terça-feira, 28 de setembro de 2010

Linguini com Almôndegas


Alguém me diz se eu sou doidinha, ou se tem outros no mundo como eu.

Algum de vocês decide o cardápio, vai ao supermercado e quando chega lá compra tudo diferente?! Digam-me, por favor, que não sou somente eu! Plisiiiiiii!

Pois é, domingo na hora do almoço essa mocinha aqui, mais uma vez cometeu essa proeza. A minha intenção era fazer filé a milanesa, um dos favoritos do Amor. Fui com tudo anotadinho para comprar o que faltava...e quando chego no açougue, adivinha? Peço patinho moído e bacon. Por quê? Não sei! Sou doida? Talvez! Vai entender essa cabecinha...
Quando cheguei no La Palma que percebi que tinha feito confusão...ahhh, aí já não dava para voltar atrás, eu havia pedido para o açougueiro moer o bacon com a carne e não dava para trocar mais...o que fazer? Vamos improvisar!

A sorte é que lembrei que o Amor adora almôndegas. Olha a janela de oportunidade, olha aí! Já que estava no La Palma, aproveitei para comprar um pacote de linguini. Voltei para casa feliz da vida e sem peso na consciência. Teríamos um belo almoço e eu também ficaria bem feliz com o cardápio. Mas já que eu já estava lá no La Palma, aproveitei e comprei alguns legumes que queria fazer assados com azeite e também algumas folhas para uma saladinha...seria um almoço com cara de domingo, seria sim!

Bom, a receita é daquelas de olho, sabe? Apesar de ter anotado as medidas, eu usei só o que tinha disponível em casa, não segui nenhum livro ou nenhuma receita que já havia feito antes e posso afirmar que foi uma das melhores que já provei, ficou deliciosa! E nem precisa dizer que foi pá pum, bem rapidinha de fazer e muito rapidinha de comer também. O Amor adorou!

Ah, para não perder o costume...ontem fiz a mesma coisa...fui ao La Palma com uma listinha...e acabei comprando outra coisa...aiaiaiaia...mas acho que dessa vez vou conseguir trocar....pelo menos eu espero...


Tempo de preparo: 40 Minutos
Tempo de descanso: 20 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para as almôndegas

450g de patinho moído
80g de bacon moído (peça para o seu açougueiro moer junto com a carne)
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de leite
5 colheres (sopa) de pão ralado (ou farinha de rosca)
1 ovo inteiro
Sal e pimenta do reino
2 colheres (sopa) de azeite (para fritar as almôndegas)
2 colheres (sopa) de vinho tinto seco (para deglacear)

Ingredientes para o molho

2 latas de tomates pelados
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola pequena picada em pequenos cubinhos
1 dente de alho grande picado em pequenos cubinhos
Sal e Pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar

Para a massa

350g de linguini

Modo de preparo

1. Prepare as almôndegas. Em uma tigela misture todos os ingredientes com exceção do sal e da pimenta. Amasse bem para que esteja bem incorporado. Tempere com o sal e a pimenta, mas tome cuidado pois o bacon já tem sal. Modele as almôndegas e leve a geladeira por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso prepare o molho.
2. Para o molho. Abra as latas de tomate e as escorra, separe o suco. Em uma peneira, passe os tomates retirando as sementes e separando a polpa. Junte a polpa passada pela peneira com o suco de tomate e reserve. Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite a refogue a cebola em fogo médio para baixo até que fique translúcida. Acrescente o alho picado e deixe refogar por 1 minuto. Não deixe escurecer. Junte a polpa/suco de tomate que estava reservada e tempere com sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos ou até que fique mais encorpado. Prove, se estiver muito ácido, corriga com uma pitada de açúcar e acrescente a pimenta-do-reino. Retire do fogo e reserve até a hora de usar.

3. Leve uma frigideira grande e com fundo triplo ao fogo médio. Quando estiver aquecida, acrescente o azeite. Doure as almôndegas de todos os lados, mas não deixe cozinhar por completo, é apenas para “selar” selar a carne. Retire as almôndegas da frigideira, despeje o vinho tinto e raspe o fundo da panela para soltar os pedacinhos de carne que ficaram grudados no fundo da frigideira. Acrescente o molho de tomates reservado e espere ferver. Quando levantar fervura, devolva as almôndegas para a frigideira e deixe terminar a cocção.

4. Coloque uma panela com bastante água para ferver e cozinhe a massa. Quando a massa estiver “al dente”, disponha em um prato e sobre a massa coloque o molho com as almôndegas. Sirva imediatamente

8 comentários :

  1. Lindo e muito apetitoso! As fotos como sempre lindas! Parabéns! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. olha, eu não sou a maior fã de almôndegas, ou molhos com carne, mas seu pratinho (inho mesmo, hein, tem que comer mais, menina, hahaha) ficou lindo de morrer, e eu fiquei babando pelo macarrão.

    e essa coisa de ir no mercado e comprar TUDO trocado é uma constante minha também. você não está só!!! o/

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Hummmm deu água na boca!!!

    Adoro dar uma espiadinha no seu blog e já pintou receitinha siua lá em casa, aprovadissima. Te convido a conhecer o meu cantinho http://melamelancia.blogspot.com/
    aaa tem tbém o petitscupcakes.blogspot.com

    Bjinhos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef!
    Mesmo sem postar mto estou sempre por aqui, viu? É que ando numa correria danada!
    Que delícia esse prato, simples e delicioso!
    Ta tendo restaurant week por aqui, estou aproveitando :)
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulinha!

    Obrigada Querida! Almôndegas sempre me lembra comfort food, adoro!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Ai Quéroul...sabe que eu só aprendi a comer carne com molho depois que comecei a apreciar a culinária francesa, pois eles têm muitos ensopados...vivendo e aprendendo, né Honey?!

    E com você, tudo certinho?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Oba! Que bom saber! Já espiei tudo por lá! Parabéns, gostei de tudo, viu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri! Saudades Querida!

    Restaurante Week é tudo de bom, né?! E a viagem, tá chegando, né? Que delícia!

    Olha, não esquenta não...sei como é, eu também tô na correrei louca...mas vamos lá, bola para frente, né?

    beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...