quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carré de Doce de Leite e Coco


Oi Pessoas!

Então, dizem que promessa é dívida, não é mesmo? E mesmo sem ganhar na Mega Sena, eu sempre pago as minhas....rsrsrsr.
Bom, mas a minha promessa está cumprida, olha aqui a receita da sobremesa do jantar de sábado. Um delicioso Carré de Doce de Leite com Coco.
Acredito que a maioria de vocês devem ter achado o nome no mínimo inusitado, não é? Eu também achei. Na verdade não gostei de início...acho que me lembrava algo relacionado a carne...será?! Mas quando vi a preparação no programa Escola de Culinária da Fox Life, eu tive certeza que essa seria a sobremesa do nosso jantar. Adorei a combinação de sabores e, além disso, no programa me pareceu super simples de fazer.
Na verdade é simples mesmo, o único problema que aconteceu foi que, como sempre, faço uma listinha antes de ir ao supermercado com o que preciso comprar, mas adivinhem? A maioria das vezes eu a deixo em casa...vai entender..acho que é a idade... Bom, o fato é que tive que ir ao supermercado 2 vezes para conseguir terminar a sobremesa, pois não tinha comprado todos os ingredientes necessários...e olha que são poucos, não é mesmo?! Então esse foi o único problema em toda a execução do doce...e olha que ainda me perguntaram: "Nossa, você ficou horas só nessa sobremesa, não é?" e a resposta é negativa, dá para fazer bem rapidinho e de quebra entre os intervalos ainda dá para adiantar uma ou outra coisa na cozinha...ou até mesmo lavar louça (coisa que eu odeio, mas tenho que fazer...quando ganhar na mega-sena eu paro!).

Ah, e o mais importante! A sobremesa não é demasiadamente doce não...até quem não é muito fã gostou, e quem gosta de doce, como o Amor e Carol adoraram! A combinação do biscuit com os recheios foi super harmônica e fechou o nosso jantarzinho com chave de ouro!

Bom, a Sophia me pediu a receita da polenta, então queria dizer que como não tirei foto, no fim de semana eu vou fazer denovo e posto aqui, ok Sophia? Espero que não se importe em esperar mais um pouquinho.

Então, chega de conversa e vamos a receita!



Tempo de Preparo: 50 Minutos
Rendimento: 10 Generosas Porções (eu fiz meia receita)

Ingredientes para a massa

6 gemas
100g de açúcar
3 claras
20g de açúcar
50g de farinha de trigo peneirada
50g de manteiga s/ sal derretida e fria
50g de coco ralado seco torrado (Leve o coco branco ao forno por aproximadamente 5 a 10 minutos, ou até ficar levemente dourado)

Ingredientes para o recheio de doce de leite

600g de doce de leite
1 caixinha de creme de leite

Ingredientes para o creme patisserie (500g)

1 e 1/2 fava de baunilha
30g de maisena (1 1/2 colher de sopa)
80g de açúcar
350ml de leite
4 gemas
35g de manteiga s/ sal à temperatura ambiente

Ingredientes para a diplomata de coco

500g do creme patisserie
50ml de leite de coco
300ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo

1. Prepare o Biscuit. Pré aqueça o forno a 200 graus. Bata as claras em neve com os 20g de açúcar até formar picos médios, não deixe ficar muito duro para não ficar difícil de misturar. Reserve. Em outro bowl, bata as gemas até que tripliquem de tamanho, elas devem ficar claras e fofas. Acrescente o açúcar, polvilhando-o delicadamente, não coloque tudo de uma vez para que a massa não perca volume.
Incorpore bem delicadamente as claras que foram batidas com o açúcar em 2 ou 3 adições. Acrescente a farinha de trigo peneirada (ela pode ser peneirada sobre a mistura) e misture delicadamente, tomando cuidado para não deixar a massa cair ou perder volume.  Acrescente o coco ralado da mesma forma. Adicione a manteiga derretida e misture bem delicadamente.
Unte uma forma com manteiga e coloque uma folha de papel manteiga no fundo. Disponha a massa. Ela não pode ter mais que 1.3cm de espessura, senão fica muito grossa. A minha ficou com 1cm de espessura e acho que ficou ótima. Leve ao forno pré-aquecido por 12 minutos ou até que ao espetar um palito o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Para o recheio de doce de leite. Misture o doce de leite com o creme de leite e reserve.

3. Para o recheio da diplomata de coco. Prepare o creme patisserie. Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque em uma panela 250ml de leite, use os 100ml restante para dissolver a maisena, então agregue ao restante do leite na panela, acrescente metade do açúcar e adicione os grãos e a fava de baunilha. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 a 3 minutos sempre batendo com um batedor manual. Numa tigela grande, bata as gemas por 3 minutos com o restante do açúcar. Regue com um pouco do leite, sempre batendo. Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater. Quando ferver, retire do fogo. Retire as favas de baunilha e deixe o creme esfriar em uma tigela mergulhada em um recipiente com gelo. Quando o creme estiver morno, incorpore a manteiga sem sal, mexendo vigorosamente e, após esse processo, misture o leite de coco.
Na batedeira, bata o creme de leite fresco até obter picos médios, não deixe virar chantilly com picos mais firmes.
Incorpore o creme de leite batido ao creme de confeiteiro com o leite de coco e reserve para a montagem.

