enquanto isso prepare o recheio. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture os ovos, o leite e o creme tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve.

3. Para a montagem. Coloque a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro ou então 8 a 10 forminhas pequenas. Cubra com papel alumínio e coloque grãos de feijão por cima. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, descarte os feijões e o papel. Acrescente o queijo de taleggio picado e as pêras picadas.  Cubra com a mistura de creme de leite.

Leve ao forno até que o preparo coagule, foi aproximadamente 30 minutos, ok?

11 comentários :

  1. Tão bonito de se ver, que tenho certeza de ser mais gostoso ainda de comer.

    Bjuuu !!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia! Uma dúvida: poderia substituir o taleggio por quais queijos? Parabéns pelo blog, sempre formidável.

    ResponderExcluir
  3. Olá Stef! Tudo bem? Espero que sim...

    Estou passando no seu cantinho para dizer que fiquei muito feliz em ter te conhecido no encontro! Havia tanta coisa interessante ao nosso redor, tantas pessoas com as quais queria conversar que, confesso, ficou difícil administrar o tempo...rs. Mas, valeu por ter podido te dar um abraço! =)

    Adorei o post! Fiquei imaginando os momentos "doces" que vcs desfrutaram... A amizade é um tesouro mesmo, não?
    E a receita... mais uma vez vc mostrou a sua criatividade e talento! Combinação (para mim) inusitada! Fiquei curiosa para experimentar o sabor, a textura...

    Parabéns! Arrasou!

    Beijinhos e um ótimo feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintya, você é uma simpatia em pessoa, viu? E foi uma pena mesmo não termos conseguido conversar mais...mas saiba que fiquei muito feliz em te dar um abraço e espero que seja possível encontrá-la em breve.

      Beijo bem grande!

      Excluir
  4. Sem palavras Stef! Amamos te conhecer melhor, falo no plural, pois estou certa que a Carla compartilha dessa opinião! Sempre que vieres para cá, será um prazer te encontrar! Tens lugar reservado na minha agenda... Nosso dia de "dondocas" passou tão rápido, torço para que repetirmos em um futuro breve! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sua linda! Nem preciso dizer o quanto foi bom, né? E além de ter sido um dia maravilhoso, eu conheci a cidade e fiquei super feliz!!! Você é tudo de bom, viu?

      Beijocas!

      Excluir
  5. Sem palavras Stef! Amamos te conhecer melhor, falo no plural, pois estou certa que a Carla compartilha dessa opinião! Sempre que vieres para cá, será um prazer te encontrar! Tens lugar reservado na minha agenda... Nosso dia de "dondocas" passou tão rápido, torço para que repetirmos em um futuro breve! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  6. Stef, cheguei!!!!

    Desculpa a demora para comentar este seu post lindo, mas não podia fazer no meio da correria que tomou conta dos meus dias.

    Agora, linda, cheirosa e com uma taça de merlot na mão (ahhhh, não é pinot!) digo que adorei muito a nossa sexta-feira. Mas antes disso, adorei nosso sábado lá no evento. Foi um prazer poder estar duas vezes seguidas contigo.

    Obrigada pela super ajuda que me deu no Encontro Gourmet. Sem ela teria sido um caos a minha participação. Além disso, como te comentei, achei tão linda a sua concentração na cozinha. Admirável.

    E o bônus da sua presença em Porto Alegre foi a cereja do bolo. Adorei a sua vinda e adorei mais ainda saber que vc tirou o dia de folga para que pudéssemos curtir o dia juntas. Adoramos, Ju e eu, as nossas dondoquices e, como ela disse, quando vier para cá, nos procure sempre!

    Um beijo super carinhoso.

    (E o taleggio?! Sucesso certo!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn, que linda! Fico até emocionada, viu? Realmente foi um presente conhecer você e Ju e poder passar esses dias tão especiais juntas. Realmente espero que agente possa se encontrar em breve...quem sabe num tal de sítio, né? rsrsrsrs

      Bom Querida, super obrigada pela atenção que vocês me deram, pela conversa, pelas risadas e claro, por fazer o meu dia bem melhor!

      Beijo bem grande!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...