4. Montagem. Eu usei um aro (tipo aqueles cortadores de massa) para montar a sobremesa, mas você pode usar a forma que desejar, uma dessas formas com fundo falso (lisa) também resolve. Corte os discos de biscuit do tamanho que for usar. Para cada carré são necessários dois discos. Eu fiz 6, ou seja, cortei 12 discos de aproximadamente 8cm cada um.
Primeiro coloque um dos dicos no fundo do molde, coloque uma porção do doce de leite que foi misturado com o creme de leite, cubra com o outro disco de biscuit e acrescente uma porção do creme diplomata. Repita a operação com os demais discos de biscuit e o restante do recheio. Se for fazer apenas em um molde grande, use um com bordas altas para que as camadas fiquem bem marcadas.
Leve ao freezer por aproximadamente 3 a 4 horas. Retire do freezer e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de servir. Salpique cacau em pó e decore a gosto. Sirva gelado.

Gente, parece complicado mas não é! Dá para fazer rapidinho e o resultado vai surpreender você e seus convidados...é delicioso!



18 comentários :

  1. Stefania, q luxo de apresentação, adorei! Aprecio demais receitas assim.

    Parabéns!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  2. humpf.
    primeiro de tudo: eu to de regime :/
    segundo de tudo: eu achei advanced. não sei se eu tenho o dom, sabe.
    portanto, terceiro de tudo: quando eu for aí pro jantarzinho, quero um desse. combinamos? eeeee.

    (e é tão belíssimo que dá até dozinha de estragar o prato, né? achei fofíssima essa sobremesa).

    beijo, querida.

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou incrível!
    Mas amiga, eu tenho uma preguiça culinária imensa p/ doces!!!!!
    Embora eu seja uma formigona, meu negócio é mesmo preparar pratos salgados. Agora à pouco fiz mousse de chocolate, mas se a coisa tiver mais de uma camada já me bate a "pregui".
    Mas que ficou maravilhosa, isso ficou!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. eba!eba!eba!eba! os doces estão de voltaaaaaa e como sempre tudo muitoooooooo chique rs(desculpe meu momento baleia rs)
    Acredite, até senti o gostinho daqui rs

    ResponderExcluir
  5. estava esquecendo rs
    Hoje fiz meu primeiro bolo e fubá com canela rs uma delicia
    E fiz um caldo verde com espinafre,brocólis, ervilha e usei missô;;;
    Não tirei foto(to sem cam) mas o melhor de tudo é que depois de pronto levei para uma amiga que está muito doente... E o resultado? comida feita com carinho realmente aproxima as pessoas né rs

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!

    Que bom que gostou Querida, obrigada pelo carinho! Mas olha, toda vez que dou um "pulinho" lá no seu cantinho fico impressionada com suas combinações...tudo de bom!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Ai Quéroul!

    Lembrei que eu também estava de regime...depois que perdi 2kg fiquei relaxada...mas tá na hora de voltar!

    E olha, não tem nada advanced aqui não...é tranquilo de fazer...a desculpa do regime eu concordo, agora essa...nananinanão!

    Quando você vir aqui nós fazemos juntas, o que acha?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Tati Querida!

    Sabe que eu prefiro salgados? Mas gosto de fazer doces...vai entender a cabeça dessa menina aqui...

    Hummm, e esse mousse de chocolate, vai ter post?

    OBrigada pelo carinho!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Ai Sil!

    Que fofa que você é! Cuidando assim da amiga ela vai melhorar rapidinho, tenho certeza! Comida feita com carinho é um dos melhores remédios!

    Quando tiver com cam, manda fotinhas do que vocÊ faz...e a receita também...rrsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Nossa a sobremesa ficou linda. De aspecto ate parece um tiramisu, mas os ingredientes sao bem diferentes.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderExcluir
  11. Oi Stef!
    Que coisa mais lindaaaa! Agora como q vc me diz q é simples? rsrsrsrs
    O risoto eu fiz a receita quase igual a sua, só troquei a maçã por pera e acrescentei nozes no final!
    Bom feriado! Vou viajar descansar um pouco, até semana q vem :)
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Stefânia.
    Depois de muitas visitas ao blog, resolvi postar o meu primeiro comentário:)
    Bom, queria deixar a dica pra você pedir votos para transformar as receitas do blog num livro.
    Já votei no blog.
    :D
    Eleonora Mayumi

    ResponderExcluir
  13. Oi Caca!

    Agora que você falou eu me lembrei, a aparência lembra mesmo um tiramissú. Legal, né? Tão parecidas mas ao mesmo tempo tão diferentes...

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri!

    Ahhh, não é tão complicado assim não...quando colocar a mão na massa você vai ver que dá certinho!
    Que beleza, hein?! Viajar...descansar....aproveita mesmo, viu?!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. OI Eleonora!
    Tudo bem?

    Obrigada pela sugestão...vou fazer um post sobre o assunto!

    Beijos e obrigada pelas visitas!

    ResponderExcluir
  16. Queridex,

    Vc não imagina como minha boca está cheia d'água! Isso deve ser o manjar dos Deuses! Estou aqui fuxicando o seu blog e meu Deus, estou me sentindo meio lixão, eu não consigo fazer coisas tão lindas...

    beijo,

    Pati Queridex Sato

    ResponderExcluir
  17. Ahhh, nem vem que não tem, tá? Claro que consegue! Me diz uma coisa, já tentou? Então não vem dizer que não consegue...por que você é super talentosa e minha Queridex do coração!

    E outra coisa, se quiser vamos lá em casa fazer junta, viu?

    Beijo bem apertado!

    ResponderExcluir
  18. Oi Stefânia, eu também assisti ao programa e estou me preparando para fazê-la hoje a noite. Mas me dei conta que não sabia o rendimento. Você fez meia receita e deu 10 porções, ou a receita inteira dá 10?

    Vou preparar para 10 pessoas... Me tira essa dúvida?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...